5 Filmes Influenciados por Duna de Jodorowsky

 

Minhas ambições com Duna foram tremendas. Então, o que eu queria era criar um profeta. Eu queria criar um profeta para mudar as mentes jovens de todo o mundo. Para mim, Duna seria como a chegada de um deus. Deus artístico, cinematográfico. Para mim, não era só fazer um filme, era algo maior. Queria criar algo sagrado, livre, com novas perspectivas. Abrir a mente! 

 

Duna é esse gigantesco asteroide que quase se chocou com a Terra, mas mesmo assim germina o solo com todos esses esporos maravilhosos. Em um mundo em que Duna de Jodorowsky não tivesse acontecido, talvez não acontecesse Alien. E se não acontecesse Alien, Blade Runner também não aconteceria. Não tendo Blade Runner, não teria William Gibson, não haveria Matrix, e não haveria todas as outras coisas que chegariam naturalmente em seguida.

 

Nos anos 70, um diretor chileno em ascensão recebeu carta branca para transformar em cinema o romance considerado a Bíblia da ficção científica: “Duna”, de Frank Herbert. Esse artista, nada mais, nada menos, era Alejandro Jodorowsky, o responsável por trás do clássico cult El Topo (1970) e pelo surrealista A Montanha Sagrada (1973).

No documentário Duna de Jodorowsky, através de relatos do próprio, de críticos, de profissionais do cinema e de envolvidos na produção do chamado “maior filme nunca feito”, temos acesso a todo o processo criativo de seu diretor e também de todo o grupo de artistas formados pelo mesmo para dar vida ao seu sonho. Por meio de arquivos, storyboards, animações e depoimentos, o projeto vai nascendo na mente do espectador.

Com uma produção ambiciosa, nomes como o de David Carradine, Salvador Dalí, Orson Wells e Mick Jagger estavam no elenco, e a trilha sonora do filme ficaria a cargo da banda inglesa Pink Floyd. O que tinha ali era algo gigantesco, imaginativo, psicodélico e com potencial de transformar o cinema.

Duna de Jodorowsky

No entanto, mesmo com tudo já idealizado e planejado, o projeto nunca saiu do papel. Sua ambição assustou Hollywood, que não teve coragem de investir e apostar no universo criado por Jodorowsky e sua equipe. Nas palavras de seu diretor, através de seu “Duna”, ele “queria fazer um filme que desse às pessoas que tomavam LSD na época as alucinações que a droga dava, mas sem alucinar. (…) O filme iria mudar a mentalidade do público”. Só que o mundo não estava preparado para esse acontecimento.

Contudo, curiosamente, após distribuir o material contendo todo o filme no papel pelos mais diversos grandes estúdios de Hollywood e ouvir de todos eles “não”, se foi percebendo que o que estava ali acabou sendo reaproveitado em diversos outros longas com o passar dos anos. Esse fato apenas atesta que as ideias presentes nesse projeto eram extraordinárias e não poderiam ser ignoradas.

Duna de Jodorowsky é mais do que um simples documentário sobre um projeto grandioso que nunca viu a luz do dia. É o relato apaixonado de um sonho e uma carta de amor ao poder da imaginação e à ambição.

Abaixo, seguem 5 filmes que foram influenciados pelo projeto dos sonhos de Jodorowsky:

 

Star Wars (1977)

Duna de Jodorowsky

Existem várias referências visuais presentes em Duna que acabaram sendo aproveitadas por George Lucas em Star Wars. Uma delas seriam os conhecidos combates de sabres de luz inspirados pelas lutas de espada imaginadas por Jodorowksy para seu filme. Outro exemplo está na cena em que Luke treina com uma bola, que remete a Paul Atreides treinando com um robô no filme idealizado pelo chileno. Além da adaptação imaginada por Jodorowsky, muito de Star Wars se inspirou diretamente do livro escrito por Frank Herbert. Sendo assim, o que seria de uma das maiores sagas já feitas no cinema sem “Duna”?

 

Alien – O 8º Passageiro (1979)

Duna de Jodorowsky

Talvez Alien – O 8º Passageiro seja um dos filmes mais influenciados – se não o mais influenciado – por Duna de Jodorowsky. Com o cancelamento do projeto por conta de problemas orçamentários, a equipe montada pelo diretor se separou e começou a ser usada por Hollywood, e só em Alien pelo menos quatro integrantes importantes da equipe criativa de Duna estavam envolvidos. São eles: o artista plástico H. R. Giger, responsável pelo design do Xenomorfo; Dan O’Bannon, argumentista e roteirista do filme; o quadrinista Jean ‘Moebius’ Giraud e o ilustrador Chris Foss, que ficaram responsáveis pela arte conceitual do longa.

 

Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

Duna de Jodorowsky

O caso de Blade Runner – O Caçador de Androides é mais indireto do que os outros dessa lista, mas não menos interessante. Baseado primordialmente no romance “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Philip K. Dick, o filme também sofreu influência do design visual do quadrinho de ficção científica “The Long Tomorrow”, escrito por Dan O’Bannon, e ilustrado por Jean ‘Moebius’ Giraud. Dois artistas importantíssimos para o desenvolvimento de Duna de Jodorowsky que se conheceram em meio à pré-produção do longa.

 

O Exterminador do Futuro (1984)

Em O Exterminador do Futuro e suas sequências, temos um dos ciborgues mais conhecidos e adorados do cinema, interpretado por Arnold Schwarzenegger. Mas o que poucos podem perceber é que também há um detalhe que pode ter sido diretamente influenciado pelo longa do chileno. Em certa cena do primeiro filme, o diretor James Cameron filma a partir do ponto de vista do próprio T-800, mostrando uma interface que analisa e escaneia tudo e todos ao redor do personagem. Essa ideia da interface e de filmar a partir da visão de um robô já estava presente nos storyboards de Duna de Jodorowsky, e, a princípio, era um elemento que ainda não tinha sido usado no cinema até então.

 

Contato (1997)

No documentário, a partir de uma descrição feita por Alejandro Jodorowsky, a cena inicial do filme pensada pelo chileno toma forma e, através de uma animação feita a partir dos storyboards desenhados por Jean ‘Moebius’ Giraud, ela é apresentada para o espectador. O intuito do diretor era ter um plano sequência que atravessasse o universo, passando por piratas roubando um comboio de especiaria, batalhas, naves, asteroides e planetas, até chegar em Arrakis, também conhecido como “Duna”. O filme Contato, dirigido por Robert Zemeckis, pegou emprestado essa ideia e também se inicia com um longo plano sequência que sai da Terra, passa por todo o universo e finaliza nos olhos da protagonista ainda criança tentando entrar em contato com algo. Para assistir a cena, clique aqui.

 

  • Confira a nossa crítica sobre a nova adaptação de Duna, dirigida por Denis Villeneuve. Basta clicar aqui.
  • Confira também o nosso review especial sobre a primeira adaptação de Duna, dirigida por David Lynch. Basta clicar aqui.

 

Saiba mais sobre os filmes influenciados por Duna de Jodorowksy em:
  • 7 Famous Sci-fi Movies Influenced by Jodorowsky’s Dune“, de Melinda Gemesi. Taste of Cinema – Movie Reviews and Classic Movie Lists, 2015. Leia aqui.

 

Gostou do conteúdo do Clube da Poltrona? Então segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e fique por dentro em primeira mão das novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Vinicius Dias

Carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

vinicius_bmcd has 84 posts and counting.See all posts by vinicius_bmcd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *