Mistério no Mediterrâneo | Análise

Sandler e Aniston brincam de Agatha Christie em aventura da Netflix

 

Adam Sandler e Jennifer Aniston retomam a parceria em Mistério no Mediterrâneo. A aventura produzida pela Netflix é sobre a lua de mel atrasada de um casal em crise. Como sempre acontece nos filmes de Sandler, o assunto é tratado de maneira irreverente.

Toda a trama se passa em um iate, o que dá ao filme a caracterização de um Assassinato no Expresso Oriente revisitado. É um filme de assassinato pomposo, no qual dos personagens de classe média são inseridos em um contexto fora de sua realidade. Essa escolha temática relembra alguns filmes dos anos 80/90, como Gotcha! (1985) ou Espião por Engano (1991), nos quais personagens comuns são envolvidos em situações relacionadas a perseguições, mortes e intrigas estrangeiras. 

 

Nick e Audrey Spitz são casados há quinze anos. A esposa é cabeleireira e o marido tenta ser aprovado no curso de detetives da polícia local. A relação dos dois já chegou em um ponto que não ocorre nada de novo. Como, no início do relacionamento, Nick prometeu a Audrey uma viagem à Europa, ela decide cobrar isso no dia do aniversário de casamento, 15 anos depois. Sem saída, o marido mente e diz que seu presente surpresa para ela é essa viagem.

Mas nem tudo é mentira e ele arranja uma maneira de fazer essa viagem acontecer. No avião, a esposa conhece um milionário, Charles Cavendish (Luke Evans), que convida-os para passar o fim de semana a bordo do iate do seu tio Quince (Terence Stamp). O único propósito do galã é incomodar o tio — que tomou sua namorada e se casou com ela —, atrapalhando sua festa de noivado. 

A bordo do iate, o casal se depara com figuras excêntricas, ricas e poderosas. A escolha das personagens parece um misto de piada com romances policiais: uma atriz, um corredor de Fórmula 1, um homossexual, um marajá indiano, um coronel africano e seu guarda-costas russo, o velho bilionário, o jovem belo milionário e um casal de classe média estadunidense. 

Se não bastasse todo esse deslocamento da dupla para as demais personagens, o desconforto nas relações é latente. E, se isso não fosse o bastante, um assassinato acontece a bordo. Como a personagem de Aniston mesmo diz, eles estão em uma situação que mais parece uma matéria do TMZ. Logo, os dois se tornam os principais suspeitos do crime, por não fazerem parte daquele círculo de familiares e amigos. 

O roteiro brinca com as ideias opostas do casal que, ao discutir quem seria o provável assassino, esbarra em dois tipos de opinião: a da mulher, viciada em livros de suspense e a do homem que usa do conhecimento adquirido no serviço para opinar. E essas idéias não têm função nenhuma a não ser promover o jogo que de quem tem mais razão em um relacionamento. 

É admirável quando um filme assume o que veio fazer e esse assume desde o início que é uma aventura do Adam Sandler. Ele se repete no papel do eterno cara em crise da meia idade, faz piadas de “tiozão do pavê”, destila estereótipos “a rodo” e, ainda assim, faz um filme com cara de “preguiça no sábado à tarde”. Um filme digno de “Temperatura Máxima e um balde de pipoca”. Uma bricolagem de Agatha Christie do título às referências — para quem conhece o mínimo da obra da escritora não há como não ligar o filme a títulos como “Assassinato no Expresso Oriente”, “Morte à Bordo” ou “O Caso dos Dez Negrinhos”. 

O filme está longe de ser uma obra prima, mas não é mais um filme horrível na lista de realizações dos atores. Inclusive a fotografia e a montagem do filme conseguem transmitir a sensação de calor — ora do clima mediterrâneo, ora da tensão da situação — e, a ação que dinamiza a trama. Adam e Jennifer conseguem ter um carisma que funciona entre os dois. Não é difícil enxergá-los como um casal tedioso que se meteu em uma furada. 

A parceria do ator com a Netflix deve render ainda umas boas dúzias de filmes semelhantes, com um público-alvo já bem definido e essa cara de filmes para se ver com a família. 

Nota: ★★★✰✰

 

 

 

Ficha técnica

poster mistério no mediterrâneo Adam sandler Jennifer Aniston NetflixNome Original: Murder Mystery

Ano: 2019

Direção: Kyle Newacheck

Roteiro: James Vanderbilt

Elenco: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Luke Evans, Terence Stamp, Gemma Aterton, David Walliams, Dany Boon, John Kani, Adeel Akhtar, Ólafur Darri Oláfson, Luis Gerardo Méndez, Shioli Kutsuna

Fotografia: Amir Mokri

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Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

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