Previsões Oscar 2020 | Melhor Roteiro Adaptado
Atualizado em 07 de fevereiro de 2020
QUEM VAI GANHAR:
1. Adoráveis Mulheres
Roteiro de: Greta Gerwig
Baseado em: “Mulherzinhas”, livro de Louisa May Alcott
A ausência de Greta Gerwig na categoria de Melhor Direção pode ajudá-la na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ao transpor para as telas um dos maiores clássicos da literatura estadunidense de maneira fluida, seu trabalho foi bastante elogiado e, certamente, foi um dos fatores-chave para o sucesso de Adoráveis Mulheres entre a crítica e o público.
QUEM AINDA TEM ESPERANÇAS:
2. Jojo Rabbit
Roteiro de: Taika Waititi
Baseado em: “Caging Skies”, livro de Christine Leunens
Nos últimos anos, Taika Waititi teve uma ascensão meteórica em Hollywood, chegando a dirigir um dos filmes do MCU e também colaborando com a série do Disney+ The Mandalorian. Talvez esse prestígio alcançado com a indústria possa dar gás ao diretor e roteirista na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, mesmo com a competição estando tão acirrada. Não há dúvidas de que seu trabalho em Jojo Rabbit tem muita qualidade, além do importante fato que ganhou o BAFTA e o WGA (sindicato dos roteiristas) o que torna um forte concorrente.
QUEM PODE SURPREENDER:
3. O Irlandês
Roteiro de: Steven Zaillian
Baseado em: “O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia”, livro de Charles Brandt
É fato que o novo filme do Scorsese perdeu muita força nos principais prêmios da temporada, porém, aqui talvez seja a chance de ouro da Academia premiar um filme excepcional em todos os sentidos, além do fato do roteirista Steven Zaillian ser um velho conhecido com 5 indicações e uma vitória com a obra-prima A Lista de Schindler.
FICOU DIFÍCIL PARA:
4. Coringa
Roteiro de: Todd Phillips e Scott Silver
Baseado em: personagens da DC Comics criados por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson
5. Dois Papas
Roteiro de: Anthony McCarten
Baseado em: “Dois Papas: Francisco, Bento e a Decisão Que Abalou o Mundo”, peça e livro de Anthony McCarten