Fotogramas | O Iluminado

 

O descontrole psicológico é trazido à tona em O Iluminado, através da releitura proposta por Stanley Kubrick do clássico livro de Stephen King. A adaptação, hoje cultuada, rendeu inúmeras cenas memoráveis.

A sequência teve uso da câmera móvel steadicam, sendo Kubrick um dos primeiros nesta técnica que dava maior mobilidade e movimentação nas cenas com imagens estáveis sem tremulações.

take coloca Jack Torrance (Jack Nicholson) caminhando, já físico e emocionalmente debilitado, em transe psicótico e sob influências espirituais, perseguindo a esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd), no vazio e sinistro Overlook Hotel.

nicholson o Iluminado Kubrick

O recorte desta análise centra-se num breve período de dois dos dez minutos que totalizam toda a situação de tensão no filme. Faz parte dos momentos finais da fita.

Com um leve zoom out, vemos Jack se mover à nossa frente ao andar por um corredor adornado com papel de parede amarelo, exibindo um sorriso maligno enquanto cambaleia com passos tímidos.

A ação logo corta e exibe a perspectiva de Wendy que tenta escapar do banheiro do qual se escondeu, fugindo por uma janela apertada, sufocada pela neve que quase toma toda a saída. Novamente, há um corte que exibe Danny, já fora do Hotel, olhando para a sua mãe que tenta fugir. As três perspectivas situam para o público a noção de como tais personagens vão agir durante esse momento, culminando na resolução do final do filme logo mais.

nicholson o Iluminado Kubrick

nicholson o Iluminado Kubrick

A ação retoma a perspectiva de Jack. Agora, a câmera mantém-se atrás do personagem, como se seguisse seus passos. Nicholson entoa a frase famosa americana: “Come out, come out, wherever you are“, enquanto aproxima-se do banheiro em que se encontra Wendy. Há um rápido corte para ela, numa tentativa fracassada de sair pela janela.

nicholson o Iluminado Kubrick

“Little pigs, little pigs, let me in!”

Vemos uma interessante construção de direção: a câmera se porta estática ao lado do ator, então o público tem a visão unilateral do personagem que se posiciona em frente à porta do banheiro. Como não há outras angulações, nem cortes da edição, Kubrick faz com que a atuação de Nicholson seja mais provocadora por conta da expressão que cria. O ator bate com a mão direita na porta, maneando a cabeça levemente para a nossa direção; assim vemos seus olhos vidrados, que revelam a expressão de tormento e psicose.

nicholson Kubrick

Jack Torrance, mais uma vez, usa de uma frase conhecida, agora uma referência cínica e assustadora de Os Três Porquinhos. A frase dita pelo lobo mau na fábula folclorista, aqui surge como um elemento que exibe a faceta perturbadora do protagonista que tenta amedrontar a sua esposa.

A ação volta-se para Wendy que, no limite do desespero, pega uma faca em cima da pia e se posiciona ao lado da porta como se pronta para defesa. Enquanto isso, a trilha sonora atinge maior tom de dramaticidade.

Novamente, a ação corta para Torrance que continua a gritar as frases: “Not by the hair of my chinny, chin, chin! Well I’m huffing, I’m puffing, I’ll blow your house in!”. É quando há um novo corte, mostrando o ângulo novamente por trás do ator, como se alguém o perscrutasse de longe; momento no qual ele pega o machado e parte para arrombar a porta.

O ângulo adquire um novo ponto. Se antes a câmera permanecia posicionada à esquerda do ator, quando Torrance começa a dar machadadas contra a porta o take exibe um outro ponto de perspectiva. Só que, dessa vez, a câmera não se preserva estática: acompanha os movimentos dele em cena. Indo de um lado ao outro, da esquerda à direita, a câmera exibe o movimento do golpe certeiro do machado contra à porta que começa a se fragmentar.

nicholson o Iluminado Kubrick

shelley Iluminado filme Kubrick

Então, Kubrick faz um tête-à-tête cênico: vemos a ação do Torrance esfolar a madeira da porta com seu machado; e o desespero de Wendy do outro lado, segurando com as mãos trêmulas a faca, seus olhos esbugalhados e os gritos de agonia. Temos a ideia de cena de horror: o confronto de um homem contra uma mulher em forte carga dramática de tensão e nervosismo.

Se nas perspectivas de Torrance visualizamos uma luz mais escura, em tom mais avermelhado, já que se encontra em um ambiente de quarto à meia-luz de um abajur; as cenas de Wendy exibem uma atmosfera mais sóbria, a forte luz que é refletida na cerâmica branca do banheiro.

O ângulo que exibe a posição física de Wendy também permanece com a câmera estática, a personagem se fixa frente ao público; vemos a porta de madeira no campo de visão em perspectiva maior do lado esquerdo da tela. A ação continua sem cortes por breves 30 segundos, capturam os gritos e o desespero da mulher, quando o machado finalmente rompe a porta e os pedaços de madeira invadem o banheiro.

Iluminado filme Kubrick

nicholson o Iluminado Kubrick

Agora, o take fixa-se para a porta que se fragmenta. E lá do fundo, como se contornado por uma moldura, a expressão sinistra de Torrance que parece olhar diretamente para a câmera. Ele se aproxima do buraco que fez, encaixando sua face de desvairado entre a abertura, proferindo uma das frases mais famosas do filme: “Here’s, Johnny!“.

O momento desta análise termina quando Torrance tenta abrir a porta, colocando a mão no buraco que fez na porta, e tenta girar a maçaneta. É quando Kubrick nos induz no improvável: ele é perfurado pela faca de Wendy, dando um forte grunhido de surpresa pela atitude da esposa.

 

 

Gostou? Siga e compartilhe!

Cristiano Contreiras

Publicitário baiano. Resmungão e sentimental em excesso. Cresceu entre discos de Legião Urbana e Rita Lee. Define-se como notívago e tem a sinceridade como parte de seu caráter. Tem como religião o cinema de Ingmar Bergman. Acredita que a literatura de Clarice Lispector seja a própria bíblia enquanto tenta escrever versos soltos sobre os filmes que rumina.

cristiano-contreiras has 46 posts and counting.See all posts by cristiano-contreiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *