Melhor Atriz Coadjuvante | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.


Previsões atualizadas em: 02/12/2022

(Legenda: ○ sem alteração |  subiu de posição |  caiu de posição… em relação à previsão anterior)

 

Saindo na frente:

1. Ariana DeBose (Amor Sublime Amor)

60 anos depois do sucesso da primeira adaptação do musical para o cinema, Steven Spielberg traz Amor Sublime Amor de volta para as telas. O premiado papel de Anita, a melhor amiga da protagonista que rendeu um Oscar para Rita Moreno na versão de 1961, dessa vez fica com Ariana DeBose.

Razões para acreditar: Pelo próprio histórico da personagem no cinema é natural que os votantes já fiquem de olho nessa performance. O fato de DeBose ainda ser um rosto pouco conhecido pode ajudar no quesito surpresa.

Pontos contra: As possíveis comparações com Rita Moreno serão quase que inevitáveis.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicada.

 

2. Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)

Ataque dos Cães conta a história de dois irmãos donos de um grande rancho em Montana, nos Estados Unidos, que passam a se enfrentar quando um deles se casa com a personagem interpretada por Kirsten Dunst.

Razões para acreditar: Vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2013 por seu trabalho em Melancolia, Dunst tem um nome bastante conhecido por seus pares. A atriz tem um currículo marcado por atuações em filmes de Sofia Coppola, como As Virgens Suicidas, Maria Antonieta e O Estranho Que Nós Amamos.

Pontos contra: A inacreditável esnobada do Oscar que Kirsten Dunst tomou por sua atuação em Melancolia pode explicar uma possível resistência da Academia a seus trabalhos, mas de lá para cá tanta coisa mudou na premiação que dessa vez pode ser que finalmente seu nome seja considerado.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicada.

 

3. Aunjanue Ellis (King Richard – Criando Campeãs)

A cinebiografia de Richard Williams conta como o pai das futuras campeãs de tênis, Serena e Venus Williams, lutou para construir a carreira das filhas com muito treinamento. Aunjanue Ellis interpreta a mãe das tenistas, que também é parte importante na formação das duas atletas.

Razões para acreditar: Apesar de não ter o protagonismo, a personagem tem com um apelo forte como um dos pilares do desenvolvimento das jovens atletas e Aunjanue Ellis tem um carisma que a faz brilhar na tela.

Pontos contra: Seu brilho pode não ser suficiente e acabar sendo ofuscada com todas as atenções do filme indo para Will Smith.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicada.

 

4. Caitríona Balfe (Belfast)

Filmado em preto e branco, Belfast acompanha a infância de Buddy (Jude Hill) e sua família, durante o tumultuado final dos anos 1960 na capital da Irlanda do Norte, que dá nome ao filme. Aqui, Caitríona Balfe interpreta a mãe do protagonista.

Razões para acreditar: Só o fato de Belfast ter se consagrado como o vencedor do prêmio do público no Festival de Toronto, já coloca o filme como um dos principais candidatos ao Oscar do ano que vem. Esse fato pode impulsionar o nome de Caitríona Balfe, que se destaca no elenco estelar do longa, entre os votantes da Academia.

Pontos contra: A atriz disputa a indicação com sua companheira de projeto Judi Dench, uma das atrizes mais amadas e respeitadas da indústria. Isso pode levar a uma divisão de preferência para a vaga na categoria e, consequentemente, seu nome ser esnobado em detrimento da lendária Dench.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicada.

 

5. Ruth Negga (Identidade)

Duas conhecidas de longa data que passaram anos sem se ver se reencontram casualmente e se reaproximam. Mas esse encontro dá lugar a uma obsessão que pode ameaçar o modo de vida de cada uma delas. Ruth Negga interpreta Clare, uma mulher negra de pele mais clara que vive escondendo sua verdadeira origem.

Razões para acreditar: Negga foi indicada por seus colegas para o prêmio do sindicato (SAG), além de ter sido eleita como a melhor coadjuvante do ano por várias associações de críticos nos Estados Unidos.

Pontos contra: A distribuição do filme também é pela Netflix que, naturalmente, faz uma campanha mais sólida pra Kristen Dunst em Ataque dos Cães.

Retrospectiva no Oscar: 1 indicação. Indicada como Melhor Atriz por Loving: Uma História de Amor (em 2017).

 

Brigando por uma vaga:

 

6. Ann Dowd (Mass)

 

7. Marlee Matlin (No Ritmo do Coração)

 

8. Jessie Buckley (A Filha Perdida)

 

9. Cate Blanchett (O Beco do Pesadelo)

 

10. Judi Dench (Belfast)

 

Correndo por fora:

Olga Merediz (Em um Bairro de Nova York), Toni Collette (O Beco do Pesadelo), Jayne Houdyshell (The Humans).


Veja as previsões para outras categorias aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Roseana Marinho

Roseana é publicitária e acha que os dias deveriam ter pelo menos 30h para trabalhar e ainda poder ver todos os filmes e séries que deseja. Não consegue parar de comprar livros ou largar o chocolate. Tem um lado meio nerd e outro meio bailarina.

roseanamh has 130 posts and counting.See all posts by roseanamh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *