Schitt’s Creek: 7 motivos para começar a assistir agora mesmo

 

Criada pela dupla de pai e filho Eugene e Dan Levy, a série conta a história da família Rose, um clã multimilionário que de repente se vê com uma mão na frente e outra atrás. Eles precisam se adaptar a uma nova vida na pequena Schitt’s Creek, uma cidade que o patriarca da família comprou um dia para fazer uma piada, e que acabou sendo seu único bem restante – porque não valia praticamente nada. 

No ar de 2015 até 2020, foi apenas em suas temporadas finais que a série canadense Schitt’s Creek conheceu o sabor de um sucesso estrondoso. Foi indicada em diversas categorias das principais premiações entre 2019 e 2021, sendo consagrada como Melhor Série de Comédia de 2020 no Globo de Ouro e no Emmy Awards (e nesse último, levou nada menos que 9 prêmios, incluindo todos os 4 de atuação de comédia, direção e roteiro).

Isso atraiu a atenção de muitos curiosos (como eu) que não conheciam essa pérola escondida. Schitt’s Creek está disponível no Paramount+, um dos canais extras da plataforma Prime Video. Eu assisti as 6 temporadas em um espaço de 10 dias e posso afirmar que ela está cheia de motivos para ser considerada imperdível. Vamos a eles?

 

O adorável Johnny Rose

O patriarca da família Rose é a personificação do tio do pavê na versão milionário. Temos aqui um Eugene Levy até mais contido do que costumamos ver em outros trabalhos, mas é justamente o tom contido com o texto aguçado que deixa o personagem não só engraçado como também dando vontade da gente guardá-lo num potinho. É gostoso ver a jornada do personagem que, além de ter perdido o dinheiro e todas as mordomias que vinham com seu império, passa a se sentir tão deslocado quanto um elefante em um curral, não só na cidade, mas em seu papel dentro da própria família.

 

Os surtos de Moira Rose

Se assim como eu você se lembra com carinho das personagens de Catherine O’Hara que marcaram a sua infância (a mãe do Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim e a mãe da Winona Ryder em Os Fantasmas Se Divertem), prepare-se para adicionar mais uma figura memorável a esse hall: Moira Rose é uma diva. Ela dá nome a cada item da sua vasta coleção de perucas, se veste sempre como se fosse encontrar Anna Wintour para um jantar e fala com um sotaque diferentão maravilhoso. Mas tudo fica melhor ainda quando ela se vê em alguma situação desconfortável e surta. Ah, Catherine O’Hara mereceu cada prêmio que recebeu por Moira – e não foram poucos.

 

As trapalhadas de Alexis Rose

A patricinha sem noção vivida por Annie Murphy pode parecer intragável nos primeiros episódios, mas logo ela vai conquistar seu coração. E uma vez que você passa a adorar o jeito “vivo em outro mundo” da Alexis, é um caminho sem volta. O que aparentemente é só uma garota inconsequente e cheia de não me toques no início, acaba rendendo bons plots com suas trapalhadas amorosas e ideias empreendedoras. Ah, e ela também tem uns looks sensacionais.

 

Os melodramas de David Rose

É difícil dizer quem é o personagem mais amado pelos fãs da série, mas, se eu tivesse que chutar, diria que David Rose é um forte candidato. Isso porque ao mesmo tempo em que o personagem de Dan Levy é cheio das frescuras típicas do tipo de criação que teve, ele também é um solitário por natureza, mesmo enquanto está espremido num minúsculo quarto de hotel de beira de estrada com a família. Essa mistura entre ser espetaculoso e introvertido rende um processo de desenvolvimento pessoal lindo de ver, além de trazer com naturalidade algumas pautas importantes do universo LGBTQIA+.

 

A amizade entre David e Stevie

schitt's creek

Mesmo vindo de backgrounds tão diferentes, existe uma vibe meio super gêmeos entre esses dois. Assim como o primogênito da família Rose, Stevie (a atendente do motel vivida por Emily Hampshire) também é antissocial e tende a se sentir deslocada entre as pessoas de sua cidade, o que faz com que um encontre no outro uma improvável companhia perfeita. Acredite, você vai se divertir e se emocionar com esses dois, mas, acima de tudo, vai sempre torcer pra que eles fiquem bem.

 

Os coadjuvantes

schitt's creek

Além da atendente do motel Stevie, a série é cheia de outros personagens secundários que são tão apaixonantes quanto a família Rose. Alguns são mais recorrentes e escrachados, como o prefeito sem noção Roland e sua esposa Jocelyn. Outros parecem mais discretos, mas também trazem um brilho especial pra história em muitos momentos. Esse é o caso de Ronnie, Bob e, principalmente, Ted, Twyla e Patrick. Os criadores da série souberam trabalhar as personalidades e os arcos da história desses personagens de uma forma divertida e que sempre soma à trama principal.

 

O texto vai te fazer rir e chorar

schitt's creek

Schitt’s Creek é uma comédia da melhor qualidade, com aquela mistura perfeita do besteirol com tiradas que fazem a gente refletir enquanto dá risada. Mas o texto também deixa os personagens bastante humanos e, por várias vezes, você vai se pegar emocionado com as conquistas – e tropeços – de cada um. Os arcos, além de bem desenvolvidos, não soam repetitivos, o que fez com que a série mantivesse o mesmo padrão de qualidade durante todas as temporadas, sem as famosas “barrigas” que a gente tanto vê por aí.

 

E aí, ficou curiose? Se você curte boas séries de comédia, garanto que vale a pena ativar seus dias de gratuidade do Paramount+ (caso não tenha a assinatura do canal) e dar aquela conferida na primeira temporada. Fica a dica!

Gostou? Siga e compartilhe!

Roseana Marinho

Roseana é publicitária e acha que os dias deveriam ter pelo menos 30h para trabalhar e ainda poder ver todos os filmes e séries que deseja. Não consegue parar de comprar livros ou largar o chocolate. Tem um lado meio nerd e outro meio bailarina.

roseanamh has 130 posts and counting.See all posts by roseanamh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *