Na Netflix | A Barraca do Beijo 2
No último fim de semana, a Netflix lançou a continuação de A Barraca do Beijo — um de seus maiores sucessos adolescentes. Desta vez, Elle retorna ao colégio para o seu último ano ao lado de seu melhor amigo Lee e a namorada dele, Rachel. Noah, seu namorado, está do outro lado do país cursando seu primeiro ano em Harvard.
Além dos personagens queridinhos, surgem alguns novos: Marco, o novo galã do colégio, e Chloe, a amiga de Noah da faculdade. O garoto é “sem defeitos”! Ele canta, dança, é atlético, bonito, inteligente, bem humorado, educado… Da mesma forma, Chloe parece ser perfeita.
Antes que você me xingue mentalmente (ou verbalmente), este texto contém spoilers para que haja uma análise mais completa do filme e do arco de evolução de seus personagens. Se você ainda não assistiu, corre lá, assiste e depois volta aqui pra analisar comigo.
Um dos pontos principais da produção é justamente mostrar as dificuldades diárias que a maior parte dos adolescentes, principalmente os americanos, sofre nesse momento de transição do colégio para a faculdade. Elle não sabe bem o que quer fazer, não tem muito dinheiro para pagar as universidades que gostaria de cursar e, aliado a isso, ainda tem que lidar com a nova fase de seu namoro. Se antes eles se viam com frequência, agora ela precisa recriar uma rotina sem o namorado.
Mesmo com as tentativas de Noah de fazê-la se sentir segura e incluída em sua turma de amigos de Boston, ela não consegue lidar com a suposta perfeição de Chloe e passa a desconfiar do namorado. Tudo piora ainda mais quando ela encontra um brinco da garota no quarto dele e umas conversas “estranhas” em seu celular. Elle volta para sua cidade natal tentando acreditar em Noah, mas permanece acompanhada de dois monstrinhos: o ciúme e a paranoia.
Esse distanciamento do namorado faz com que ela se aproxime cada vez mais de Lee e Rachel, acabando com a privacidade deles e deixando a garota extremamente incomodada. E, para ajudar, a personagem de Joey King decide participar com o melhor amigo de um concurso de dança pra ganhar seu dinheiro da faculdade, o que faz com que eles passem ainda mais tempo juntos para ensaiar a coreografia.
No entanto, para que não haja maiores problemas, Lee inventa que torceu o pé e faz com que Elle dance com Marco. Com isso, os dois se aproximam, dividem confissões e visões de vida, passam a se admirar e se divertir juntos. Esse envolvimento mútuo tem o seu estopim justamente no concurso de dança em que a garota finalmente entende o que sente pelo novo galã.
Aliás, se existe um personagem central no longa, é a “Dona Mentira”. Todas as relações são afetadas por ela! Elle não se sente segura com a amizade de Noah com Chloe e ele passa a mentir para que ela não se sinta ameaçada. Lee mente para a melhor amiga para que tenha mais tempo com a namorada e para Rachel quando diz conversou com Elle sobre a proximidade excessiva dela em seu namoro. Todo esse emaranhado de falta de diálogos honestos culmina em uma grande discussão.
O lado positivo é que, apesar de tudo isso, não há rivalidade feminina e até o machismo, que era tão presente no filme anterior, neste foi amenizado, dando mais voz para as mulheres e importância às relações sinceras. E demonstrou também que é possível SIM haver amizade real entre homens e mulheres. Ponto pra todo mundo!
Para quem adora filmes com temáticas adolescentes, este é um daqueles para rir, refletir e se emocionar. Nada muito profundo, mas pode ser perfeito para uma sessão da tarde ou para desestressar no fim de semana. E pra quem ficou curioso com o final, boas notícias: a continuação já foi confirmada e gravada. Agora é só esperar o lançamento no próximo ano para saber o fim dessa história!
Nota: ★★★★✰
Ficha Técnica
Título Original: The Kissing Booth 2
Ano de Lançamento: 2020
Direção: Vince Marcello
Roteiro: Vince Marcello, Jay Arnold
Produção: Darren Cameron, Andrew Cole-Bulgin, Benjamin C. Dewey, Adam Friedlander, Ed Glauser, Vince Marcello, Lauren Van Rensburg, Michele Weisler
Elenco: Joey King, Jacob Elordi, Joel Courtney, Taylor Perez, Maisie Richardson-Sellers, Frances Sholto-Douglas, Meganne Young