Curta Um Curta | O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
Sr. Jacinto é um homem simples que trabalha diariamente em um pedágio. Esse senhor vive em uma cidade em que a natureza é proibida. Assim O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto é acreditar na liberdade de poder ter plantas. A fim de discutir a necessidade de mudanças essa animação distópica reflete sobre a tomada do espaço das plantas e animais pelas chamadas selvas de pedra.
Enquanto as pessoas no entorno de Jacinto estão ligadas a suas máquinas portáteis e automóveis, o senhor se sente confortável apenas com a possível presença de um broto que surge próximo a sua cabine de trabalho. Mas, a cada aparição de um brotinho no asfalto uma equipe de desinfecção é acionada. Esses homens cobertos por uma roupa de proteção contra vírus brotam de todos os cantos para conter esse malefício.
Ainda que em uma cidade com a ausência de plantas a estética dos prédios é muito bonita. Em momento algum existe no desenho algo que nos faça repudiar a cidade, como locais devastados ou sujos. Tudo é lindo e até os conhecidos azulejos portugueses são incluídos no visual.
No entanto o homem, um dia, consegue ser mais esperto que o controle de natureza. Ao encontrar um broto a poucos metros de si o resgata. Rapidamente leva para casa a planta. Inesperadamente o design desse broto lembra o de um objeto artificial. Dessa maneira isso é um atrativo por mostrar o crescimento da planta como o desenvolvimento de uma máquina perfeita.
A partir desse momento a magia é feita e percebemos que é impossível parar a força da natureza. Como resultado aquele broto toma forma, gera flores e solta seu mágico pólen por toda a casa, salta pela janela e chama a atenção. Nesse meio tempo o senhor é denunciado por suas vizinhas fofoqueiras. Em seguida seu apartamento é invadido pela equipe de neutralização. Mas não há mais o que ser feito. Apesar da tentativa de contenção a vida se espalhou.
O senhor Jacinto é um solitário justamente por não ter esquecido como aquele centro era mais aconchegante quando a natureza coexistia com as pessoas. Assim esse curta consegue provocar uma reflexão sobre como devemos valorizar a natureza e entender que ela não deve ser exterminada como algo que possa vir a provocar algum mal.
Assista aqui ao trailer
Ficha técnica
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
Nacionalidade: Portugal
Direção: Bruno Caetano
Roteiro: Bruno Caetano, Manuel Ruas Moreira
Música: Filipe Raposo
Fotografia: Vitor Estudante
Direção de arte: Ana Bossa
Com vozes de: Sérgio Godinho, Ana Teresa Pousadas, Quimbé