Rocketman | Análise
Jovem promissor, muito talentoso, porém tímido, Reginald Dwight era um pianista em uma família instável. Nos anos 1970 ele renasceu como Elton John. Rocketman é a cinebiografia do cantor britânico dirigida por Dexter Fletcher, com Taron Egerton interpretando o cantor.
O filme acerta em cheio ao criar uma fantasia para representar e reinterpretar a história da vida de Elton. Ele é um musical, semelhante aos tradicionais musicais com canções mescladas à narrativa e aos diálogos. Essa dinâmica remete a filmes como Across The Universe, de Julie Taymor. O tempo e a ordem de lançamento das músicas são deslocados da realidade; o clima lúdico se assemelha à própria carreira de Elton John; as letras, alteradas de acordo com a necessidade da mise-en-scène; e até mesmo seus figurinos adaptados e não uma releitura fiel.
O filme se propõe, logo em sua sequência inicial, a mostrar como um jovem tomado pelo sucesso lida com seus medos. É uma sessão de terapia, literalmente. A narrativa de Rocketman se inicia com Elton adentrando em uma roda de terapia e listando seus problemas. E o filme tem essa característica, a de um desabafo. Mas não qualquer desabafo e sim aquele em que podemos rememorar nossos melhores e piores momentos, com uma distância temporal; que nos permite sorrir ao perceber que superamos medos; uma narrativa de amigos que se encontram em um bar e devaneiam sobre o passado. Nada como um gole de cerveja para mascarar as lágrimas e permitir um esboço de sorriso que conforta.
Segundo a produção, o filme foi pensado, esteticamente, para ser aproveitado pelos espectadores que o assistirem de casa tão bem quanto por quem o ver no cinema. A ludicidade por trás da concepção visual permitirá isso. Rocketman consegue, por meio do imaginário, da memória e da alucinação, fugir de uma mimese regrada e ser divertido sem perder a sensibilidade.
Todo o elenco canta. Infelizmente, fora o principal, as outras personagens não são aprofundadas. Temos Jamie Bell interpretando Bernie Taupin, amigo de Elton que esteve ao seu lado na criação de canções como “Your Song” e “Tiny Dancer“; Bryce Dallas Howard vivendo a mãe de John; Gemma Jones, como sua avó; e Richard Madden, como John Reid, seu amante e produtor. O filme estreou em 30 de maio no Brasil.
Ouça aqui a trilha sonora de Rocketman.
Nota: ★★★★✰
Ficha Técnica
Ano: 2019
Direção: Dexter Fletcher
Roteiro: Lee Hall
Elenco: Taron Egerton, Richard Madden, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard, Gemma Jones
Montagem: Chris Dickens
Fotografia: George Richmond
Figurino: Julian Day