Previsões Oscar 2020 | Melhor Ator
Atualizado em 31 de janeiro de 2020
QUEM VAI GANHAR:
1. Joaquin Phoenix, por Coringa
Phoenix ganhou todos os principais prêmios de atuação masculina da temporada, incluindo o SAG (Sindicato dos Atores). Sua vitória na categoria de Melhor Ator no Oscar é praticamente certa e fará do Coringa um dos raros personagens da história do cinema a render uma estatueta a dois atores diferentes (Heath Ledger ganhou o prêmio na categoria de coadjuvante em 2009, mais de um ano após sua morte).
Retrospectiva no Oscar: 3 indicações ao total. 1 de Melhor Ator Coadjuvante por Gladiador (em 2001) e 2 de Melhor Ator por Johnny & Junne (em 2006) e O Mestre (em 2013).
QUEM PODE SURPREENDER
2. Adam Driver, por História de um Casamento
É uma missão quase impossível tirar a estatueta das mãos de Phoenix, mas Driver traz uma atuação mais íntima, pessoal e pautada no cotidiano, algo que a Academia também costuma premiar. Mesmo que Phoenix tenha ganhado todos os principais prêmios, no geral, Driver é o ator que mais arrecadou prêmios na temporada.
Retrospectiva no Oscar: 1 indicação de Melhor Ator Coadjuvante por Infiltrado na Klan, em 2019.
FICOU DIFÍCIL PARA:
3. Antonio Banderas, por Dor e Glória
Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.
4. Leonardo DiCaprio, por Era uma Vez… em Hollywood
Retrospectiva no Oscar: Ganhou 1 Oscar por O Regresso (em 2016) e foi indicado outras 5 vezes. 1 como Ator Coadjuvante por Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (em 1994); 3 vezes como Melhor Ator por O Aviador (em 2005), Diamante de Sangue (em 2007) e O Lobo de Wall Street (em 2014) e 1 vez como Melhor Filme por ter atuado como produtor em O Lobo de Wall Street (em 2015).
5. Jonathan Pryce, por Dois Papas
Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.