Poltrona Pipoca | Bumblebee

Bumblebee é o mais recente filme da franquia Transformers, sendo o sexto a ser lançado. Inaugurado em 2007, cada um dos filmes seguintes foram dirigidos por Michael Bay, que percebeu o declínio da saga a cada longa lançado. Para refrescar a franquia, a Paramount reuniu um grupo de roteiristas com o objetivo de destacar todos os pontos fortes da série e compilar essas informações em uma única produção. Foi assim que chegaram ao Autobot amarelo preferido dos fãs e decidiram fazer uma releitura do primeiro filme – também o mais bem-sucedido – só que de uma maneira muito mais inteligente. Bumblebee é uma prequel divertida, sincera e cheia de ação, que inaugura uma nova, e melhor, era nos filmes dos Autobots.

bumblebee_filme_2018

O primeiro filme live-action do diretor Travis Knight, que dirigiu o longa de 2016 indicado ao Oscar, Kubo e as Cordas Mágicas, se desdobra 20 anos antes dos eventos de Transformers e segue a jornada do personagem, desde seu planeta natal Cybertron, até um pequena cidade da Califórnia. Encarregado de estabelecer uma base secreta na Terra onde seus colegas poderiam se reagrupar e planejar uma ação para retomar Cybertron dos malignos Decepticons, Bumblebee logo se vê caçado por uma organização militar clandestina e um par de vilões impiedosos.

Com exceção de algumas cenas que servem para contar as aventuras de Bee na Terra, o número de personagens robóticos no filme é relativamente pequeno em comparação com as parcelas anteriores da franquia Transformers. O elenco humano é liderado pela indicada ao Oscar Hailee Steinfeld como Charlie; a adolescente e talentosa mecânica que revive o autobot. O lutador profissional que virou ator, John Cena, também desempenha um papel de destaque como o Agente Burns, um líder de esquadrão na agência governamental fortemente armada do Setor 7, que guarda rancor contra o bot amarelo.

bumblebee_filme_2018

Para não decepcionar os fãs mais saudosos, o longa conta com cenas breves repletas de ação, apresentando versões originais icônicas de vários personagens marcantes, incluindo o líder Optimus Prime, e o tenente da Decepticon, Soundwave, entre outros. Aqui, Bee retorna ao seu formato original, materializado no simpático fusquinha amarelo. Knight e Bumblebee se esforçam para fazer com que todos soem e atuem de forma a se alinhar com suas encarnações clássicas.

A gama de referências é importante e uma grata diversão para os fãs, mas o longa vai muito além disso. Knight explora muito bem o cenário dos anos 80, integrando-o a uma ampla cultura pertinente ao período; música, moda, clima político e cinema, sendo que, nesse último quesito, o filme presta sua mais pungente homenagem. Qualquer cinéfilo vai adorar a referência aberta ao O Clube dos Cinco e outros itens básicos da década. Bumblebee claramente se inspira em  ET – O Extra-Terrestre e nas obras de Steven Spielberg e John Hughes, misturando o sentimento de aventura dos adolescentes com compreensão e catarse; do embaraço e da busca desesperada por uma conexão que vem com a idade. É um ambiente em que Steinfeld se sente muito confortável e, assim como as estrelas de muitos clássicos dos anos 80, ela consegue fazer momentos que poderiam parecer extravagantes ou clichês, em cenas sinceras e naturais.

bumblebee_filme_2018

A conexão entre Charlie e Bee parece mais autêntica neste filme do que os relacionamentos de qualquer personagem nos cinco filmes anteriores de Transformers – e isso inclui os três filmes que Sam Witwicky, de Shia LaBeouf, protagonizou com a versão Camaro do bot. Outro bom destaque é maneira como Knight aborda a personagem feminina, tirando-a de uma posição de símbolo sexual e a insere como protagonista decisiva na trama, sem estereótipos ou corpos sensuais e suados escapando de explosões – diferente dos filmes anteriores, em que Megan Fox, por exemplo, era posta como um mero objeto de desejo para o jovem Sam – Charlie é dona de sua própria história e ajuda o bot a cumprir sua missão.

A ótima trilha sonora agrega clássicos da cultura oitentista e se torna um dos pontos de conexão entre a menina e o carismático bot, que se comunica com ela através das canções – uma clara referência ao primeiro filme da franquia. Aqui, música e velocidade andam juntas para entregar ainda mais carisma à dinâmica da dupla.

Mesmo com algumas falhas pontuais no desvio do roteiro, o longa consegue com tranquilidade ser o melhor da franquia, até agora, com uso equilibrado do CGI, fazendo com que as batalhas pareçam mais limpas e tangíveis. E, o mais importante, Bumblebee oferece uma ampla evidência de que a mudança e quebra de padrões estabelecidos pode ser algo extremamente relevante para uma franquia de filmes, e que ainda há muitas histórias ótimas para serem contadas no universo de Transformers.

Confira o trailer:

Nota: ★★★★✰

bumblebee

Direção: Travis Knight

Roteiro: Christina Hodson

Elenco: Hailee Steinfeld, John Cena, Martin Short (voz), Megyn Price, Marcella Bragio, Peter Cullen, Nina Cheek, Vanessa Ross

Fotografia: Enrique Chediak

Trilha Sonora: Dario Marianelli

Elaine Timm

Elaine é gaúcha, formada em Jornalismo, atua como social media e curte freelas. Blogueira de várzea, arrisca escritas diversas. Cinéfila, amante dos livros, musical e nerd desde criança, quer ser Jedi, mas ainda é Padawan. Save Ferris.

timm-elaine has 52 posts and counting.See all posts by timm-elaine