Clube Cartoon | A Caminho da Lua
O quão importante é o amor? Na animação A Caminho da Lua, a resposta seria “muito”, uma vez que o enredo todo se norteia neste sentimento. Tudo começa quando Fei Fei, uma doce garotinha chinesa, pede à sua mãe que lhe conte novamente a lenda de Chang’e, a deusa da Lua. A história, narrada de forma musical, trata de um casal que acaba se separando quando a moça toma a poção da imortalidade e vai viver na Lua com seu coelho de jade a espera de seu amado Houyi que acabou morrendo como humano comum na Terra.
Para a menina, o amor de sua família era tão forte e imbatível quanto o amor de Chang’e por Houyi. A tradição do Festival da Lua, seus bolinhos e suas histórias se fazem bastante presentes até mesmo no dia a dia deles. No entanto, com uma passagem de tempo cantada a la clássico da Disney, a mãe adoece e vem a falecer deixando para trás o marido, a filha e o fofo coelhinho Bolinho.
Após 4 anos, já uma pré-adolescente, Fei Fei se decepciona ao perceber que o pai está se envolvendo com outra pessoa e sequer acredita na lenda que antes era contada com tanto carinho, assim como todos os outros familiares. Disposta a provar que a deusa realmente existe, a garota se esforça para montar um foguete que a leve até o satélite terrestre.
É somente quando já está próxima de seu destino que ela descobre que está acompanhada não apenas de Bolinho, como de Chin, seu futuro irmão postiço de 8 anos que acredita que pode atravessar paredes e que ela tanto despreza, e seu sapo de estimação. Juntos, eles chegam até a deusa da Lua, que só permite que eles tirem a foto que irá provar sua existência quando entregarem o presente que trouxeram.
Focado no publico infanto-juvenil, o enredo apresenta o clichê da criança que monta uma geringonça capaz de ir ao espaço sem maiores problemas, mas consegue agradar o espectador com os arcos de desenvolvimento dos personagens. Apesar do drama trazido com a temática do luto, há um alívio cômico nas interações de Chin e Fei Fei que torna a narrativa mais leve.
Indicada ao Oscar em 2021, a animação tem seus altos e baixos. É preciso destacar a qualidade dos detalhes em 3D, como os cabelos de Chang’e e o trecho da lenda em que surgem desenhos lindíssimos em 2D. Mas, ainda que as cores em neon tragam um efeito incrível, a mescla dos tons e formas da Terra com as do mundo lunático dão um efeito psicodélico desnecessário para a produção. A trilha sonora, por outro lado, é um ponto alto que traz canções originais e, em sua versão dublada em português, a belíssima voz de Priscilla Alcantara para a música “Vou Voar“.
Por fim, é preciso destacar que em um momento com tanta discriminação, principalmente contra os chineses por conta do novo coronavírus, é uma demonstração de coragem da Netflix lançar um filme – mesmo sendo uma animação – que se passa na China, assim como da Academia de incluir em seus indicados. O que fica ao final de A Caminho da Lua é a certeza do quão importante é o amor na vida das pessoas.
Para assistir o filme na Netflix, clique aqui.
Nota: ★★★✰✰
Ficha Técnica
Título Original: Over the Moon
Ano: 2020
Direção: Glen Keane
Roteiro: Audrey Wells
Elenco: Cathy Ang, Phillipa Soo, Ken Jeong, John Cho, Ruthie Ann Miles, Margaret Cho, Sandra Oh
Trilha Sonora: Steven Price
Montagem: Edie Ichioka