Nos Cinemas | Minari – Em Busca da Felicidade

 

Para quantos estrangeiros imigrar para um outro país foi, ou é, uma alternativa aos problemas enfrentados em sua terra natal? Minari – Em Busca da Felicidade, de Lee Isaac Chung, nos leva à vida de uma família sul-coreana em busca do “sonho americano”.

Em meio aos anos 1980, Jacob (Steve Yeun) se muda com sua família para um terreno no Arkansas, pois o sonho do homem é prosperar tendo uma fazenda. Ele e a esposa Monica (Yerin Han) trabalham na triagem de pintinhos para criação em aviários. No entanto, o marido de Monica pensa em ir além, seu sonho é poder oferecer aos filhos um espaço naquela sociedade que não seja apenas a de um empregado. 

Empenhado em mudar seu destino, Jacob começa a cultivar legumes e verduras típicos da Coréia do Sul para vender nas cidades da região que recebem uma grande quantidade de imigrantes coreanos como eles ao longo dos anos. Entretanto, essas mudanças de espaço e cultura passam a afetar as relações familiares.

O filme de Isaac Chung transita pelas diferenças culturais e preconceitos estruturais que transformam aqueles indivíduos em objetos de curiosidade da população local. Da mesma forma, Minari – Em Busca da Felicidade aborda os conflitos de gerações existentes na família. Com a chegada da avó (interpretação magistral de Youn Yuh-jung), o desmantelamento das relações culturais ficam mais evidentes, principalmente na reação de seu neto David (Alan S. Kim) ao seu comportamento. A criança não apenas hostiliza a avó por ela não se enquadrar em um padrão de hábitos cotidianos das avós estadunidenses, como também se sente enojado por seus alimentos e cheiros, demonstrando desconhecer e negar a sua ascendência. 

Paralelamente, a narrativa construída pelos aspectos visuais em cena como figurino, design de produção e fotografia destacam os hábitos que os identificam como estrangeiros, além da forte presença do verde que está sempre em destaque na natureza que os circula. Assim sendo, detalhes sutis como as meias da avó, talheres e diálogos com os americanos distinguem a família protagonista, a partir da qual observamos os momentos cotidianos, do restante da cidade.

Similarmente, essa sensação é também provocada nos passeios entre a avó e a neto para plantarem minari – um tipo de verdura de origem coreana. Nesses momentos, acontece uma troca de aprendizagens e valorização de todos os elementos que compõe aquelas pessoas.

Assim, o longa indicado a seis prêmios Oscar desmistifica a acessibilidade ao chamado american dream ao mostrar que para alcançar seu lugar naquela sociedade não é preciso abdicar de parte de si. 

Nota: ★★★★★

 

Ficha Técnica

Título Original: Minari

Ano: 2020

Direção: Lee Isaac Chung

Roteiro: Lee Isaac Chung

Elenco: Steven Yeun, Yeri Han, Alan S. Kim, Noel Kate Cho, Youn Yuh-jung, Will Patton

Fotografia: Lachlan Milne 

Montagem: Harry Yoon

Trilha Sonora: Emile Mosseri

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Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

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