Horrorscópio | Além da Morte

Além da Morte é baseado no filme Linha Mortal de 1990, dirigido por Joel Schumacher. O longa tem como premissa: um grupo de cinco estudantes de medicina que iniciam experimentos para descobrir o que há depois da morte, esperando conseguir renome dentro da área. Niels Arden Oplev, diretor dinamarquês que vem de uma carreia bastante consistente entre filmes e séries, ficou responsável de trazer às telas este remake. E não importa a situação, qualquer refilmagem tem que dizer ao que veio, trazer algo a mais que o original.

O primeiro problema se revela na falta de personalidade na direção (o que acabou me surpreendendo bastante, pois acho um bom diretor), até vemos um esforço – muito leve -, mas não vemos sua identidade criativa que vimos em Millennium I – Os Homens que não Amavam as Mulheres. E isso já faz com que o filme perca muita força, pois o roteiro não se decide no que focar, se realmente quer abordar a premissa principal sobre vida pós morte, ou se quer falar sobre consciência.

A tentativa de sustos gratuitos, junto com a montagem amadora, vai tornando o longa cada vez mais esquisito. Há uma sensação de estranheza com o que vemos em tela e ela é incomoda. Até para quem não é muito acostumado a ver filmes, vai perceber que tem algo errado ali. Ainda temos um conjunto de clichês totalmente mal aproveitados, simplesmente jogados em tela para tentar causar alguma sensação no espectador. Tudo isso vai se perdendo no meio dessa confusão, até chegar a um ponto em que a história se torne irrelevante.

Para não dizer que o filme não tem nada que se aproveite, temos o esforço dos atores, alguns com boas sacadas para seus personagens, outros esquecíveis, mas, durante todo filme, ficamos realmente apreensivos com o que irá ocorrer com a Courtney, personagem vivida pela ótima Ellen Page. Ela traz todo um sofrimento introspectivo e, mesmo já sabendo o porquê de ela estar com toda aquela dor, compramos a personagem pelo que a própria Page faz em cena e não pelo que o texto propõe. Infelizmente ela é a única personagem que consegue te prender e o terceiro ato do filme acaba ficando totalmente vago, já que o roteiro se auto sabota, tirando de cena a única coisa que nos prendia.

Além da Morte se prova mais um remake desnecessário, ao não trazer nada de novo para aquela história que já foi contada. Ele acaba sendo o contrário disso, com uma trama com soluções preguiçosas e sem nenhum carisma. O roteiro mal escrito dá um tiro no próprio pé e vai cansando o expectador, que acaba não absorvendo nenhuma mensagem de peso em um filme esquecível. É provável que lembrarei da personagem Courtney, mas não de onde ela veio.

Nota: ★✰✰✰✰

 

Ficha Técnica

Além da Morte (Flatliners)

Ano: 2017

Direção: Niels Arden Oplev

Roteiro: Ben Ripley

Elenco: Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Norton, Kiersey Clemons

Gostou? Siga e compartilhe!

Ítalo Passos

Cearense, estudante de marketing digital e crítico de cinema. Apaixonado por cinema oriental, Tolkien e ficção científica. Um samurai de Akira Kurosawa que venera o Kubrick. E eu não estou aqui pra contrariar o The Rock.

italopassos99 has 109 posts and counting.See all posts by italopassos99

One thought on “Horrorscópio | Além da Morte

  • 28 de novembro de 2018 at 15:53
    Permalink

    Diego Luna é um homem muito carismático e profissional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em Além da Morte fez uma atuação maravilhosa, se vocês ainda não viram, perssonalmente considero um dos melhores melhores filmes do ano . O filme tem uma grande história e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *