Melhor Ator Coadjuvante | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.

Previsões atualizadas em: 02/02/2022

(Legenda: ○ sem alteração |  subiu de posição |  caiu de posição… em relação à previsão anterior)

Saindo na frente:

1. Kody Smit-McPhee (Ataque dos Cães)

O jovem ator australiano é uma das boas surpresas do novo filme de Jane Campion. Como Peter Gordon, um adolescente tímido, ele serve de oposição para o personagem de Benedict Cumberbatch, um dos donos do rancho em Montana que só despreza o garoto.

Razões para acreditar: A dobradinha com Cumberbatch é o ponto alto do filme, que vem como um dos favoritos para os prêmios nesta temporada.

Pontos contra: A indicação já é praticamente certa, mas uma vitória ainda pode escapar das suas mãos graças a sua pouca idade.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.

3. Ciarán Hinds (Belfast)

Belfast é um filme semiautobiográfico de Kenneth Branagh com as lembranças de como era crescer na cidade irlandesa no fim da década de 1960, um período tumultuado na região. Conhecemos o pequeno Buddy e seus familiares, entre os quais está Pop (Ciarán Hinds), o vovô que o ajuda com sua dificuldade em matemática e sempre tem um conselho sábio para dar.

Razões para acreditar: O filme vem como um dos prováveis queridinhos da temporada. Além disso, que coração resiste a um vovô gente boa com seu netinho?

Pontos contra: A briga por uma vaga entre os coadjuvantes pode ser com seu próprio colega de elenco, Jamie Dornan.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.

4. Jared Leto (Casa Gucci)

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Sara Gay Forden, a história de Casa Gucci acompanha como Patrizia Reggiani (Lady Gaga), ex-mulher de Maurizio Gucci (Adam Driver), conspirou para matar o marido. Aqui, Jared Leto interpreta Paolo Gucci, designer-chefe e vice-presidente da grife que dá nome ao filme, e, assim como Maurizio, também neto de Guccio Gucci.

Razões para acreditar: O fato de Jared Leto estar praticamente irreconhecível em Casa Gucci automaticamente o torna num nome competitivo para a categoria. O Oscar ama mudanças físicas radicais que transformam seus atores. Muitos podem dizer que é forçar a barra pra conseguir uma estatueta, mas, pegando o histórico da Academia, dá certo…

Pontos contra: Leto não é um dos atores mais amados de Hollywood. Seus métodos de atuação costumam ser controversos – e até extremos –, o que causou certa antipatia de seus pares à sua figura ao ponto de que nem a maquiagem pesada e as mudanças em sua aparência sejam suficientes para ganhar os votantes da Academia.

Retrospectiva no Oscar: 1 indicação / 1 vitória. Indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Clube de Compras Dallas (2013). Venceu como Melhor Ator Coadjuvante por Clube de Compras Dallas, em 2013.

4. Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
CODA, Troy Kotsur, 2021. © Apple TV+ / Courtesy Everett Collection

Uma adolescente se vê em uma encruzilhada: seguir seus sonhos ou ajudar sua família? Como a única de sua casa que não tem deficiência auditiva, ela sente o peso da responsabilidade. O ator Troy Kotsur interpreta o patriarca da família Rossi, um clã de pescadores.

Razões para acreditar: É praticamente não se emocionar (e, em muitas cenas, se divertir) com a interpretação de Kotsur como um pai que diz tudo o que pensa (em linguagem de sinais) e ao mesmo tempo é zeloso de sua família e seus negócios.

Pontos contra: Não existe necessariamente um pouco conta a não ser a própria concorrência cheio de nomes muito conhecidos e prestigiados.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicado.

5. Bradley Cooper (Licorice Pizza)

O novo filme do diretor Paul Thomas Anderson acompanha a trajetória de um estudante do ensino médio se tornando ator na década de 1970. Em Licorice Pizza, Bradley Cooper interpreta um produtor de filmes que também é mentor do protagonista.

Razões para acreditar: Cooper há tempos já é um queridinho da Academia. Trabalhar no novo filme de Paul Thomas Anderson pode garantir mais uma indicação ao Oscar para o ator.

Pontos contra: Assim como Jesse Plemons, Bradley Cooper também parece ter um papel pequeno em Licorice Pizza, já que seu nome nos créditos do trailer é o penúltimo. Fica a dúvida se sua participação no filme será o suficientemente memorável para garantir sua vaga na categoria.

Retrospectiva no Oscar: 8 indicações. Indicado a Melhor Roteiro Adaptado por Nasce uma Estrela (2019). Indicado a Melhor Filme, como produtor, por Sniper Americano (2015), Nasce uma Estrela (2019) e Coringa (2020). Indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Trapaça (2014). Indicado a Melhor Ator por O Lado Bom da Vida (2013), Sniper Americano (2015) e Nasce uma Estrela (2019).

Brigando por uma vaga:

6. Jamie Dornan (Belfast)

7. Mike Faist (Amor Sublime Amor)

8. J.K. Simmons (Apresentando os Ricardos)

9. Jason Isaacs (Mass)

10. Ben Affleck (Bar Doce Lar)

Correndo por fora:

Corey Hawkins (A Tragédia de Macbeth), Jesse Plemons (Ataque dos Cães), Forest Whitaker (Respect: A História de Aretha Franklin), Richard E. Grant (Todos Estão Falando Sobre Jamie), Willem Dafoe (O Beco do Pesadelo).

Veja as previsões para outras categorias aqui.

Roseana Marinho

Roseana é publicitária e acha que os dias deveriam ter pelo menos 30h para trabalhar e ainda poder ver todos os filmes e séries que deseja. Não consegue parar de comprar livros ou largar o chocolate. Tem um lado meio nerd e outro meio bailarina.

roseanamh has 130 posts and counting.See all posts by roseanamh