Previsões Oscar 2021 | Melhor Documentário

Atualizado em Abril/2021 | Outras categorias

Nossas previsões de indicação eram:

• Time
  • Crip Camp: Revolução pela Inclusão
  • As Mortes de Dick Johnson
  • Collective
  • Bem-Vindo à Chechênia

Acertos: 3/5

QUEM DEVE LEVAR:

1. Time

Direção de: Garrett Bradley

O filme de Garrett Bradley é uma aula de como construir uma narrativa, focando na história de uma mulher, Sibil Fox, que tem que cuidar de 4 filhos enquanto o marido está preso por um crime bem pequeno. A angústia da mulher é construída com material de arquivo e longas cenas em que tenta ao máximo liberta-lo por meios legais, mas sem sucesso, durante anos. Time é um testamento não só de resiliência e força, mas também uma bela história de amor e de família.

A obra é uma das mais celebradas produções de 2020, estando presentes em várias listas de melhores do ano de veículos importantes, como a Indiewire, figurando em sétimo, e a prestigiada revista Sight and Sound, ficando na segunda posição. Além da aclamação da crítica, a obra venceu o Gotham Awards de Melhor Documentário. Tudo isso credencia o filme a vencer a categoria de Melhor Documentário, porém é a relevância de sua narrativa, em tempos de massacres policiais contra os negros nos EUA, como no caso de George Floyd, e de intensos protestos de manifestantes que levantaram a #blacklivesmatter, que o faz ser o principal candidato ao prêmio. Afinal, o filme levanta um tema importante: o de como o sistema simplesmente condena os negros por seus atos e nunca pensa na real justiça. As mudanças internas na Academia, rumo a um corpo de votantes mais diverso e inclusivo, é outro fator decisivo para a possível vitória de Time.

PODE SURPREENDER:

2. Crip Camp: Revolução pela Inclusão

Direção de: Nicole Newnham e James Lebrecht

Crip Camp: Revolução pela Inclusão é um queridinho do Festival de Sundance, tendo vencido o prêmio da audiência. Desde então, o filme vem ganhando notoriedade a cada mês, foi aclamado pela crítica americana e é um forte concorrente ao Spirit Award de Melhor Documentário.

A obra fala sobre uma comunidade hippie, o acampamento Jened, que recebia dezenas de jovens com deficiência. Estes jovens eram tratados como seres humanos, com decência, e poderiam ser eles mesmos sem julgamentos. A própria estadia dos jovens naquele acampamento os fizeram entender que deviam ser tratados com igualdade na sociedade americana e que deviam ir à luta. A narrativa do filme percorre tanto a vida no acampamento quanto os inúmeros protestos que culminaram com a assinatura de leis de inclusão a favor de pessoas com deficiência, em 1990. Tudo isso é abordado por meio de muito rock, fazendo alusão ao festival Woodstock dos anos 70, várias imagens de arquivo muito bem encaixadas e entrevistas que narram os principais acontecimentos e como a vida de cada um daqueles carismáticos personagens é transformada ao decorrer dos anos.

O que pesa a favor de Crip Camp: Revolução pela Inclusão é o fato de ser produzido por ninguém mais, ninguém menos, que Barack e Michelle Obama, os dois vencedores da categoria de documentário no Oscar 2020. Além disso, os temas se mostram relevantes dentro das discussões da sociedade no século XXI, como a importância de ver as pessoas como iguais e com respeito, além da relevância de acessibilidade e políticas que facilitem a vida de todos.

OUTROS INDICADOS:

3. Collective

Direção de: Alexander Nanau

4. Professor Polvo

Direção de: James Reed e Pippa Ehrlich

5. O Agente Duplo

Direção de: Maite Alberdi

Para apostar conosco quais serão os vencedores do Oscar, acompanhe nossa cobertura!

Gostou do nosso conteúdo? Então segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.

Tiago Araujo

Crítico e aluno de audiovisual, ama cinema desde os 5 anos de idade e não tem preconceito com qualquer gênero que seja da sétima arte. Assiste um pipocão com o mesmo afinco de um cult e considera Zack Snyder e Michael Bay deuses em formas humanas.

tiagoaraujo has 36 posts and counting.See all posts by tiagoaraujo