Melhor Filme | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.


Previsões atualizadas em: 07/01/2022

(Legenda: ○ sem alteração |  subiu de posição |  caiu de posição… em relação à previsão anterior)

 

Saindo na frente:

 

1. Ataque dos Cães

Oscar 2022

Ataque dos Cães conta a história de dois irmãos donos de um grande rancho em Montana, nos Estados Unidos, que passam a se enfrentar quando um deles se casa. Após mais de dez anos longe do cinema, o longa é o retorno de Jane Campion à cadeira de direção.

Razões para acreditar: É, até o momento, a principal aposta da Netflix para o Oscar 2022. Teve sua estreia no Festival de Cinema de Veneza, sendo considerado um dos longas mais elogiados do evento. Como prova disso, saiu de lá com o Leão de Prata de Melhor Direção para Campion.

Pontos contra: A Netflix vem batendo na trave há alguns anos com filmes como O Irlandês e Mank que, mesmo recebendo muitas indicações, acabaram longe da estatueta de Melhor Filme. Será que dessa vez vai?

 

2. Belfast
Oscar 2022

Filmado em preto e branco, Belfast acompanha a infância de um menino durante o tumultuado final dos anos 1960 na capital da Irlanda do Norte, que dá nome ao filme.

Razões para acreditar: Projeto da vida do diretor Kenneth Branagh, Belfast teve sua estreia no Festival de Cinema de Telluride e foi considerado o tipo de filme irresistível para a parte mais conservadora e antiga da Academia. Já no Festival Internacional de Cinema de Toronto, além da reação positiva, se consagrou vencedor do prêmio do público. O longa também pode ser “a menina dos olhos” da ala britânica da Academia, o que já garantiria votos preciosos no Oscar 2022.

Pontos contra: Com as mudanças ocorridas na Academia em busca de mais diversidade entre seus votantes, filmes como Belfast ao mesmo tempo em que podem agradar a parte mais antiga da Academia, talvez não colem com a parte mais nova. Os dias de glória desse tipo de drama histórico Oscar bait pode ter ficado para trás…

 

3. Amor, Sublime Amor

Oscar 2022

Amor, Sublime Amor acompanha dois jovens de gangues rivais de Nova York que se apaixonam. No entanto, as tensões entre seus respectivos amigos se transformam em tragédia.

Razões para acreditar: É um remake do clássico de 1961 vencedor de 10 Oscars, incluindo Melhor Filme, que, sem dúvidas, é um dos maiores e mais bem sucedidos musicais de todos os tempos. Só esse fato coloca o filme como um dos mais aguardados do ano, da mesma forma que um dos mais cotados para o Oscar 2022.

Pontos contra: Comandado por Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor é a primeira aventura do diretor no gênero. Além disso, o filme não tem previsão nenhuma de aparecer em algum festival do final de 2022, o que pode afetar sua visibilidade.

 

4. King Richard: Criando Campeãs
Oscar 2022

Baseado em uma história real, King Richard: Criando Campeãs acompanha a jornada ao estrelato das tenistas Venus (Saniyya Sidney) e Serena Williams (Demi Singleton) a partir do ponto de vista de seu pai, Richard Williams (Will Smith), que, determinado em fazer de suas filhas atletas medalhistas, as treina com determinação e foco inquebráveis.

Razões para acreditar: Certamente a história da família Williams tem tudo para ser um dos filmes favoritos do público da temporada, e a presença do ator Will Smith com seu carisma e talento de sempre só irá reforçar isso.

Pontos contra: Cinebiografias ultimamente tem encontrado dificuldades em sair do lugar comum na hora de desenvolver a história de seus protagonistas. Além disso, pode vir a ser um melodrama cercado de clichês, o que, ainda assim, garantiria indicações para as atuações do filme, mas nada muito além disso.

 

5. Duna

Oscar 2022

Baseado no romance clássico da ficção científica de mesmo nome – considerado a “Bíblia” do gênero – escrito por Frank Herbet, Duna se passa num futuro distante onde planetas são comandados por casas nobres pertencentes a um império feudal intergaláctico. Nesse universo surge Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino além de sua compreensão. Ele precisará viajar para o planeta mais perigoso do universo, Arrakis, também conhecido como Duna, para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Em meio a isso, forças malévolas explodem em conflito pelo suprimento exclusivo do local de especiaria, o recurso mais precioso que existe, capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade.

Razões para acreditar: Talvez a maior aposta da Warner Bros. para a temporada de premiações, Duna tem em sua direção, elenco estelar, história e parte técnica imponente seus maiores trunfos, podendo levar o filme a alçar voos bem altos no Oscar 2022. Também teve uma recepção muito positiva em sua estreia no Festival de Cinema de Veneza e fez todo o circuito de festivais nos meses de setembro e outubro, o que contribuiu bastante para a campanha do longa. Duna também é um sucesso de bilheteria, o que o coloca como potencial favorito do público, garantindo torcida e mais audiência para a premiação.

Pontos contra: É uma ficção científica, e a Academia não tem o hábito de indicar longas desse gênero nas principais categorias da premiação.

 

6. Licorice Pizza

O novo filme do diretor Paul Thomas Anderson acompanha a trajetória de um estudante do ensino médio se tornando ator na década de 1970.

Razões para acreditar: Paul Thomas Anderson. O diretor virou um dos preferidos da Academia, da mesma forma que seus filmes estão sempre entre os melhores do ano para a crítica. Sendo assim, qualquer novo projeto do realizador é sempre aguardado com expectativas lá no alto.

Pontos contra: O longa não participou de nenhum dos principais festivais do final do ano, o que pode afetar a visibilidade do mesmo para a temporada de premiações.

 

7. No Ritmo do Coração

Remake do longa francês de 2014 “La Famille Bélier”, No Ritmo do Coração acompanha a jovem de 17 anos Ruby (Emilia Jones), a única pessoa que ouve em sua família de surdos. Quando o negócio de pesca da família é ameaçado, ela se vê dividida entre perseguir seu amor pela música e seu medo de abandonar seus pais e irmão.

Razões para acreditar: No Ritmo do Coração pode vir a ser aquele candidato pequeno, vindo diretamente de Sundance, que vira a mexe se destaca na temporada e acaba sendo indicado ao Oscar. O filme tem sido muito lembrado nas listas de melhores do ano dos círculos e associações de críticos dos Estados Unidos e também conquistou importantes nomeações no Globo de Ouro e no Critics’ Choice Awards.

Pontos contra: O filme foi arrematado pela Apple TV+ no Festival de Sundance 2021 pelo valor recorde de 25 milhões de dólares, no entanto, ainda que esteja sendo lembrado, a plataforma de streaming não tem feito muito pela campanha do filme na temporada de premiações. E, como sabemos, não é só qualidade que garante indicações ao Oscar.

 

8. O Beco do Pesadelo

Oscar 2022

Baseado no livro de mesmo nome escrito por William Lindsay Gresham, O Beco do Pesadelo é o tão esperado novo filme do diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro. O filme acompanha um jovem e ambicioso rapaz (Bradley Cooper), com talento para manipular pessoas com algumas palavras bem escolhidas, que se envolve com uma psiquiatra (Cate Blanchett) que é ainda mais corrompida do que ele. No início, os dois aproveitam o sucesso extorquindo pessoas usando seus truques mentalistas, mas ela, de repente, se volta contra ele, passando a manipular o outrora manipulador.

Razões para acreditar: Para além do elenco estelar que conta com nomes como Bradley Cooper, Cate Blanchett, Willem Dafoe, Toni Collette e Rooney Mara, é o primeiro longa de Guillermo del Toro após vencer o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção com A Forma da Água. Se tratando do diretor, já podemos esperar sua criatividade marcante de sempre, assim como seu perfeccionismo técnico.

Pontos contra: A princípio, O Beco do Pesadelo se apresenta como um thriller psicológico noir. Se for realmente assim, pode vir a limitar um pouco o acesso ao filme tanto para o público em geral quanto para a Academia, já que ela geralmente é resistente à filmes de gênero, mesmo que no passado tenha premiado diversos outros longas de temática semelhante.

 

9. The Tragedy of Macbeth

Oscar 2022

Nova adaptação de uma das peças mais conhecidas de William Shakespeare, Macbeth (Denzel Washington), o “Thane de Glamis”, recebe uma profecia de um trio de bruxas de que um dia ele se tornará rei da Escócia. Consumido pela ambição e levado à ação por sua esposa, Lady Macbeth (Frances McDormand), ele mata seu rei e assume o trono para si. O longa foi filmado em preto e branco e será o primeiro projeto dirigido por um dos irmãos Coen sem o envolvimento do outro.

Razões para acreditar: Joel Coen, em parceria com seu irmão Ethan Coen, colecionam indicações ao Oscar, inclusive vencendo Melhor Filme e Melhor Direção em 2008 com o longa Onde os Fracos Não Têm Vez. Dessa vez, em voo totalmente solo, Joel retorna com um conhecido texto de Shakespeare liderados por dois excepcionais atores, talvez essa seja a fórmula do sucesso e ele se consagre vencedor novamente.

Pontos contra: “Macbeth” é um clássico que já foi adaptado muitas e muitas vezes e das mais diversas formas. Pode não trazer nada de novo que chame a atenção da Academia.

 

10. Não Olhe Para Cima

Oscar 2022

Não Olhe Para Cima conta a história de dois astrônomos de baixo nível que devem fazer uma turnê pela mídia para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa que destruirá o planeta Terra.

Razões para acreditar: Além de Ataque dos Cães, Não Olhe Para Cima é outra grande aposta da Netflix para a temporada de premiações. Adam McKay, diretor do longa, já virou queridinho da Academia. Seus dois últimos filmes A Grande Aposta e Vice foram indicado ao Oscar de Melhor Filme. Outro ponto importante é que certamente o filme possui o elenco mais estelar do ano, contando com nomes de peso como Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Jonah Hill, Timothée Chalamet, Ariana Grande, entre muitos outros.

Pontos contra: Além da zica que a Netflix tem de bater na trave há um tempo no Oscar, Não Olhe Para Cima é uma comédia, e filmes desse gênero são normalmente ignorados pela Academia. Pode ser o melhor filme do ano, mas a premiação não costuma dar muito valor.

 

Brigando por uma vaga:

 

11. tick, tick… BOOM!

 

12. A Filha Perdida

 

13. Spencer

 

14. Apresentando os Ricardos

 

15. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

 

Correndo por fora:

Sempre em FrenteCyranoCasa Gucci; Mass; Madres Paralelas


Veja as previsões para outras categorias aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Vinicius Dias

Carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

vinicius_bmcd has 84 posts and counting.See all posts by vinicius_bmcd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *