Na Netflix | Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Conta-Ataca
Uma infância de Rá-Tim-Bum e Glub Glub na TV Educativa foi tudo o que precisou para que eu fosse puxada instantaneamente para a nostalgia dos stop motions no melhor estilo “massa de modelar”. Essa é também uma marca registrada da Aardman Animations, estúdio responsável por Wallace & Gromit, A Fuga das Galinhas e por Shaun, o Carneiro, que ganhou seu segundo longa-metragem, na Netflix.
Em Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Conta-Ataca, temos a volta do ácido humor britânico misturado com uma dose de besteirol também típicos do estúdio inglês para contar a nova aventura do carneiro. Um OVNI é visto na cidadezinha e com ele surge uma estranha – e gulosa – criatura que vai parar na fazenda onde vivem Shaun e seu rebanho. Bitzer, o cão que é quase o capataz por ali, como sempre tenta manter o rebanho na linha, o que poupa as ovelhas e carneiros de qualquer possibilidade de diversão, pelo menos sem arrumar confusão. Mas a chegada da pequena alienígena põe toda a organização do lugar de cabeça pra baixo, é claro.
Com cenários impressionantemente bem feitos, quase realistas, o filme não perde sua pegada lúdica, mas também não deixa de lado algumas piadas voltadas especificamente para o público um pouco mais adulto. Ou seja, como um filme de classificação livre, é um prato cheio para divertir a criançada com muita fofura e inocência dos personagens; mas, por outro lado, também rende muitas risadas aos adultos, principalmente quando faz uso de referências cinematográficas.
Essas referências trazidas em todo o filme nem precisam de um olhar tão atento assim para serem percebidas, mas naturalmente devem passar batidas para um público infantil. É o caso da trilha de 2001: Uma Odisseia no Espaço, dos desenhos feitos na plantação como em Sinais, do design do robozinho assistente do governo que lembra muito o Wall-E, do estilo bem MIB: Homens de Preto da agente enviada para investigar a chegada do OVNI e do figurino de Star Trek que o dono da fazenda usa em certo momento, só para citar alguns. Porém, talvez o momento de referência mais legal do filme seja a homenagem a ET: O Extraterrestre, quando Shaun e a alienzinha revivem uma das cenas mais icônicas da história do cinema, mas de uma forma bem peculiar.
Assim como A Fazenda Contra-Ataca, o primeiro longa de Shaun também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação. E se em 2016 o filme do carneiro perdeu para Divertidamente, em 2021 a história deve se repetir com a vitória de mais uma produção da Disney/Pixar. Não chega a ser uma escolha injusta, mas vale ressaltar como a animação britânica também está tranquilamente no patamar de entretenimento da melhor qualidade. Mesmo sem falas, Shaun e sua turma conseguem divertir o espectador e o que se vê na tela é o desenrolar de uma história que passeia pelas mais diversas emoções, do riso fácil ao coração quentinho.
Com um stop motion de cair o queixo, humor pra todos os gostos e muita fofura, Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Conta-Ataca é uma ótima pedida para quem quer passar 80 minutos dando risada.
Nota: ★★★★✰
Ficha Técnica:
Título Original: A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon
Ano: 2019
Direção: Will Becher, Richard Phelan
Roteiro: Mark Burton, Jon Brown, Richard Starzak, Nick Park
Estúdio: Aardman Animations
Trilha Sonora: Tom Howe