Melhor Ator | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.


Previsões atualizadas em: 30/01/2021

(Legenda: ○ sem alteração |  subiu de posição |  caiu de posição… em relação à previsão anterior)

 

Saindo na frente:

 

1. Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)

Neste drama biográfico, Will Smith dá vida à Richard Williams, pai e treinador das famosas tenistas Venus e Serena Williams. O personagem é um homem corajoso que foi fundamental na formação destas que são algumas das maiores atletas do mundo atualmente.

Razões para acreditar: Will Smith foi amplamente elogiado na exibição de King Richard no Festival de Cinema de Telluride. Além disso, ele tem à seu favor um drama de esporte e um personagem real, considerado inspirador para muitos da comunidade negra. O ator também lidera a lista de indicados de diversas premiações importantes, tais quais o SAG. O filme também tem ganhado apoio da indústria, aparecendo em diversos grandes prêmios.

Pontos contra: Faz cerca de 15 anos que Smith não dá às caras no Oscar. Apesar de ser um ícone, toda uma geração não o reconhece como um ator de premiação. Será que isso pode atrapalhá-lo?

Retrospectiva no Oscar: 2 indicações / Nenhuma vitória. Indicado como Melhor Ator por Ali (2002) e À Procura da Felicidade (2007).

 

2. Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)

Benedict Cumberbatch interpreta um rancheiro ranzinza e cruel neste western revisionista da diretora Jane Campion. Sua atuação é considerada um destaque do filme e aparece em todas as previsões dos especialistas.

Razões para acreditar: A Netflix já provou sua força quando se trata de levar produções ao Oscar. Diante da aclamação da crítica e o investimento da gigante da plataforma de streaming, Ataque dos Cães não deve passar batido, e seu ator principal de rosto amplamente conhecido, com certeza será lembrado. Cumberbatch não tem ficado ausente de nenhuma premiação considerada termômetro do Oscar, o que prova que uma indicação é praticamente garantida.

Pontos contra: Ainda que Cumberbatch seja um nome forte na categoria, existe sempre a chance da Academia ignorar um dos gigantes do ano e, com um pouco de azar, o ator poderia ser um deles.

Retrospectiva no Oscar: 1 indicação. Indicado como Melhor Ator por O Jogo da Imitação (2015).

 

3. Andrew Garfield (Tick, Tick… Boom!)

Desde o lançamento de Tick, Tick… Boom!, Andrew Garfield recebeu uma chuva de elogios por interpretar o criador de Rent, Jonathan Larson. O ator solta a voz no filme e entrega uma de suas performances mais aclamadas.

Razões para acreditar: Andrew Garfield tem recebido bastante atenção nos últimos meses, estando em mais de um trabalho relevante. Com a força da Netflix nas premiações, o carisma do astro na divulgação do filme e sua presença em todas as premiações importantes, é difícil imaginar um cenário onde Garfield não seja indicado.

Pontos contra: A competição para esta categoria está realmente acirrada e Garfield pode não encontrar espaço entre tantos atores veteranos e de destaque.

Retrospectiva no Oscar: 1 indicação em Melhor Ator por Até o Último Homem (2017).

 

 4. Denzel Washington (The Tragedy of Macbeth)

O bicampeão do Oscar Denzel Washington assume o papel de Lorde Macbeth neste filme em preto e branco de Joel Coen. Trata-se, é claro, de uma adaptação da peça de mesmo nome de William Shakespeare, e Washington foi amplamente aclamado por sua performance, considerada “magistral” e “poderosa” por muitos críticos.

Razões para acreditar: Denzel Washington é constantemente lembrado pela Academia, e certamente um filme como The Tragedy of Macbeth não deixará de dar oportunidades para seus atores brilharem. Uma indicação é quase certa!

Pontos contra: Difícil imaginar Denzel Washington sendo esnobado aqui, a não ser que, talvez, a Academia esteja disposta a renovar seus rostos.

Retrospectiva no Oscar: 9 indicações / 2 vitórias. Indicado como Melhor Ator Coadjuvante por Um Grito de Liberdade (1988) e Tempo de Glória (1990). Indicado como Melhor Ator por Malcom X (1993), Hurricane, o Furacão (2000), Dia de Treinamento (2002), O Voo (2013), Um Limite Entre Nós (2017) e Roman J. Israel (2018). Indicado a Melhor Filme, por ser produtor, por Um Limite Entre Nós (2017). Venceu por Tempo de Glória (1990) e Dia de Treinamento (2002).

 

5. Peter Dinklage (Cyrano)

Todo mundo conhece Peter Dinklage da popular série de TV Game of Thrones que lhe rendeu diversos prêmios Emmy. No entanto, agora o ator vai atrás do Oscar. E as chances são boas para ele, pelo menos para uma indicação. No novo filme de Joe Wright, Dinklage dá vida ao escritor francês Cyrano de Bergerac, personagem que ele já chegou a interpretar nos palcos em 2018.

Razões para acreditar: Dinklage é um ator reconhecido por seu trabalho na TV, mas nunca pelos seus papéis no cinema. Será difícil ignorar uma atuação tão triunfante e bem recebida como a do ator em Cyrano.

Pontos contra: A briga pela vaga de Melhor Ator está recheada de nomes grandes, desde astros já indicados ao Oscar até a vencedores do prêmio. Dinklage terá que derrubar vários deles para conseguir uma vaga.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.

 

Brigando por uma vaga:

6. Leonardo DiCaprio (Não Olhe Para Cima)

7. Bradley Cooper (O Beco do Pesadelo)

8. Timothée Chalamet (Duna)
9. Simon Rex (Red Rocket)

 

10.  Nicolas Cage (Pig)

Correndo por fora:

Javier Bardem (Being the Ricardos), Joaquin Phoenix (Sempre em frente)


Veja as previsões para outras categorias aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Evandro Lira

Evandro gosta tanto de filmes que escolheu a opção Cinema e Audiovisual no vestibular, e hoje cursa na UFPE. Em constante contato com a cultura pop, se divide entre as salas de cinema, as aulas sobre Eiseinsten, xingar muito no Twitter e a colaborar com o Clube da Poltrona.

evandro-lira has 73 posts and counting.See all posts by evandro-lira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *