20 anos, 20 curiosidades de Harry Potter e a Pedra Filosofal

 

Lançado no Brasil em 23 de novembro de 2001, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi a primeira adaptação dos livros de J.K. Rowling que chegou às telas de cinema. É nele que Harry começa a sua descoberta de um novo e mágico mundo, junto com os futuros Potterheads como eu. E para comemorar os 20 anos do início desta saga, selecionei vinte curiosidades do primeiro filme. Confira abaixo!

 

1. Os olhos de Harry

Harry Potter

No livro, os olhos de Harry são verdes enquanto os do intérprete do personagem, Daniel Radcliffe, são azuis. O ator deveria utilizar lentes para que seus olhos ficassem conforme a descrição do livro, porém, teve uma reação alérgica a elas, fazendo com que seus olhos permanecem azuis na produção.

 

2. Alergia de Daniel Radcliffe

Harry Potter

Além das lentes, Daniel também tinha alergia aos óculos usados por Harry. O ator contou que, sempre que os usava, ficava com dois anéis de espinhas e manchas ao redor dos olhos. O acessório teve que ser trocado quando ele foi diagnosticado com dermatite de contato alérgica causada pelo níquel, material encontrado em muitos produtos de metal, incluindo armações de óculos.

 

3. O rap que deu o papel de Rony Weasley a Rupert Grint

Harry Potter

Para conseguir o papel de Rony Weasley, o pequeno Rupert Grint se vestiu como sua professora de teatro e fez um rap sobre o personagem em sua audição. Seu rap começou com “Hello there, my name is Rupert Grint. I hope you like this and don’t think I stink. I’m 4 foot 9 and age 11“.

 

4. Os dentes de Hermione

Harry Potter

Segundo a descrição do livro, Hermione deveria ter dentes da frente maiores do que o normal. Durante a primeira cena filmada, deram à Emma Watson dentes falsos. No entanto, ela teve problemas para falar claramente e o diretor Chris Columbus decidiu remover as próteses das demais cenas.

 

5. Atenção da produção às leis de trabalho infantil

Harry Potter

Como os três atores principais eram crianças na época das filmagens, a produção de Harry Potter e a Pedra Filosofal precisou seguir com muito cuidado e atenção as leis de trabalho infantil. Por conta disso, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint podiam ficar apenas 9 horas por dia nos estúdios, sendo uma delas reservada para almoço. Além disso, a cada hora era necessário um intervalo de 15 minutos. Essas regras fizeram com que as gravações levassem muito mais tempo para serem finalizadas.

 

6. Gratidão à neta de Richard Harris

Harry Potter

Richard Harris só aceitou o papel de Dumbledore após um apelo praticamente inaceitável de sua neta de 11 anos. Muito fã dos livros, ela ameaçou nunca mais falar com ele caso recusasse o trabalho.

 

7. Fred e Jorge de cabelos castanhos?

Harry Potter

James Phelps e Oliver Phelps, os intérpretes de Fred e Jorge Weasley, na verdade têm cabelos castanhos. Eles ficavam mais de três horas tingindo os cabelos – e as sobrancelhas – para interpretar os amados gêmeos ruivos.

 

8. Snape foi quase interpretado por…

Harry Potter

Tim Roth, consagrado ator britânico, foi convidado para interpretar Snape, mas recusou o convite por já estar envolvido na produção de Planeta dos Macacos, de Tim Burton.

 

9. Alan Rickman escolhido a dedo

Harry Potter

Após isso, Alan Rickman foi escolhido a dedo por J.K. Rowling para interpretar Snape. Ele recebeu instruções especiais dela sobre o personagem e ficou sabendo de detalhes vitais da história do personagem que só foram revelados no último livro.

 

10. A parte favorita de Tom Felton

Harry Potter

Tom Felton não leu nenhuma das obras antes da audição. Durante o teste, quando Chris Columbus perguntou qual era a sua parte favorita no livro, o ator disse que era a de Gringotes, exatamente igual ao que o candidato anterior havia dito. Columbus percebeu a situação, achou muito engraçado e acabou o escolhendo.

 

11. Audições de Tom Felton

Tom fez audições para os papéis de Harry Potter e Rony Weasley. Porém, foi escolhido para encarnar o pequeno vilão Draco Malfoy.

 

12. A filha de Chris Columbus

Além do elenco principal, a única criança que passa pelo Chapéu Seletor com destaque é Susan Bones. A garota escolhida para a Lufa-Lufa é, na verdade, Eleanor, filha do diretor Chris Columbus.

 

13. Outros talentos no quadribol

Na cena em que Harry está nervoso por conta do jogo de quadribol, ele é levado para ver um antigo troféu da escola que mostra o talento de seu pai, James, no esporte. Mas somente os mais atentos reparam que, ao lado da medalha do pai de Harry, o nome de McGonagall também aparece, assim como o do diretor de arte do longa, John King.

 

14. Dever de casa nas filmagens

Para ter uma atmosfera mais autêntica em cenas que estavam estudando, os atores mirins foram instruídos a fazer seus deveres de escola reais durante as filmagens.

 

15. Hagrid e o tema do filme

Em uma das passagens do filme, quando Harry, Rony e Hermione encontram Hagrid, ele está tocando a música principal do filme na flauta.

 

16. Vauxhall Cavalier e Vauxhall Vectra

Se prestar atenção no início de Harry Potter e a Pedra Filosofal onde você pode ver a vizinhança de Harry, todas as casas têm carros Vauxhall Cavalier estacionados na garagem. Estes modelos foram produzidos entre 1975 e 1995. Para mostrar a passagem do tempo, eles foram substituídos pelo Vauxhall Vectra, que foi fabricado de 1988 a 2008 pela Opel (General Motors).

 

17. Ana Bolena em Harry Potter?

Um dos retratos que está pendurado na parede de Hogwarts é o de Ana Bolena, a segunda esposa do rei Henrique VIII e mãe da Rainha Elizabeth I. Segundo uma crença popular, ela era uma bruxa.

 

18. Contribuição de J.K. Rowling para o roteiro do filme

Para evitar revelações futuras sobre a trama, o roteiro do momento do flashback envolvendo a morte dos pais de Harry foi escrito pela própria J.K. Rowling.

 

19. As velas flutuantes

As velas flutuantes do Salão Principal de Hogwarts foram criadas usando castiçais em forma de vela suspensos por fios que se moviam para cima e para baixo para dar a impressão de que estavam flutuando. Um dia, um dos fios partiu devido ao calor da chama e a vela caiu no chão. Ninguém ficou ferido, mas, a partir daí, decidiram recriar as velas usando computação gráfica para ser mais seguro a todos.

 

20. As locações de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, as cenas dos corredores de Hogwarts foram filmadas na Abadia de Lacock enquanto a parte externa foi no Castelo de Alnwick. Já o Beco Diagonal foi gravado no Leandenhall Market, o histórico mercado londrino, e a sede diplomática da Austrália no Reino Unido, o Australia House, recebeu as gravações do Gringotes. O bate-papo de Harry com a cobra aconteceu no Zoológico de Londres e, por fim, a Escola de Teologia da Biblioteca Bodleian, na Universidade de Oxford, foi transformada na enfermaria de Hogwarts para os filmes, além da Duke Humfrey’s Library servir de biblioteca da escola de bruxos.

 

  • Confira a nossa crítica especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Basta clicar aqui.
  • Confira também uma publicação especial com as principais diferenças entre o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal e o filme. Basta clicar aqui.
  • Confira nosso post com os melhores filmes e séries estrelados por atores de Harry Potter após o fim da franquia. Basta clicar aqui.

 

Gostou do conteúdo do Clube da Poltrona? Então segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e fique por dentro em primeira mão das novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Natália Lippo

Paulistana, é formada em jornalismo e é de Peixes com ascendente em Peixes. Adora um bom filme – mesmo que seja clichê – e revê milhões de vezes aqueles que mais gosta. Não larga as séries, os livros e acredita que deveria ser socialmente aceitável dançar as músicas que tocam nos fones de ouvido na rua.

naty-lippo has 33 posts and counting.See all posts by naty-lippo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *