Na Netflix | Pai em Dobro
“Conhecer o pai”. Esse é o desejo dos aniversários de Vicenza, vivida por Maisa Silva, em praticamente todos os seus aniversários. Porém, ao completar 18 anos, a garota aproveita que a mãe Raion (Laila Zaid) vai realizar uma viagem e deixa a comunidade hippie em que mora em busca de quem é o seu pai. Assim, tem início a nova produção brasileira da Netflix, Pai em Dobro.
Mesmo sem praticamente nenhuma pista, ela chega até Paco (Eduardo Moscovis), um artista plástico atualmente sem muita inspiração, que não lida muito bem com a notícia e acaba a levando para a sede do bloco de carnaval de Arthur (Roberto Bonfim). Lá, ela também conhece Cadu (Pedro Ottoni), Betina (Rayana Diniz) e Nando (Caio Vegatti), três jovens que estão idealizando o “Ameba Desnuda”.
Entre ajudar os novos amigos e conhecer o pai, Vicenza se depara com Giovanne (Marcelo Médici), um antigo amigo de Paco, que também viveu um romance com sua mãe e que trabalha no mercado financeiro, a levando a acreditar que ele também pode ser seu pai. Ambos se interessam em conviver com a possível filha sem saber da existência do outro.
Apesar de haver um interesse romântico entre a garota e Cadu, o grande clímax fica por conta da descoberta de quem é o pai de Vicenza. Eduardo Moscovis e Marcelo Médici são as grandes sacadas da produção, uma vez que conseguem trazer um ar cômico até em momentos de tensão. A atuação da Maísa deixa um pouco a desejar, assim como o roteiro que apresenta a personagem principal como alguém que mal usa o celular, não sabe usar escada rolante ou o elevador, mas tem o linguajar completamente atual.
A fotografia é impressionante. Tanto as imagens da comunidade hippie, como as paisagens do Rio de Janeiro são belíssimas. O colorido das imagens dá um ar de diversão e jovialidade só de olhar. Outro ponto alto da produção é a trilha sonora, que conta com artistas como Melim, Lulu Santos, Marcelo Jeneci, Laura Laveri, Rubel e Anavitória.
O longa é uma adaptação do livro Pai em Dobro, de Thalita Rebouças. A autora assina as obras base de dois filmes adolescentes/jovens adultos brasileiros recentes de grande sucesso: Tudo por um Popstar e Fala Sério, Mãe!. Além da boa parceria, a Netflix também usa como estratégia para atingir seu público a presença de influenciadores digitais como Thaynara OG e a própria Maísa, e o humorista Pedro Ottoni, ao mesmo tempo em que agrada os mais velhos ao trazer Fafá de Belém em seu elenco.
Com a referência do conhecido musical Mamma Mia!, o longa é leve, divertido e atende aos interesses dos seus espectadores, mas não apresenta uma enorme surpresa no seu desenrolar. De qualquer forma, a produção cumpre o que propõe dando ao seu público cenas ótimas para rir, se emocionar, torcer pelo casalzinho e até para o pai preferido.
Nota: ★★★✰✰
Ficha Técnica
Título Original: Pai em Dobro
Ano de Lançamento: 2021
Direção: Cris D’Amato
Roteiro: Thalita Rebouças, Renato Fagundes, Marcelo Andrade, João Paulo Horta
Elenco: Maisa Silva, Eduardo Moscovis, Marcelo Médici, Laila Zaid, Caio Vegatti, Pedro Ottoni, Roberto Bonfim, Fafá de Belém
Fotografia: José Roberto Eliezer
Montagem: Bernardo Pimenta