Harry Potter e a Pedra Filosofal: As Principais Diferenças Entre o Livro e o Filme
Apesar de ser considerado uma das adaptações mais fiéis de Harry Potter, o primeiro filme do bruxo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, que completa 20 anos de lançamento em 2021, possui algumas diferenças notáveis se comparado com o texto original de J.K. Rowling.
Neste artigo especial, o Clube da Poltrona destaca as principais delas:
A aparência dos personagens principais em Harry Potter e a Pedra Filosofal
O modo como os personagens são descritos no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal não são seguidos exatamente a risca na adaptação para o cinema. No protagonista Harry Potter é ressaltado seus cabelos bagunçados e seus olhos verdes, mas no filme seu cabelo não é exatamente bagunçado e seus olhos são azuis (leia mais sobre a mudança nos olhos de Harry aqui).
Hermione Granger é descrita como tendo cabelos cheios e dentes da frente grandes. A atriz Emma Watson, por sua vez, têm dentes de tamanho normal e seu cabelo, embora seja um pouco cheio, não é exatamente igual ao descrito no livro.
Harry e Draco se conhecem de maneira diferente
No filme, Harry conhece seu rival Draco Malfoy depois que chega a Hogwarts, antes da seleção do Chapéu Seletor. A essa altura, Draco já sabia quem Harry era e se apresenta para ele, oferecendo sua amizade.
No livro é diferente. Harry e Draco se conhecem na loja Madame Malkin Roupas para Todas as Ocasiões, no Beco Diagonal. Apesar de não saber quem é Draco e Draco também não saber que aquele é o “Menino-Que-Sobreviveu”, Harry não simpatiza muito com o garoto Malfoy. Posteriormente, no Expresso de Hogwarts, Draco reencontra Harry já sabendo de quem ele se trata, nascendo ali a inimizade entre os dois.
O que levou o trio a cruzar com Fofo, o cão de três cabeças, em Harry Potter e a Pedra Filosofal?
No filme, depois de fugirem de Filch e Madame Nor-r-ra, o trio Harry, Rony e Hermione acaba entrando acidentalmente na sala onde Fofo guarda o alçapão da Pedra Filosofal.
Por sua vez, no livro, Harry e Rony aceitam o desafio de Draco Malfoy para um duelo à meia-noite. Mesmo com os avisos de Hermione, os garotos saem da cama no meio da noite apenas para descobrir que Draco os havia enganado e, na verdade, avisara Filch de que eles estariam fora da cama. Os dois conseguem contornar a situação, junto com Hermione e Neville, mas acabam entrando no corredor proibido onde Fofo guardava o alçapão.
Harry vê toda sua família no Espelho de Ojesed
Na adaptação para os cinemas, ao encontrar o Espelho de Ojesed – que mostra os seus desejos mais profundos –, Harry vê pela primeira vez a figura de Tiago e Lílian Potter, seus pais falecidos quando ele tinha um ano de idade.
No entanto, no livro, Harry não apenas vê seus pais, como também seus avós e todo um grupo de antepassados.
O campeonato de quadribol
Enquanto no filme, assistimos apenas a primeira partida de quadribol com a Grifinória enfrentando a Sonserina, no livro, o garoto ainda joga contra a Lufa-Lufa, em um jogo onde o árbitro é Snape.
Mais tarde, no romance, é dito que Snape decidira apitar o jogo a fim de impedir que Quirrell fizesse algo contra a vida de Harry.
A resolução do enredo de Norberto
O dragão Norberto tem um papel relativamente maior no livro que no filme. Na produção para os cinemas, o trio sai durante a noite para visitar Hagrid e lhes contar o que sabem sobre a Pedra Filosofal e sua teoria sobre Snape estar tentando roubá-la. Na cabana, eles presenciam o nascimento de Norberto, um dragão norueguês que Hagrid ganhara de presente de um estranho em um bar. A visita custa caro para os garotos, já que Draco Malfoy os denuncia para a Professora McGonagall, fazendo com que eles percam pontos para a Grifinória e que, incluindo Malfoy, ganhem uma detenção.
No livro, as coisas são razoavelmente diferentes. Norberto passa um tempo na cabana de Hagrid e começa a crescer muito rápido. Os garotos armam um plano de entregar o dragão a Carlinhos, irmão de Rony, que trabalha com dragões na Romênia. Eles conseguem executar o plano com perfeição até o momento em que precisam deixar a Torre de Astronomia onde a entrega ocorreu.
Argo Filch flagra Harry e Hermione voltando da torre devido a uma denúncia de Malfoy. Neville acaba sendo detido também por tentar avisar aos amigos sobre Draco. Este último é igualmente detido quando é pego pela Professora McGonagall. Rony, que está repousando na Ala Hospitalar devido a uma mordida de Norberto, não está presente nessa parte e acaba se livrando da detenção.
Os desafios da Pedra Filosofal
Após passarem por Fofo e entrarem no alçapão, algumas coisas são diferentes em comparação entre o livro e o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal. No entanto, a principal mudança é a ausência de “dois desafios” no filme.
Enquanto no livro, o trio passa por um Trasgo Montanhês desacordado após enfrentarem o Xadrez de Bruxo, no filme isso não acontece. O mesmo se aplica ao desafio das poções, que é o último obstáculo enfrentado por eles antes que Harry siga sozinho em busca da Pedra. No longa, após o jogo de xadrez, Hermione e Rony ficam para trás enquanto Harry segue só.
- Confira a nossa crítica especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Basta clicar aqui.
- Confira também o nosso Listão do Clube especial com 20 curiosidades de Harry Potter e a Pedra Filosofal em comemoração aos 20 anos de lançamento do filme no Brasil. Basta clicar aqui.
- Confira nossa publicação especial com os melhores filmes e séries estrelados por atores de Harry Potter após o fim da franquia. Basta clicar aqui.
Gostou do conteúdo do Clube da Poltrona? Então segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e fique por dentro em primeira mão das novidades do site.