Previsões Oscar 2021 | Melhor Montagem
Atualizado em 21 de Março/2021 | Outras categorias
(Legenda: ○ sem alteração | ⇧ subiu de posição | ⇩ caiu de posição… em relação à previsão anterior)
Nossas previsões de indicação eram:
- Os 7 de Chicago ✓
- O Som do Silêncio ✗
- Nomadland ✓
- Meu Pai ✓
- Bela Vingança ✗
Acertos: 3/5
QUEM DEVE LEVAR:
1. Os 7 de Chicago
Montagem de: Alan Baumgarten
O roteiro de Aaron Sorkin e o elenco estrelar pode ofuscar um pouco outras categorias, mas essa produção da Netflix (a análise você pode conferir aqui) se mantem forte na temporada para o Oscar e, como já dito antes, a indicação nessa categoria confirma sua força. Essa estrutura que mantém a tensão e usa flashbacks para contar uma história essencialmente de tribunal costuma agradar bastante os membros da Academia. Baumgarten ajudou Sorkin no seu primeiro longa-metragem, A Grande Jogada, além de já ter sido nomeado em 2014 pelo filme A Trapaça e acumular 5 indicações no Sindicato dos Montadores.
Além de ganhar o prêmio no Critic’s Choice Awards, também foi indicado ao ACE (sigla para o sindicato dos montadores) na categoria de drama.
QUEM PODE SURPREENDER:
2. O Som do Silêncio
Montagem de: Mikkel E. G. Nielsen
A nomeação ao sindicato da área, ao BAFTA e o fato de ter sido indicado na categoria mais importante do Oscar somente prova o poder narrativo do filme, como também a grande investida da Prime Video. A obra de Darius Marder sabe manejar e unir (como poucos na temporada) todos os elementos cênicos e extracampo, incluindo os elementos sonoros que geram a aflição/agonia vivida pelo protagonista.
Ainda que não seja favorito, não é incomum vermos a Academia deixar de premiar trabalhos burocráticos e escolher filmes mais ousados nessa categoria. Os últimos grandes exemplos são: Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres, Whiplash: Em Busca da Perfeição e Mad Max: Estrada da Fúria.
3. Nomadland
Montagem de: Chlóe Zhao
A própria diretora e roteirista do filme é quem realiza a montagem. Sendo assim, se demonstra o baixo orçamento da produção, como também o total controle artístico de Zhao para contar a história de uma mulher que perde tudo com a Grande Recessão (2007-2008).
Além de ser um dos filmes do ano (o que já torna sua presença aqui praticamente obrigatória para ter alguma chance de vencer a categoria principal), não é tão incomum assim o diretor/diretora de um filme ser indicado (ou até mesmo ganhar) essa categoria. O último grande exemplo foi dois anos atrás com o mexicano Alfonso Cuarón ganhando o Oscar de direção e fotografia, mas conquistando a indicação de montagem.
Além de várias indicações nesse quesito pela crítica e ao BAFTA, conseguiu a importante nomeação ao sindicato da área.
OUTROS INDICADOS:
4. Meu Pai
Montagem de: Yorgos Lamprimos
5. Bela Vingança
Montagem de: Frédéric Thoraval
Para apostar conosco quais serão os indicados ao Oscar, acompanhe nossa cobertura!
Gostou do nosso conteúdo? Então, segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.