Festival de Cannes 2019

 

A 72ª edição do Festival de Cannes está prestes a começar, mais precisamente entre 14 e 25 de Maio de 2019. E a seleção desse ano está repleta de diretores veteranos, com filmes muito aguardados. O presidente do júri vai ser Alejandro González Iñárritu. Abaixo, iremos falar sobre os filmes candidatos à Palma de Ouro, com breve sinopse, algumas informações técnicas e o que esperar de tais obras, além de comentar também sobre filmes de outras categorias, como menções honrosas. A ênfase será nos candidatos à Palma de Ouro.

 

COMPETIÇÃO PRINCIPAL

Cannes

THE DEAD DON’T DIE (Filme de abertura)

Diretor e Roteirista: Jim Jarmusch

Sinopse: A pacífica cidade de Centerville encontra-se lutando contra uma horda de zumbis quando os mortos começam a sair de seus túmulos.

Elenco: Chlöe Sevigny, Adam Driver, Bill Murray, Iggy Pop, Tilda Swinton, Selena Gomez, Steve Buscemi, Caleb Landry Jones, Tom Waits, Danny Glover

O que esperar: Jim Jarmusch sempre esteve presente no Festival de Cannes. Quase todos os seus filmes foram indicados ou venceram algum prêmio na Croisette. Após o maravilhoso Paterson de 2016, o diretor faz uma nova parceria com Adam Driver nessa comédia de horror com zumbis, que lembra Todo Mundo Quase Morto pelo trailer. Jarmusch, que é autoral e tem um humor único, demonstrou que é muito versátil ao trabalhar com temáticas das mais diversas, como o samurai negro em Ghost Dog, um faroeste em Dead Man, vampiros em Amantes Eternos e agora resolveu dirigir um filme de zumbis. O elenco estelar, junto à maneira icônica de Jarmusch dirigir e conduzir suas histórias promete ser um dos pontos altos do festival.


Cannes

BACURAU

Diretores e roteiristas: Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho

Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Elenco: Sônia Braga, Udo Kier, Karine Teles, Jonny Mars, Chris Doubek

O que esperar: Kléber Mendonça Filho chama a atenção cinematográfica desde O Som ao Redor. Com Aquarius, o Brasil perdeu uma grande chance de vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ao não indicá-lo, após protestos feitos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff. E pasmem, os protestos foram feitos em Cannes também. Dessa vez, Kléber co-dirige e escreve junto ao parceiro Juliano Dornelles, com quem já trabalhou antes e vai dirigir essa espécie de ficção-científica com western filmada no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Retoma a parceria com a grande Sônia Braga.

O tema do cangaço vai ser explorado pelos diretores, assim como aspectos de sci-fi e tema geopolíticos. Curioso que resolveram dirigir em uma área de “Sertão Verde”, em que ocorrem muitas chuvas e dificultam também o plantio por parte dos agricultores. Promete ser um projeto muito ambicioso e esperemos que, finalmente, nosso país resolva indicar um filme de qualidade para o próximo Oscar.


Cannes

FRANKIE

Diretor: Ira Sachs

Roteiro: Ira Sachs e Mauricio Zacharias

Sinopse: Três gerações debatem-se com uma experiência de mudar uma vida durante um dia em viagem à Sintra, Portugal, uma cidade histórica conhecida por seus densos jardins, vilas e palácios de contos de fadas.

Elenco: Marisa Tomei, Brendan Gleeson, Isabelle Hupert, Greg Kinnear, Jérémie Renier.

O que esperar: Primeiro trabalho do americano Ira Sachs fora do país, conta com mais uma parceria com o brasileiro Mauricio Zacharias, mesmo roteirista de O Céu de Suely e outros trabalhos de Sachs, além do elenco de grandes nomes como Isabelle Hupert e Marisa Tomei. O diretor também nunca concorreu no Festival de Cannes, o que será agora uma oportunidade diante de tantos pesos pesados.


Cannes

A HIDDEN LIFE

Diretor e Roteirista: Terrence Malick

Sinopse: O austríaco Franz Jägerstätter, um opositor consciente, recusa a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Elenco: Matthias Schoenaerts, Michael Nyqvist, Jürgen Prochnow, Bruno Ganz, Auguste Diehl, Franz Rogowski.

O que esperar: Terrence Malick retorna ao tema da Segunda Guerra Mundial após o clássico Além da Linha Vermelha com outro filme que promete ser um épico, com 3 horas de duração e elenco praticamente todo europeu. Há de se destacar que no elenco consta dois recém falecidos: Bruno Ganz e Michael Nyqvist. Auguste Diehl será o protagonista, a trilha sonora será composta por James Newton Howard e a fotografia não ficará por conta de Emmanuel Lubezki dessa vez, mas sim de Jörg Widmer. Inicialmente iria se chamar Radegund.


Cannes

MATTHIAS AND MAXIME

Diretor e Roteirista: Xavier Dolan

Sinopse: Dois melhores amigos de longa data descobrem que estão apaixonados. Eles resolvem assumir a relação homoafetiva, algo novo para ambos que até então só se relacionavam com mulheres. Um filme sobre os limites entre a amizade e o amor verdadeiro. A sinopse oficial ainda não foi divulgada.

Elenco: Xavier Dolan, Anne Dorval, Pier-Luc Funk

O que esperar: Após os inúmeros problemas com o aguardado The Death and Life of John Donovan — com muitos críticos negativando o filme, dizendo que era uma bagunça, entre outros problemas —, Xavier Dolan retorna com novo filme com elenco não tão conhecido. O próprio diretor também irá atuar.


Cannes

 LES MISÉRABLES

Diretor: Ladj Ly

Roteiro: Giordano Gederlini, Ladj Ly, Alexis Manenti

Sinopse: Stéphane junta-se à Brigada Anti-Crime de Montfermeil, em 1993. Ele conhece seus parceiros de trabalho, Chris e Gwada e descobre tensões entre os diferentes grupos do distrito.

Elenco: Jeanne Balibar, Damien Bonnard, Alexis Manenti.

O que esperar: Baseado em um curta-metragem premiado de 2017 do mesmo diretor e de mesmo nome, Ladj Ly agora resolve transformar em longa-metragem. Parece ser um filme policial tenso e realista, mas ainda sem maiores informações.


ATLANTIQUE

Diretora: Mati Diop

Roteiro: Mati Diop e Olivier Demangel

Sinopse: Em um popular subúrbio de Dakar, trabalhadores em uma área de construção de uma torre futurista, há meses sem receber pagamento, decidem sair do país através do oceano, a fim de um futuro melhor. Entre eles está Suleiman, amante de Ada, prometida a outra pessoa.

Elenco: Ibrahima Mbaye, Abdou Balde, Mame Bineta Sane.

O que esperar: Co-produção França-Senegal, é um longa-metragem baseado no curta da diretora, chamado Antlantiques, de 2009, bastante premiado. O novo filme é uma incógnita, diante de tantos pesos pesados como concorrentes; mas, quem sabe esse surpreende?


IT MUST BE HEAVEN

Diretor e Roteirista: Elia Suleiman

Sinopse: Elia Suleiman conta sobre seu exílio, da nativa Palestina a um novo país. Viajando por diferentes cidades ele encontra inesperados paralelos com sua terra natal.

Elenco: Ali Suliman, Elia Suleiman, Holden Wong

O que esperar: O cineasta Elia Suleiman não é nenhum novato em Cannes; já ganhou prêmios pelo filme Intervenção Divina, de 2002, além de diversas indicações. Seu novo filme vai concorrer à Palma de Ouro e é uma espécie de filme autobiográfico sobre as viagens do diretor a um novo país.


Cannes

LITLLE JOE

Diretora: Jessica Hausner

Roteiro: Géraldine Bajard, Jessica Hausner

Sinopse: Alice, uma mãe solteira, é uma dedicada e experiente criadora de plantas em uma corporação focada em desenvolver novas espécies: se mantidas em temperatura ideal e alimentadas apropriadamente, tais plantas farão o proprietário feliz. Contra a política da empresa, Alice leva uma pra casa como um presente para seu filho adolescente, Joe.

Elenco: Emily Beecham, Ben Whishaw, Lindsay Duncan.

O que esperar: Além da curiosa sinopse, é uma sci-fi comandada por Jessica Hausner, cineasta bastante premiada e versátil, que passeia por diversos gêneros: o drama de época Amour Fou, o horror Hotel e o filme Lovely Rita, todos eles provenientes de Cannes, além de indicados a outros prêmios.


OH, MERCY! (ROUBAIX, UNE LUMIÈRE)

Diretor e Roteirista: Arnaud Desplechin

Sinopse: Um chefe de polícia do norte da França tenta resolver um caso em que uma senhora foi brutalmente assassinada.

Elenco: Léa Seydoux, Sara Forestier, Roschdy Dem.

O que esperar: Diretor conhecido, que dirigiu obras como Um conto de Natal (2008) e Três Lembranças de minha Juventude (2015), o novo filme de Arnaud Desplechin será um thriller com Léa Seydoux como protagonista.


Cannes

PARASITE

Diretor: Joon-ho Bong

Roteiro: Joon-ho Bong, Jin Won Han e Hitoshi Iwaaki

Sinopse: Um conto peculiar sobre duas famílias distintas embora de alguma forma parecidas por retratarem uma realidade surpreendente do mundo em que vivemos.

Elenco: Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-Jeong Cho.

O que esperar: Joon-ho Bong sempre é um nome de quem se pode esperar alguma coisa. Após o seu longa mais comercial, Okja, o diretor se baseou no mangá de Hitoshi Iwaaki para criar seu novo filme, que aparenta ser bastante diferente e não seguir à risca o material original. Já adaptada para anime e outros filmes, Parasite tinha aspectos de horror e body horror, que mais pareciam algo vindo da mente de David Cronenberg, com modificação corporal e alienígenas. Pelo teaser trailer e cartaz, parece uma tragicomédia sem nenhum elemento supracitado, apesar de parecer bastante enigmática e não menos perturbadora. O astro Kang-ho Song mais uma vez estrela um dos filmes do cineasta. Promete muito.


Cannes

PORTRAIT OF A LADY ON FIRE

Diretora e roteirista: Céline Sciamma

Sinopse: Em uma isolada ilha na Bretanha, no final do século 18, uma pintora é obrigada a pintar um retrato de casamento de uma jovem mulher.

Elenco: Valeria Golino, Adèle Haenel, Noémie Merlant.

O que esperar: Novo filme da cineasta Céline Sciamma, mesma dos elogiados Garotas (2014), Tomboy (2011) e Lírios D’Água (2007). Um filme de época e mais uma parceria com a atriz Adèle Haenel.


SYBIL

Diretor: Justine Triet

Roteiro: Justine Triet e Arthur Harari

Sinopse: Uma cansada psicoterapeuta retorna a sua primeira paixão: tornar-se uma escritora.

Elenco: Virginie Efira, Adèle Exarchopoulos, Gaspard Ulliel

O que esperar: Esse aqui é outro que não sabemos bem o que esperar, já que a diretora Justine Triet não é tão conhecida assim, apesar de sempre ter participado do festival. A sinopse também não ajuda muito e tem Adèle Exarchopoulos no elenco.


Cannes

SORRY WE MISSED YOU

Diretor: Ken Loach

Roteiro: Paul Laverty

Sinopse: Um motorista entregador em dificuldades financeiras se esforça para sobreviver na Inglaterra da modernidade junto à esposa.

Elenco: Kris Hitchen, Debbie Honeywood, Rhys Stone.

O que esperar: Ken Loach sempre causa burburinho nos festivais. Eu, Daniel Blake, amem ou odeiem, causou furor por onde passou e por essa simples sinopse dá pra perceber que o diretor, mais uma vez, vai focar em pessoas comuns e suas duras realidades a fim de ganhar um lugar ao sol.


DOR E GLÓRIA (DOLOR Y GLORIA)

Diretor e roteirista: Pedro Almodóvar

Sinopse: Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.

Elenco: Penélope Cruz, Antonio Banderas, Leonardo Sbaraglia, Cecilia Roth.

O que esperar: Espécie de filme autobiográfico, o novo filme de Almodóvar reúne grandes astros que sempre acompanharam o diretor, como Antonio Banderas e Penélope Cruz e parece ser um grande projeto, assim como Tudo Sobre Minha Mãe e Fale com Ela.


Cannes

O TRAIDOR (IL TRADITORE)

Diretor: Marco Bellocchio

Roteiro: Marco Bellocchio, Valia Santella, Ludovica Rampoldi e Francesco Piccolo

Sinopse: A vida real de Tommaso Buscetta, o conhecido “chefão dos dois mundos”, primeiro informante da máfia na Sicília dos anos 80.

Elenco: Pierfrancesco Favino, Alessio Praticò, Luigi Lo Cascio, Maria Fernanda Cândido.

O que esperar: O veterano diretor nos traz uma história de máfia, que por si só é interessante. Além disso, nós brasileiros temos um motivo para conferir, que é a participação de Maria Fernanda Cândido no elenco.


Cannes

THE WHISTLERS (LA GOMERA)

Diretor e roteirista: Corneliu Porumboiu

Sinopse: O filme conta a história de um policial que chega na ilha espanhola La Gomera para aprender a linguagem assobiada El Sillbo, usada por habitantes da ilha. Ele também tem que livrar Zsolt, um negociante controverso preso em Bucareste.

Elenco: Vlad Ivanov, Catrinel Marlon, Rodica Lazar.

O que esperar: Um dos diretores da chamada “Nova Onda Romena” no cinema, Porumboiu dirige esse filme categorizado como comédia e com uma sinopse interessante, em que um policial tem que aprender um difícil dialeto a fim de procurar uma pessoa.


Cannes

THE WILD GOOSE LAKE

Diretor e roteirista: Yi’nan Diao

Sinopse: A história de um ladrão no centro de uma perseguição e sua desesperada tentativa de redenção.

Elenco: Ge Hu, Lun-Mei Kwei, Fan Liao

O que esperar: O diretor do elogiado Carvão Negro, Gelo Fino volta ao festival para tentar mais uma vez a Palma de Ouro. Incrível como existem tantos diretores chineses em festivais assim e que passam despercebidos do grande público.


Cannes

YOUNG AHMED (LE JEUNE AHMED)

Diretores: Jean-Pierre e Luc Dardenne

Sinopse: Um adolescente belga traça um plano de matar o seu professor após abraçar uma interpreção extremista do Corão.

Elenco: Olivier Bonnaud, Claire Bodson

O que esperar: Os irmãos Dardenne sempre são bem-vindos no festival e com o novo trabalho, além dessa sinopse totalmente instigante, não tem como não esperar no mínimo um filme desafiador.


MENÇÕES HONROSAS

Em outras categorias do festival, como Un Certain Regard teremos o novo filme do brasileiro Karim Aïnouz chamado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão. Liberté, novo filme de Albert Serra (A Morte de Luís XIV) também é um dos destaques. Christophe Honoré dirige Chambre 212 e Bruno Dumont continua a história de Joana D’Arc com seu musical estranho Jeanne.

Fora de competição os destaques vão para Rocketman, cinebiografia de Elton John dirigida por Dexter Fletcher; a série televisiva dirigida por Nicolas Winding Refn com Miles Teller no elenco, chamada Too Old to Die Young – North of Hollywood, West of Hell; e novo documentário do diretor Asif Kapadia (mesmo do documentário sobre Ayrton Senna e Amy Winehouse), dessa vez sobre o mito futebolístico Diego Maradona.

Em Special Screening teremos os novos filmes de Abel Ferrara (Tommaso) e Werner Herzog (Family Romance, LLC). Na Quinzena dos Realizadores teremos novos filmes de Takashi Miike (First Love), Lav Diaz (The Halt), o aguardado novo filme de Robert Eggers, de A Bruxa, chamado The Lighthouse, e mais uma brasileira no festival: o filme de Alice Furtado chamado Sem Seu Sangue. Teremos ainda Wounds, filme de terror que estreou antes em Sundance, do diretor Babak Anvari (Sob a Sombra); além disso, dois curtas-metragens dirigidos por Luca Guadagnino e Robert Rodriguez, chamados The Staggering Girl e Red 11, respectivamente.

Muitos outros filmes também nos aguardam. Para conferir a lista completa, basta clicar aqui.

Gostou? Siga e compartilhe!

Ibertson Medeiros

Graduado em Direito, sempre quis trabalhar de alguma forma com cinema, pois é uma paixão desde a infância. Cearense, fã dos anos 1970, curte o bom e velho Rock ‘n Roll e um cinema mais alternativo e underground, sem tirar os olhos das novidades cinematográficas.

ibertson has 38 posts and counting.See all posts by ibertson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *