Na Netflix | A Festa de Formatura
Em uma pequena cidade conservadora do interior de Indiana, Emma (Jo Ellen Pellman) é a única LGBTQ+ assumida de sua escola e tudo o que ela quer é poder ir ao baile de formatura com a sua namorada. No entanto, em resposta, a Associação de Pais dos alunos, liderada pela Sra. Greene (Kerry Washington), decide cancelar a festa justificando que levar um par do mesmo sexo ao evento infringe as regras do mesmo.
Vendo na situação uma forma de melhorar suas imagens frente ao público, Dee Dee Allen (interpretada pela lendária Meryl Streep), Barry Glickman (James Corden), Angie Dickinson (Nicole Kidman) e Trent Oliver (Andrew Rannells), quatro estrelas decadentes da Broadway, partem para a cidade com o objetivo de apoiar a causa de Emma e sua namorada.
Baseado no musical da Broadway indicado ao Tony Awards The Prom, A Festa de Formatura é mais um projeto do acordo milionário entre o produtor de TV – e também diretor do longa – Ryan Murphy com a Netflix, que já lançou na gigante do streaming as séries Hollywood, Ratched e o remake do clássico de 1970 The Boys in the Band.
Extravagante e colorido, A Festa de Formatura é um filme com boas intenções através da sua mensagem sobre aceitação, pertencimento e altruísmo, algo importante para os dias atuais. Entretanto, tal qual seus protagonistas vão ajudar, a princípio, Emma irá enfrentar a ira dos pais conservadores da cidade apenas por motivações narcisistas; o filme acaba sendo vítima do mesmo narcisismo que tanto critica.
O drama da jovem que é impedida de levar sua namorada ao baile é colocado em segundo plano para que os arcos dos atores e atrizes da Broadway sejam o foco do longa, tornando-o excessivamente longo. Ainda assim, são em sua maioria superficiais, em especial o de Kidman, que é desperdiçada em uma personagem apagada e esquecível.
Importante também destacar o desastre que é James Corden ter sido escalado como um dos protagonistas do longa. O conhecido apresentador e (eventualmente) ator abraça todos os clichês e afetações normalmente estigmatizadas a personagens gays quando interpretados por atores heterossexuais equivocados. Chega a ser um desserviço a maneira caricata e até ofensiva que ele atua no projeto.
Na contramão, temos uma Meryl Streep em estado de graça, nos brindando com uma Dee Dee extremamente divertida e com personalidade, cujo arco, sem dúvidas, é um dos únicos que se salvam aqui, além de ter a melhor música do filme. Impressionante o quanto ela se diverte quando faz musicais, vide Mamma Mia.
E por falar em músicas, foi uma decepção perceber o baixo nível das canções presentes em A Festa de Formatura. Há uma clara inspiração em musicais de Bob Fosse e também de Stephen Sondheim aqui, afinal, faz todo o sentido trazer a influência desses gênios da Broadway quando temos no centro da narrativa personagens que vêm justamente desse mundo.
Contudo, as letras são muito fracas e bobinhas; o instrumental das mesmas é previsível, não chegando aos pés do legado de ambos. Cabe ressaltar que essa baixa qualidade das músicas é mais um demérito do material original do que do filme em si.
Outro problema está na ambientação. O que era para passar a ideia de uma comunidade conservadora no interior de um estado dos Estados Unidos também conservador, mais parece Los Angeles. Piadas são feitas com a falta de lojas grandes como Macy’s ou em como o hotel é ruim por não ter suítes, mas na cidade existe um shopping center gigantesco com MAC e Sephora, entre outras marcas conhecidas; e o local onde os personagens se hospedam está longe de ser um hotel de beira de estrada.
Nunca parece uma cidade interiorana parada no tempo, ficando inverossímil o contexto em que querem passar dentro da ambientação escolhida.
A Festa de Formatura é glitter, coreografias e extravagância, porém, para além da divertida atuação de Meryl Streep, não tem muito o que oferecer além das suas boas intenções. Longo demais e vítima do narcisismo que tanto critica, falha em ter um maior cuidado com os personagens e foco naquilo que realmente importa: o drama da protagonista.
Faltou mais zazz.
Para assistir o filme na Netflix, clique aqui.
Nota: ★★✰✰✰
Ficha Técnica
Título Original: The Prom
Ano: 2020
Direção: Ryan Murphy
Elenco: Meryl Streep, James Corden, Nicole Kidman, Keegan-Michael Key, Andrew Rannells, Ariana DeBose, Kerry Washington, Jo Ellen Pellman
Fotografia: Matthew Libatique
Montagem: Peggy Tachdjian e Danielle Wang
Trilha Sonora: Matthew Sklar e David Klotz