Love, Club | Uma Segunda Chance para Amar
A temporada dos filmes de Natal é, particularmente, a minha preferida. E para esta coluna escolhi falar de Uma Segunda Chance para Amar. A produção conta a história de Kate (Emilia Clarke), uma jovem iugoslava que vive em Londres e trabalha em uma loja de enfeites natalinos que fica aberta o ano todo.
Logo no início já é possível perceber que há algo de errado com a protagonista que se mostra insatisfeita com sua vida em geral: seu trabalho, sua falta de lugar para morar e, principalmente, com a preocupação de sua família e amigos com sua saúde.
É então que ela conhece Tom (Henry Golding), um jovem alegre que sempre aparece do nada e em todos os lugares e passa a ajudá-la com suas questões – desde se trocar no meio da rua até incentivá-la a seguir seu sonho de cantar, também a voltar para a casa dos pais e até mesmo a ser mais caridosa. Ele a leva para um pequeno parque escondido no meio da cidade que passa a ser um local secreto dos dois.
O elenco conta ainda com Emma Thompson que também é a roteirista e produtora do filme. Ela interpreta a mãe de Katarina, nome original de Kate, que sofre com a ausência de filha, com o marido que opta por trabalhar em vez de ficar com a família e os traumas que sofreu na guerra da Iugoslávia.
Ao longo de Uma Segunda Chance para Amar vai ficando mais claro para o espectador que a jovem tem um problema grave no coração e que não se cuida de maneira adequada. Porém, com seu carisma e leveza, Tom vai direcionando ela a ter atitudes mais responsáveis, agradáveis e semelhantes a como ela era antes do seu afastamento por saúde.
Aos poucos, ela vai deixando seus comportamentos egoístas e autodestrutivos de lado e se reconciliando com sua família, incentiva a irmã lésbica a se assumir para os familiares, faz as pazes com amigos, ajuda sua chefe a se relacionar com o novo namorado e até se torna voluntária num abrigo que ajuda os sem-teto da cidade. E, conforme ele a ajuda, eles vão se apaixonando.
Os mais atentos percebem que há algo de estranho na relação dos dois desde os primeiros encontros, mas é somente no final que é possível entender a real conexão entre Tom e Kate. (Para quem não quer tomar spoiler, pule para o próximo parágrafo, após a imagem) O coração que bate no peito de Kate, é na verdade de Tom, sendo ela a única a realmente enxergá-lo durante aquele período.
Apesar da história pouco crível, assim como a maioria dos filmes de Natal, a mensagem principal do filme é sobre ter amor-próprio e ao próximo, ser gentil e sobre como pequenas atitudes podem nos transformar e transformar a vida dos outros.
Não dá para deixar de citar a trilha sonora incrível que norteia a produção e conta com diversos sucessos de George Michael como Heal The Pain, Last Christmas, Wake me up before you go-go, entre outros, além dos clássicos natalinos. Vale a pena assistir só por essa razão, mas Uma Segunda Chance para Amar é daqueles filmes que diverte, emociona e faz pensar, perfeito para assistir no dia de Natal!
E não se esqueça de “olhar pra cima”!
Nota: ★★★★✰
Ficha Técnica
Título Original: Last Christmas
Ano: 2019
Diretor: Paul Feig
Roteiro: Emma Thompson, Bryony Kimmings
Elenco: Emilia Clarke, Henry Golding, Michelle Yeoh, Emma Thompson, Lydia Leonard, Boris Isakovic
Trilha Sonora: Theodore Shapiro
Fotografia: John Schwartzman