Na Netflix | Pieces of a Woman
O casal Martha (Vanessa Kirby) e Sean (Shia LaBeouf) está a espera de seu primeiro bebê. Ela, uma mulher elegante e bem articulada, e ele um homem de passado conturbado e com um comportamento bronco, o que gera desaprovação e constante crítica por parte de Elizabeth (Ellen Burstyn), sua sogra. Decididos a ter o bebê em casa, após as primeiras contrações e o impedimento da doula original de fazer o parto de Martha, chega Eve (Molly Parker) para substituí-la. O que a princípio começa de forma normal, ao longo do tempo vai se complicando até que um tragédia acontece, levando a protagonista a um profundo luto, assim como a um isolamento de seu parceiro e família devido a sua dor e tristeza.
Drama vencedor do prêmio de melhor atuação feminina para Kirby no Festival de Veneza do ano passado – o que colocou o longa no radar de premiações atraindo a atenção da Netflix –, Pieces of a Woman é sobre remontar os cacos após uma perda extremamente dolorosa e se reconstruir a partir do que fomos um dia, deixando certas pessoas que amamos partirem, mas reencontrando outras que achávamos que nunca amaríamos de novo. Ademais, é um estudo de personagem extremamente íntimo que transforma o espectador em uma testemunha de todo o luto e dolorosa jornada de reconstrução e superação da protagonista.
Para tal, o diretor húngaro Kornél Mundruczó (Deus Branco e Lua de Júpiter) – em seu primeiro longa de língua inglesa –, unido a esposa e roteirista do filme Kata Wéber, investe em planos longos seguindo a movimentação dos personagens em cena, como no tão falado e ambicioso plano sequência de 25 minutos que ocorre no início do longa em que um parto é acompanhado em tempo real. Outra ferramenta é o uso constante de close-ups nos rostos dos personagens para que tenhamos acesso de forma íntima às emoções que atravessam as expressões de quem está em tela. Exemplo disso é a cena em que Kirby e Burstyn discutem intensamente na melhor passagem de todo o projeto.
Em uma jornada tão íntima e pessoal como a de Martha, que pouco fala mas muito sente, não é uma tarefa fácil conseguir transmitir sua batalha interna. Para alcançar isso, Mundruczó transforma Boston em uma cidade extremamente cinzenta e gélida para mostrar que a tragédia ocorrida com a protagonista transformou sua vida em um inverno cruel e constante.
Além disso, as plantas caídas dentro de seus vasos representando a melancolia e dor de Martha, as sementes das maçãs como um recomeço e a ponte em construção significando o reencontro da protagonista com ela mesma, auxiliam no entendimento das fases da jornada de reconstrução e superação da personagem de Kirby. São recursos interessantes e funcionais, ainda que utilizados de forma um pouco excessiva e repetitiva.
Pieces of a Woman perderia muito da sua força se não fossem as atuações de Vanessa Kirby e Ellen Burstyn. Apesar da primeira estar recebendo mais reconhecimento – de forma merecida, pois seu trabalho é espetacular –, é a segunda quem nos faz lembrar da exepcional atriz que é, cujos últimos projetos não fazem jus ao seu talento lendário.
Em um monólogo de pouco mais de dois minutos, Burstyn nos faz entender que, apesar das atitudes duvidosas, o que ela quer é que sua filha se reerga da escuridão que se encontra, pegue seus pedaços e se reconstrua. É para se ver, rever e ver novamente.
O novo lançamento da Netflix é uma caminhada lenta e dolorosa pelo luto de uma mulher face a uma perda irrecuperável. Pelo caminho, pessoas vão e vêm, e uma nova renasce de quem um dia já foi se reencontrando consigo e com aqueles que um dia se imaginava nunca mais conseguir se reencontrar. É uma trajetória guiada por duas excepcionais atuações e uma direção que consegue fazer a intimidade não falada gritar em tela.
Para assistir o filme na Netflix, clique aqui.
Nota: ★★★★✰
Ficha Técnica
Título Original: Pieces of a Woman
Ano: 2021
Direção: Kornél Mundruczó
Roteiro: Kata Wéber
Elenco: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Molly Parker, Sarah Snook, Iliza Shlesinger, Benny Safdie, Jimmie Fails, Ellen Burstyn
Fotografia: Benjamin Loeb
Montagem: Dávid Jancsó
Trilha Sonora: Howard Shore