Previsões Oscar 2019 | Melhor Filme

Previsões de 7 de fevereiro de 2019

Acertamos: 8 dos 8 indicados

(Legenda: ○ sem alteração | ⇧ subiu de posição | ⇩ caiu de posição… em relação à previsão anterior)

Deve ganhar:

1. Roma

[Produzido por Nicolás Celis, Alfonso Cuarón, Gabriela Rodriguez]

Roma foi ovacionado no Festival de Veneza e saiu de lá com nada menos que o Leão de Ouro. Tendo sido destaque absoluto em todas as listas de melhores do ano e indicado a diversos prêmios, o filme chegou em dezembro na Netflix, e conquistou nada menos que 10 indicações ao prêmio máximo do cinema. Mesmo sendo um filme mexicano, de um serviço de streaming e com um tom completamente pessoal e humanista, as apostas colocam Roma como o favorito ao Oscar 2019!

Leia a nossa análise do filme clicando aqui.

Tem chance:

2. Green Book: O Guia

Viggo Mortensen and Mahershala Ali in Green Book 2018

[Produzido por Jim Burke, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Charles B. Wessler]

Estrelado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali, o filme conta a história de um recém-contratado motorista de um pianista negro e de sua viagem pelo sul dos EUA em turnê, nos anos 60. Tendo vencido alguns prêmios importantes, como o PGA (prêmio dos produtores), Green Book se mostra o típico filme feel good que a Academia vez ou outra adora premiar. Discutindo um tema importante como o racismo, o filme tem dividido a plateia, mas agradou a crítica e a Academia, que indicou o filme a vários prêmios.

Seu lançamento aconteceu em novembro nos EUA, pela Dreamworks. No Brasil, o filme estreou dia 24 de janeiro de 2019.

.

3. Infiltrado na Klan

[Produzido por Jason Blum, Spike Lee, Raymond Mansfield, Sean McKittrick, Jordan Peele, Shaun Redick]

Um filme que vem para botar o dedo na ferida americana não poderia ser outro senão Infiltrado na Klan, de Spike Lee. O cineasta, conhecido pela sua personalidade combativa, acertou mais uma vez no novo projeto, que embora gire em torno de uma trama que se passa há décadas, aposta na contemporaneidade do tema. Aparecendo em várias listas de melhores do ano e também em várias premiações, Infiltrado na Klan se mostra um forte candidato a levar o Oscar nessa reta final. É provável que Lee não ganhe o prêmio de direção, então pode ser que os votantes achem justo uma vitória aqui. E convenhamos, dificilmente o filme desagradou alguém…

Seu lançamento nos EUA aconteceu em agosto. No Brasil, o filme é distribuído pela Universal Pictures e estreou no dia 22 de novembro. Leia nossa crítica sobre o filme aqui.

Pode surpreender:

4. A Favorita

[Produzido por Ceci Dempsey, Ed Guiney, Yorgos Lanthimos e Lee Magday]

Com Emma Stone, Rachel Weiz, Olivia Colman e Nicholas Houltz, a comédia se centra na figura de uma rainha, sua amiga fiel e uma nova serva do palácio, numa história de intrigas e traições, com a estranheza característica de Yorgos Lanthimos. Ao lado de Roma, é o recordista da premiação com 10 indicações e é um dos concorrentes mais aclamados pela crítica. Numa das edições mais imprevisíveis do Oscar, A Favorita pode surpreender.

A Favorita teve sua estreia comercial em novembro nos EUA e no dia 24 de janeiro de 2019 foi lançado no Brasil.

Leia nossa crítica do filme clicando aqui.

Não leva:

5. Nasce uma Estrela

[Produzido por Bradley Cooper, Bill Gerber, Lynette Howell Taylor, Jon Peters, Todd Phillips]

Leia a crítica do Clube da Poltrona de Nasce Uma Estrela.

6. Pantera Negra

[Produzido por Kevin Feige]

7. Vice

[Produzido por Will Ferrell, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Adam McKay, Kevin J. Messick e Brad Pitt]

8. Bohemian Rhapsody

[Produzido por Graham King]

Leia a análise do Clube da Poltrona sobre o filme.

Evandro Lira

Evandro gosta tanto de filmes que escolheu a opção Cinema e Audiovisual no vestibular, e hoje cursa na UFPE. Em constante contato com a cultura pop, se divide entre as salas de cinema, as aulas sobre Eiseinsten, xingar muito no Twitter e a colaborar com o Clube da Poltrona.

evandro-lira has 73 posts and counting.See all posts by evandro-lira