Previsões Oscar 2019 | Melhor Roteiro Adaptado
Previsões de 7 de fevereiro de 2019
Acertamos: 4 dos 5 indicados
(Legenda: ○ sem alteração | ⇧ subiu de posição | ⇩ caiu de posição… em relação à previsão anterior)
Deve ganhar:
○ 1. Infiltrado na Klan
Roteiro de Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott e Spike Lee
Baseado em: Livro Black Klansman, de Ron Stallworth
É melhor filme de Spike Lee em muitos anos. O diretor e roteirista não seria estreante no quesito roteiro no Oscar, uma vez que foi indicado a roteiro original pelo seu maravilhoso trabalho em Faça a Coisa Certa (1989). Contudo, mesmo que o filme tenha diversos roteiristas, a vitória do filme em Cannes na categoria do Júri só evidencia sua qualidade, além de ter alguns atores prestigiados pela indústria.
E o fato do roteiro possuir um viés político em que aborda o racismo vigente do país de maneira ácida e contundente só aumentam as chances de vitória.
Tem chance:
○ 2. Se a Rua Beale Falasse
Roteiro de Barry Jenkins
Baseado em: Livro homônimo de James Baldwin
Com a vitória em roteiro adaptado pelo maravilhoso Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), Barry Jenkins definitivamente está sob os holofotes dos membros e votantes da Academia, sendo o filme bastante aclamado pela crítica com 94% no Rotten Tomatoes e 86 no Metacritic.
Pode surpreender:
⇧ 3. Poderia Me Perdoar?
Roteiro de Nicole Holofcener e Jeff Whitty
Baseado em: Livro homônimo de Lee Israel
Mais um sucesso de crítica com a impressionante marca (até o momento) de estar com 98% no Rotten Tomatoes e 87 no Metacritic. Apesar ter um estreante responsável pelo roteiro, a outra é conhecida e, inclusive, foi agraciada com uma indicação a roteiro original no Sindicato dos Roteiristas. O fato de ser uma biografia essencialmente dramática e melancólica pode ajudar o filme a conquistar alguns votos e surpreender.
⇩ 4. Nasce uma Estrela
Roteiro de Eric Roth, Bradley Cooper e Will Fetters
Baseado em: Roteiros de versões anteriores do filme.
É bem verdade que o filme é um remake, porém, é aquela clássica história que se bem adaptada para o contexto atual pode cair nas graças da Academia. As duas primeiras versões (1937 e 1954) foram indicadas na categoria. A presença do consagrado roteirista Eric Roth (vencedor pelo ótimo Forrest Gump: O Contador de Histórias) pode gerar mais atenção dos membros.
Não leva:
○ 5. A Balada de Buster Scruggs
Roteiro de Joel Coen e Ethan Coen
Baseado em: Histórias de Stuart Edward White e Jack London