Love, Club | Simplesmente Acontece
O que tem que ser, de fato será? Esta é a dúvida que permeia a cabeça de quem assiste Simplesmente Acontece. Rosie e Alex são melhores amigos desde sempre. Dividem seus segredos, pensamentos, seus sonhos, suas aspirações – já os sentimentos, nem tanto. Durante a comemoração do aniversário de 18 anos da garota, regada a muitos drinks, os dois acabam se beijando. “Mas já?”, os espectadores mais desavisados podem pensar. A grande questão é o que ocorre no dia seguinte: ela não se lembra de muita coisa e diz ao garoto que prefere esquecer aquela noite. É nesse ponto que começam os desencontros.
Eles acabam se envolvendo com outras pessoas e, quando menos esperam, a vida dos dois tomam rumos muito diferentes. Alex está a caminho de Harvard para estudar medicina e Rosie está grávida – após uma das cenas mais engraçadas e ao mesmo tempo desesperadoras envolvendo a perda de um preservativo – sendo obrigada a adiar seus planos de estudar nos Estados Unidos.
Ambos seguem com a vida e, mesmo a distância, a amizade dos dois permanece a mesma, como se os anos não tivessem passado. Mas a química entre os personagens de Lily Collins e Sam Claflin é inegável e faz com que o espectador torça para que eles se acertem logo. Mas quanto maior a torcida, mais os desencontros acontecem.
De salto em salto de tempo, eles vivenciam inúmeras situações como casamentos, separações, demissões, traições, empregos, perda de familiares, idas e vindas dos Estados Unidos para a Inglaterra. Nada consegue separar definitivamente o quase casal. E são nessas entrelinhas que mensagens importantes são escondidas.
O pai de Rosie a incentiva a jamais deixar que antigas crenças a limitem e a façam acreditar que um sonho é muito grande para ela. Já a mãe deixa claro que, estar grávida não torna o seu corpo propriedade pública e, por essa razão, só deve ser tocado se ela permitir. Já Ruby, sua amiga deste o momento em que descobre sobre a gravidez, e sua crescida filha Katie agem para abrir os olhos, incentivar e apoiar os passos da então mulher. São justamente estas relações, aliadas a amizade com Alex, que contribuem para que a personagem evolua e amadureça, com passos mais seguros para um futuro mais promissor.
O diretor alemão Christian Ditter acerta a mão no tom do filme quando une o enredo com uma fotografia incrível e uma trilha sonora que merece destaque. Nomes como Beyonce, Lily Allen, Eliott Smith, Kate Nash, KT Tunstall e até Elton John embalam as cenas e contribuem para sua construção temporal.
Mesmo com uma dinâmica digna de comédias românticas mais modernas, Simplesmente Acontece traz uma moral da história que é primordial para todos os relacionamentos desde sempre: não deixe para amanhã a conversa que pode ter hoje e não presuma o que o outro está sentindo. É melhor perguntar logo e decidir seus próximos passos que adiar sua felicidade.
Nota: ★★★★✰
Ficha técnica
Nome Original: Love, Rosie
Ano: 2014
Diretor: Christian Ditter
Roteiro: Juliette Towhidi
Elenco: Lily Collins, Sam Claflin, Christian Cooke, Jaime Winstone, Tamsin Egerton, Suki Waterhouse, Lily Laight,
Produção: Robert Kulzer, Simon Brooks
Trilha Sonora: Ralf Wengenmayr