Festival de Toronto 2018 | Principais destaques
O TIFF (Toronto International Film Festival) é o último grande festival do ano, e na edição 2018, como de costume, muitos filmes Oscar Bait são esperados. Alguns já estrearam no Festival de Veneza que acontece até o dia 8, mas alguns outros foram deixados para a festa cinematográfica canadense. O intuito desse post é comentar sobre os exclusivos da edição desse ano, que terão a estréia mundial e os principais destaques com breves comentários e expectativas a respeito. Serão divididos em categorias, de acordo com o enquadramento dos filmes em tal seção.
Filme de Abertura:
Legítimo Rei (The Outlaw King)
O novo filme do versátil diretor David Mackenzie é uma produção da Netflix, mostrando uma grande força da empresa nos festivais, após as polêmicas em Cannes ano passado. Apesar de Roma e The Other Side of the Wind terem sido bem elogiados em Veneza, filmes também bancados pelo canal de streaming, as produções cinematográficas originais Netflix não costumam ser de tanta qualidade. Esperemos que não seja o caso desse, que narra a história de Robert the Bruce, que se transforma de um derrotado nobre a um herói fora-da-lei durante a ocupação opressora de Edward I da Inglaterra na Escócia Medieval. É o primeiro filme de época do diretor, autor de filmes fortes como A Qualquer Custo, Encarcerado, dentre outros e tem um elenco estelar: Chris Pine, Aaron Taylor-Johnson, Florence Pugh e Billy Howle. O longa estreia mundialmente na Netflix em 9 de Novembro desse ano.
https://www.youtube.com/watch?v=V6Msl1HFJv0
Estreias de Gala:
Beautiful Boy
Aguardado novo filme de Felix Van Groeningen, após o sucesso de seu filme anterior, Alabama Monroe e Bélgica. Estreia do diretor em Hollywood, conta com Steve Carrell e Timothée Chalamet nos papéis de pai e filho, respectivamente. Baseado em livro de memórias dos autores David Sheff e Nick Sheff, conta uma história emocionante de sobrevivência e recuperação em uma família de viciados em drogas durante alguns anos. Principais destaques no elenco, Chalamet e Carrell têm tudo para entregar performances dignas de prêmios.
https://www.youtube.com/watch?v=BKXXdtBbS8Q
Galveston
Novo filme da diretora/atriz Mélanie Laurent, é um violento thriller de vingança com Elle Fanning e Ben Foster no elenco. Pelo trailer, o filme promete ser bastante dark e com um tom que lembra a série True Detective, além de ter bastante violência. Aliás, o filme é baseado em um livro de Nic Pizzolatto, criador da série da HBO. A inclusão de uma mulher no cast de direção em um festival sempre é bom de se observar. Espero um trabalho visceral de Laurent detrás das câmeras.
https://www.youtube.com/watch?v=j63IVgrsTCQ
The Hate U Give
Novo trabalho do diretor George Tillman Jr., promete tocar na ferida sempre presente do racismo na América. O diretor e elenco são predominantemente negros. O filme segue Starr (Amandla Stenberg), uma garota que testemunha um assassinato a tiros de seu melhor amigo de infância Khalil pelas mãos de um policial. Após sofrer pressão de todos os lados na comunidade onde mora, Starr deve encontrar sua voz e seguir o que é certo. Regina Hall, Common e Anthony Mackie completam o elenco.
High Life
Aguardada ficção-científica de mais uma diretora no festival, Claire Denis. O filme se passa além do sistema solar em um futuro que se parece com o presente. É sobre um grupo de criminosos que aceitam uma missão no espaço para tornarem-se cobaias de um experimento de reprodução humana. Eles se encontram na mais inimaginável situação depois que uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave onde se encontram. No mínimo curioso o que essa sci-fi irá nos proporcionar, de uma diretora ousada e veterana, com o sempre ótimo Robert Pattinson, Mia Goth, Juliette Binoche e André Benjamin no elenco.
A Private War
Primeiro longa-metragem de ficção do diretor Matthew Heineman, que antes dirigiu documentários como o elogiado Cartel Land. É uma biografia sobre a jornalista correspondente de guerra Marie Colvin, interpretada por Rosamund Pike. Conhecida pela bravura com que enfrentava ditadores e pelo característico tapa-olhos que usava, Marie faleceu durante a cobertura do Cerco de Homs, na Síria, em 2012. O longa contará muitos desses eventos, em que sempre estava com o fiel escudeiro, o fotógrafo Paul Conroy, interpretado por Jamie Dornan.
As Viúvas (Widows)
Aguardado novo trabalho de Steve McQueen, baseado no livro de Lynda La Plante e com roteiro de Gillian Flynn. Com um elenco fortíssimo composto por Viola Davis, Elizabeth Debicki, Michelle Rodriguez e Cynthia Erivo como as protagonistas, conta a história de quatro mulheres com nada em comum a não ser uma dívida deixada pelas atividades criminosas dos maridos falecidos. No elenco masculino, ainda temos Colin Farrell, Liam Neeson, Jon Bernthal, Robert Duvall, Garret Dillahunt, Daniel Kaluuya e Lukas Haas. Parece mais uma versão rated R de Oito Mulheres e um Segredo, não é mesmo?
Special Presentations:
Ben is Back
O novo filme de Peter Hedges trará no elenco o próprio filho Lucas Hedges como protagonista. Julia Roberts interpretará Holly Burns, mãe de Ben Burns. Conta a história do retorno de um filho para a família na véspera de Natal e obviamente alguns conflitos aparecerão nessa data.
The Death and Life of John F. Donovan
Finalmente, o problemático novo filme de Xavier Dolan vai estrear. O filme ainda é um mistério, com uma sinopse simples: uma década após a morte de uma estrela da TV americana, um jovem ator relembra a convivência que teve com ele através de correspondências e o impacto que elas tiveram na vida de ambos. É a estreia do diretor em um filme falado em inglês e o elenco é de respeito: Natalie Portman, Jacob Tremblay, Bella Thorne, Thandie Newton, Kit Harington, Susan Sarandon, Michael Gambon, Kathy Bates, dentre outros.
If Beale Street Could Talk
Após o sucesso de público e crítica Moonlight: Sob a Luz do Luar, o diretor Barry Jenkins comanda a história de Tish (Kiki Layne), uma jovem recentemente noiva que corre contra o tempo para provar a inocência do seu noivo enquanta carrega em seu ventre o primeiro filho. Baseado em livro de James Baldwin.
Midnight Madness:
Os dois principais destaques nessa categoria são Halloween e O Predador, duas novas versões de clássicos. O novo filme do psicopata Michael Myers será comandado por David Gordon Green, após as tentativas frustradas de Rob Zombie. Criado pelo mestre do terror John Carpenter, esse novo filme será uma continuação direta do original, em que Laurie Strode, novamente interpretada por Jamie Lee Curtis, enfrentará novamente o assassino que a deixou perturbada por anos. O diretor junto a Danny McBride, conhecidos pela comédia, tentarão gerar uma sequência de respeito dessa vez ao ícone do slasher.
Já o novo filme do mercenário alienígena será dirigido por Shane Black, que ao mesmo tempo que acerta (como em Beijos e Tiros e Dois Caras Legais), ele erra (Homem de Ferro 3). O Predador parece estar no segundo grupo pelos trailers lançados, mas esperemos que saia um bom filme de sci-fi com elementos do horror como a franquia é conhecida.
O TIFF 2018 acontece de 6 a 16 de setembro.