Persona | Lloyd Kaufman (Troma)

 

Lloyd Kaufman certamente é o nome mais lembrado quando falamos de filmes trash. Criada em 1974 por Lloyd Kaufman e Michael Herz, a Troma Entertainment é hoje a mais antiga produtora independente em funcionamento no mundo, tendo sido responsável por distribuir milhares de filmes em todas as regiões do globo.

Stanley Lloyd Kaufman nasceu no ano de 1945 em Nova Iorque. Ser diretor de cinema nunca foi seu real sonho. Kaufman desejava mesmo era trabalhar em musicais da Broadway. Enquanto estudava em Yale, foi colega de classe de Oliver Stone e teve contato com filmes “B” e trabalhos de Roger Corman. Um pouco depois, ainda em Yale, foi produtor do curta-metragem de um colega. Isso foi o gatilho para que ele comprasse uma câmera e fizesse seu primeiro curta, o registro de um porco sendo abatido durante suas férias na África.

Lloyd Kaufman

Os primeiros filmes de Lloyd Kauffman

Há quem considere esse primeiro curta como o nascimento da Troma devido a sua estética grotesca e chocante. Certamente o que conhecemos hoje como marca das produções de Kaufman já estava presente naqueles 15 minutos.

Em 1971, fruto de suas economias, dirigiu seu primeiro filme The Battle of Love’s Return, uma comédia sobre um perdedor que encontra em seu caminho pessoas peculiares. Esse filme foi como uma homenagem a Charles ChaplinBuster Keaton, Harold Lloyd e Woody Allen. Obviamente é uma comédia recheada de gags, tombos e confusões. Quando finalizado, Lloyd detestou o filme, porém o público o recebeu bem, comparando seu feito às comédias de Mel Brooks

Após realizar esse longa, formou um estúdio chamado 15th Street Films com os amigos e produtores Frank Vitale e Oliver Stone. Nesse período, fizeram os filmes Sugar Cookies (1973) e Cry Uncle (1971), ambos dirigidos por John G. Avildsen. Paralelo a esses projetos o multi homem esteve presente nos bastidores de filmes como Rocky: Um Lutador (1976) e Os Embalos de Sábado à Noite (1977). 

Nessa época, Lloyd já conhecia de seus tempos em Yale seu futuro sócio Michael Herz. Ele, ao ver Kaufman em uma pequena cena de Cry Uncle, o contatou porque também queria entrar no ramo do cinema. Kaufman rapidamente o contratou, pois Oliver Stone havia saído para fazer seus próprios filmes. Embora tenha criado uma produtora de longas convencionais, o diretor também trabalhou em filmes pornôs como supervisor de produção, roteirista, fotógrafo e até montador. 

Lloyd Kaufman The Toxic Avenger

Assim nasce a Troma

No entanto, a produtora foi a falência após Michael investir erroneamente em um título que eles acreditaram que seria seu maior sucesso. Os dois amigos ficaram devendo milhares de dólares a investidores, familiares e amigos. Buscando uma maneira de pagar seus débitos, Lloyd forma com Michael a Troma Studios, em 1975. 

A procura de filmes bons para fazerem, conhecem Joel M. Reed e editam seu filme Mestre Sardu e o Trio de Terror que, ao ser concluído, recebe o título de O Incrível Show de Torturas ou Bloodsucking Freaks. O título arrecadou o bastante para que o aluguel fosse pago e a empresa não fosse fechada. Em seguida, o restante do dinheiro arrecadado foi usado na produção de Espreme-Espreme no Beisebol (1979), projeto encomendado para ser um filme sexy, quase pornô, mas sobre softball. Ainda que as pessoas não quisessem assistir ao filme, o destino atuou em seu favor: um cinema que estava para exibir outro longa, mas teve a programação frustrada pelo distribuidor, optou por exibir seu título. Como resultado, o filme foi um sucesso.

Enfim, o sucesso

A partir daí alguns milhões foram faturados e Lloyd e Michael compraram seu próprio prédio (até hoje sede da Troma). Em seguida, suas produções foram várias comédias sexy como Garçonete! (1981), A Primeira Bimbada (1983) e Stuck on You! (1982). Diante da quantidade de comédias sendo feitas, Lloyd tem a ideia de mesclar comédia com horror para tentar fazer algo diferente. Essa ideia foi impulsionada após ele ler uma matéria que declarava os filmes de terror como mortos. Assim nasceu Health Club Horror, que posteriormente foi renomeado com O Vingador Tóxico (1984). 

O monstro tóxico Melvin Junko foi um sucesso e colocou a Troma em destaque. Melvin virou a cara da Troma e seus filmes passaram a ser cultuados. Assim, a Troma distribuiu milhares de filmes e consolidou sua fama. Lloyd manteve sua carreira com diretor, produtor e roteirista. Ao longo dos anos lançou títulos conhecidos como O Monstro do Armário (1986), clássico do Cinema em Casa.

Lloyd Kaufman The Toxic Avenger

Nomes como Samuel L. JacksonKevin Costner Marisa Tomei já participaram de filmes da produtora. Além disso, Matt StoneTrey Parker, criadores de South Park, já integraram a equipe da produtora. Seus filmes são muito reconhecidos em festivais de cinema de fantasia e diretores como Quentin Tarantino já afirmaram serem influenciados por suas obras.

Lloyd Kaufman participará da 12ª edição da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, que acontece pela primeira vez online. O evento ocorrerá entre os dias 9 e 13 de dezembro e será hospedado na plataforma Darkflix. Na CRASH, ele participará virtualmente com uma pequena retrospectiva da Troma e com sua masterclass “Do your own damn movie!”. 

Visite o site oficial da Troma

 

Fontes:

Leia também Listão do Clube | Filmes Trash

Gostou? Siga e compartilhe!

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

yasmine-evaristo has 50 posts and counting.See all posts by yasmine-evaristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *