Na Netflix | Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars

Sigrit (Rachel McAdams) e Lars (Will Ferrell) formam a dupla musical Fire Saga, sinônimo de chacota de uma pequena cidade da Islândia, que sonha em vencer o Eurovision Song Contest, considerado o maior concurso musical do mundo, que reúne países de toda a Europa e alguns países convidados. Em um golpe de sorte, são selecionados para participar das eliminatórias islandesas e, mesmo se apresentando de forma desastrosa, acabam sendo escolhidos para representar o país na competição devido a um acidente que tirou a vida de todos os outros competidores. Será que eles vão conseguir realizar o seu sonho de ganhar o concurso e provar para todos que não são uma piada?

Para quem não conhece, o Eurovision Song Contest é uma competição musical anual que nasceu nos anos 1950 com o objetivo de ser uma forma de unir o continente europeu através da música, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Não fazendo questão de esconder sua breguice e aura pop escapista em suas mais de seis décadas de existência, o concurso revelou para o mundo artistas como ABBA, representando a Suécia, e Céline Dion, representando a Suíça (mesmo sendo canadense), atraindo entre 100 e 600 milhões de espectadores internacionalmente a cada edição, sendo um dos eventos não esportivos mais vistos do mundo.

Antes de qualquer coisa, é preciso explicitar que Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars é a visão estadunidense sobre o concurso que nunca chamou a atenção no país e também da Islândia, podendo soar ofensivo. Se apresentando como uma comédia musical que tenta fazer uma sátira da competição e seus participantes excêntricos, o filme falha totalmente em ser minimamente engraçado.

As sucessivas piadas, especialmente as sobre aquele microuniverso musical, não fazem rir em sua esmagadora maioria, principalmente pelo péssimo timing cômico que tem (ou a falta dele, no caso) muito pela atuação vergonhosa de Will Ferrell. Além de excessivamente longo, o filme segue aquela velha cartilha sobre seguir seus sonhos e não desistir até alcançá-los, já vista em tantos outros projetos semelhantes. Muda-se a roupagem mantendo a mesma mensagem batida de sempre.

O que salva o novo lançamento da Netflix é o carisma de Rachel McAdams, que carrega o filme nas costas com uma personagem bobinha, mas irresistível; e a parte musical. Sim, o festival é cafona, contudo, particularmente, é uma cafonice divertida, colorida, animada e luminosa, que possui uma mensagem de união de países interessante, ainda mais num continente historicamente tão belicoso como o europeu.

Inclusive, o nome dos atores e das atrizes aparecendo com a bandeira de seus países de origem ao lado nos créditos finais é um recurso muito interessante que demonstra a diversidade e união das pessoas que trabalharam no filme, entrando em consonância com a função do Eurovision. As canções, principalmente a última da dupla Fire Saga, se encaixam perfeitamente no que é normalmente apresentado na competição, tornando a experiência orgânica para quem conhece, mesmo que um pouco, o conteúdo do festival.

Há ainda a participação especial de diversos ex-competidores no filme, como Conchita Wurst (vencedora da edição de 2014, representando a Áustria), Alexander Rybak (vencedor da edição de 2008, representando a Noruega), Loreen (vencedora da edição de 2012, representando a Suécia), Salvador Sobral (vencedor da edição de 2017, representando Portugal), entre outros. Assim como a cantora Demi Lovato e o apresentador irlandês Graham Norton em breves participações.

Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars é uma sátira excessivamente longa, não muito inspirada, e menos ainda engraçada, sobre um dos concursos mais populares do mundo, que só não é um desastre total graças a Rachel McAdams, suas músicas e apresentações.

Para assistir o filme na Netflix, é só clicar aqui.

Nota: ★★✰✰✰

 

Ficha Técnica

Título Original: Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga

Ano de Lançamento: 2020

Direção: David Dobkin

Roteiro: Will Ferrell & Andrew Steele

Elenco: Rachel McAdams, Will Ferrell, Pierce Brosnan, Dan Stevens, Melissanthi Mahut, Demi Lovato, Graham Norton

Fotografia: Danny Cohen

Montagem: Greg Hayden

Trilha Sonora: Atli Örvarsson

Gostou? Siga e compartilhe!

Vinicius Dias

Carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

vinicius_bmcd has 84 posts and counting.See all posts by vinicius_bmcd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *