Melhor Roteiro Adaptado | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.

Previsões atualizadas em: 26/01/2022

Saindo na frente:

1. Ataque dos Cães

Roteiro de: Jane Campion, baseado no romance “O Poder do Cão”, de Thomas Savage.

Jane Campion se consagrou vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1994, com O Piano. Dessa vez, a diretora e roteirista neozelandesa surge como favorita a uma indicação para Melhor Roteiro Adaptado. Seu western Ataque dos Cães, que desconstrói a imagem do cowboy americano e discute sobre machismo e dinâmicas de poder, só mostra mais uma vez o quanto Campion é fantástica e ainda tem muito a oferecer ao cinema.

2. A Filha Perdida

Roteiro de: Maggie Gyllenhaal, baseado no romance “A Filha Perdida”, de Elena Ferrante.

Estreando na função de diretora e roteirista, a atriz Maggie Gyllenhaal começou com o pé direito. Seu A Filha Perdida é um excepcional estudo de personagem sobre maternidade. Surpreendendo no Globo de Ouro, o longa promete também se destacar entre os indicados ao Oscar, inclusive surgindo na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, podendo dar trabalho a Campion.

3. No Ritmo do Coração

Roteiro de: Sian Heder, baseado no roteiro do filme “La Famille Bélier”, escrito por Victoria Bedos, Thomas Bidegain, Stanislas Carré de Malberg e Éric Lartigau.

Remake em língua inglesa, dirigido e roteirizado Sian Heder, de um dos filmes franceses mais populares dos últimos anos, No Ritmo do Coração é aquele longa capaz de derreter os corações mais gelados. Tocante e igualmente divertido, a adaptação da história da jovem Ruby, a única pessoa que ouve em sua família de surdos, que se vê dividida entre perseguir seu amor pela música e seu medo de abandonar seus pais e irmão, pode encantar os votantes da Academia e garantir sua indicação a Melhor Roteiro Adaptado.

4. Amor, Sublime Amor

Roteiro de: Tony Kushner, baseado no musical “West Side Story”, concebido por Jerome Robbins, com música de Leonard Bernstein, letras de Stephen Sondheim e libreto de Arthur Laurents.

A modernização da história clássica de Amor, Sublime Amor, ao aprofundar os personagens latinos e também trazer o tema da gentrificação para a trama, pode ser recompensados com uma indicação a Melhor Roteiro Adaptado no Oscar. O remake, dirigido por Steven Spielberg e roteirizado por Tony Kushner, consegue de forma muita bem sucedida equilibrar a homenagem ao musical de 1961 e corrigir problemas envolvendo representatividade, sem que perca sua energia e essência.

5. Drive My Car

Roteiro de: Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe, baseado no conto “Drive My Car”, de Haruki Murakami.

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e selecionado para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021, o longa japonês, dirigido e co-roteirizado Ryusuke Hamaguchi, Drive My Car tem todas as credenciais para conseguir uma nomeação a Melhor Roteiro Original no Oscar. Favorito para vencer Melhor Filme Internacional, o projeto a cada dia que passa tem se fortalecido mais e mais na temporada de premiações.

Brigando por uma vaga:

6. Duna

Roteiro de: Jon Spaihts, Denis Villeneuve e Eric Roth, baseado no romance “Duna”, de Frank Herbert.

7. A Tragédia de Macbeth

Roteiro de: Joel Coen, baseado na peça “Macbeth”, de William Shakespeare.

8. O Beco do Pesadelo

Roteiro de: Guillermo del Toro e Kim Morgan, baseado no romance “Nightmare Alley”, de William Lindsay Gresham.

9. Identidade

Roteiro de: Rebecca Hall, baseado no romance “Passing”, de Nella Larsen.

10. The Humans

Roteiro de: Stephen Karam, baseado na peça “The Humans”, de Stephen Karam.

Correndo por fora:

Casa Gucci (Roteiro de: Becky Johnston e Roberto Bentivegna, baseado no romance “Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte”, de Sara Gay Forden); Cyrano (Roteiro de: Erica Schmidt, baseado no musical “Cyrano”, com música de Aaron Dessner e Bryce Dessner, letras de Matt Berninger e Carin Besser, e libreto de Erica Schmidt, que por sua vez é baseado na peça “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand).

Veja as previsões para outras categorias aqui.

Vinicius Dias

Carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

vinicius_bmcd has 84 posts and counting.See all posts by vinicius_bmcd