Previsões Oscar 2020 | Melhor Roteiro Original
Atualizado em 31 de janeiro de 2020
QUEM VAI GANHAR:
1. Era Uma Vez… em Hollywood
Roteiro de: Quentin Tarantino
Independente do resultado do Writers Guild Awards para a categoria de Roteiro Original, ela permanece incerta, já que Tarantino não faz parte do WGA. O diretor e roteirista já levou o prêmios dessa categoria outras duas vezes no Oscar (por Pulp Fiction e Django Livre) e desponta como favorito graças ao seu prestígio e também à força que Era Uma Vez Em… Hollywood vem tendo nesta temporada. Um outro ponto favorável do roteiro é que ele é uma verdadeira homenagem a indústria do cinema e, como tal, deve ser celebrado pela Academia.
AINDA HÁ ESPERANÇAS PARA:
2. Parasita
Roteiro de: Bong Joon Ho
Cineasta que há algum tempo vem conquistando seu espaço na indústria, Bong Joon-ho emerge com o filme ganhador da Palma de Ouro, Parasita. A obra narra, de forma cômica e brilhante, a história de uma família de golpistas que, um a um, se infiltram na casa de uma família rica. Com um roteiro original, no maior sentido da palavra, o coreano marca presença nesta e em outras categorias do Oscar com uma das obras mais aclamadas do ano. O fato de ter ganho o WGA (sindicato dos roteiristas) de melhor roteiro original é um fator muito positivo, como também a sensação do filme ser extremamente adorado e querer premiá-lo com alguma coisa que não seja só melhor filme internacional — fato que pode ser visto em praticamente todas as áreas, desde a vitória de melhor elenco no SAG, a vitória no ACE, WGA e no BAFTA.
QUEM PODE SURPREENDER:
3. História de um Casamento
Roteiro de: Noah Baumbach
Noah Baumbach é mais visto como roteirista que diretor (tanto que seu nome, na categoria de direção, foi pouco lembrado na temporada e o mesmo já foi anteriormente indicado ao Oscar em roteiro original) e a força do filme reside, inegavelmente, além das atuações, no seu texto primorosamente calcado no cotidiano.
FICOU DIFÍCIL PARA:
4. Entre Facas e Segredos
Roteiro de: Rian Johnson
5. 1917
Roteiro de: Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns