Clube Cartoon | Angry Birds 2: O Filme
Tudo ia bem na Ilha dos Pássaros e na Ilha dos Porcos, até que uma espécie de meteoro de gelo corta os céus e chega à praia assustando a todos. Na tentativa de manter o posto de herói local, Red, o velho conhecido pássaro vermelho, se une a seus amigos Chuck e Bomba, o pássaro amarelo e o preto, respectivamente, e a Grande Águia para descobrir o que está acontecendo e como podem impedir a chegada de outros meteoros. É neste contexto que conhecemos mais profundamente Silver, a irmã inteligentíssima de Chuck.
Com o time dos pássaros completo, os porcos resolvem propor uma trégua em nome de conter um inimigo comum e Leonard, sua assistente Courtney e o técnico Gary se unem à turma. Não demora até a vilã ser apresentada. Muito inteligente e com uma personalidade bastante peculiar, Zeta mostra seus aliados e sua rotina na terceira ilha —até então desconhecida — do arquipélago.
Mesmo direcionado para o público infantil, o enredo começa muito fraco e só engrena mesmo na reta final, quando a história se resolve. Além da trama principal, a animação traz também uma história paralela dos filhotes de passarinho que, por conta de uma brincadeira, acabam perdendo os ovos prestes a chocar. Com isso, eles deixam a Ilha dos Pássaros a fim de resgatar os ovos, o que rende muitos momentos fofinhos. Contudo, a falta de relação entre as tramas faz com que o espectador tenha a impressão de que está vendo um curta dentro de um longa, acabando com qualquer desenvolvimento linear de raciocínio — principalmente das crianças.
O humor é um dos principais recursos usados para cativar tanto as crianças como os adultos que vão ao cinema para acompanhá-las. No entanto, as tentativas de piada são tão bizarras que o tiro sai pela culatra, deixando o filme monótono e até bizarro. A alegria dos adultos fica por conta das referências que vão de Missão Impossível à Dawson’s Creek. Também é possível identificar diversos sucessos antigos na trilha sonora e até uns bem recentes que acabam animando a criançada dentro do cinema. É uma das gratas surpresas do longa.
A dublagem também foi um ponto alto. Se em outros filmes a discrepância entre celebridades e dubladores fica muito evidente, isso não acontece aqui. Marcelo Adnet e Fabio Porchat, as vozes de Red e Chuck respectivamente, em nada deixam a desejar para Guilherme Briggs, veterano do ramo e responsável pelo porco Leonard. Os outros nomes “famosos”, por outro lado, não se fazem perceptíveis ao ouvido de bate pronto, passando despercebidos.
Angry Birds 2: O Filme traz uma importante mensagem sobre cooperação, união, perdão e possibilidade de recomeço. Isso é o que realmente salva a produção da Sony Pictures Animation, que recentemente tem investido muito mais no entretenimento que no valor emocional de suas produções.
Se quer saber se vale a pena assistir, dentre um público diversificado como o que observei na sala de cinema e com quem fui assistir, o único que saiu satisfeito foi meu sobrinho de 7 anos. Fica aí a reflexão!
Nota: ★★✰✰✰
Nome original: Angry Birds 2
Ano: 2019
Direção: Thurop Van Orman, John Rice
Roteiro: Peter Ackerman
Elenco: Peter Dinklage, Dove Cameron, Awkwafina, Jason Sudeikis, Sterling K. Brown, Bill Hader, Rachel Bloom, Josh Gad, Danny McBride, Zach Woods
Dubladores: Marcelo Adnet, Fábio Porchat, Monica Rossi, Guilherme Briggs, Pâmela Rodrigues, Mariana Torres, Duda Espinoza, Mauro Ramos