Love Club | Um Amor para Recordar

Inspirado no romance homônimo de Nicholas Sparks, no início dos anos 2000, fomos apresentados a Jamie e Landon em Um Amor para Recordar. Interpretada pela — até então — novata Mandy Moore, a personagem principal é a típica mocinha doce, religiosa e responsável, enquanto Shane West encarna o playboy popular e arruaceiro. O caminho dos dois se cruza quando Landon, depois de fazer mais uma brincadeira de mau gosto com sua turma e um garoto quase ficar paraplégico, é obrigado a prestar uma espécie de serviço comunitário (alô Malhação 2005!) na peça do colégio em que Jamie participa.

landon

Com o passar do tempo, o casal vai se aproximando, fazendo com que eles se apaixonem. Landon começa a mudar suas atitudes, ser mais responsável, sensível e até se afasta de sua antiga turma. O clássico “mudou por amor”. Porém, Jamie conta ao amado que tem uma doença incurável que irá levá-la à morte e, com isso, o agora mocinho se propõe a realizar todos os desejos antes que isso aconteça. Confesso que até hoje, todas as vezes que passo por alguma divisa de cidades ou estados, penso que estou em dois lugares ao mesmo tempo!

jamie e landon

Se você assistiu a esse filme no auge da sua adolescência, é bem possível que ele tenha te feito desidratar de tanto chorar, como aconteceu comigo. Mas, ao assisti-lo mais madura, percebo o quanto o longa poderia ser melhor. Os personagens principais poderiam ser mais densos e menos estereotipados. Jamie é a mocinha e só, não há nada além. O caso de Landon é ainda pior. O garoto mau de repente fica bom, como se tivesse trocado de roupa. Não há uma evolução gradual de conduta. Além disso, a narrativa é completamente centrada no romance dos dois, não dando espaço para qualquer outro personagem cativar o público.

Por outro lado, a trilha sonora não deixa a desejar. É uma ótima combinação do pop, com “Cry”, “It’s Gonna Be Love” e “Only Hope” cantadas por Mandy Moore, e o rock melódico da Switchfoot com “Learning To Breathe” e “Dare You To Move”. No entanto, a música que ficou mais famosa após o filme foi do New Radicals, a “Someday We’ll Know”, que é impossível não amar.

jamie e landon

Com um foco bem religioso, o enredo te leva a pensar mais sobre fé, sobre aproveitar os momentos que se tem com quem se ama e sobre como o amor pode mudar as pessoas que estão dispostas a mudar (importante lembrar que ninguém é salvador de ninguém e que cada um é responsável por seus atos, né?). Vale assistir sem muitas expectativas!

Nota: ★★★✰✰

Nome: A Walk to Remember

Ano:  2002

Diretor: Adam Shankman

Produção: Denise Di Novi, Hunt Lowry

Roteiro: Nicholas Sparks, Karen Janszen

Trilha Sonora: Mervyn Warren

Elenco: Mandy Moore, Shane West, Peter Coyote, Daryl Hannah, Lauren German, Clayne Crawford, Al Thompson, Paz de la Huerta, David Lee Smith

Natália Lippo

Paulistana, é formada em jornalismo e é de Peixes com ascendente em Peixes. Adora um bom filme – mesmo que seja clichê – e revê milhões de vezes aqueles que mais gosta. Não larga as séries, os livros e acredita que deveria ser socialmente aceitável dançar as músicas que tocam nos fones de ouvido na rua.

naty-lippo has 33 posts and counting.See all posts by naty-lippo