Melhor Atriz | Previsões Oscar 2022

Veja as previsões para outras categorias aqui.


Previsões atualizadas em: 30/01/2021

(Legenda: ○ sem alteração |  subiu de posição |  caiu de posição… em relação à previsão anterior)

 

Saindo na frente:

 

 

1. Kristen Stewart (Spencer)

Neste filme de Pablo Larrain, Kristen Stewart dá vida a uma das figuras mais fascinantes da cultura pop: a Princesa Diana. Sua performance é o elemento mais elogiado do longa, com sua voz, sotaque e trejeitos sendo comparados aos da Diana real.

Razões para acreditar: Os elogios à performance de Kristen Stewart são praticamente unânimes e Diana é até hoje uma pessoa bastante reverenciada. Não dá para negar também que interpretar uma pessoa real também costuma ajudar.  E além disso, Stewart tem sido um dos destaques da mídia desde que as primeiras imagens de Spencer foram divulgas.

Pontos contra: Apesar dos elogios da crítica e prêmios de diversos lugares, Stewart e Spencer não parecem ter agradado seus colegas da indústria. Tanto a atriz quanto o filme estão sendo esnobados em diversas premiações de sindicato, o que torna uma indicação — e especialmente uma vitória — no Oscar mais difícil.

Retrospectiva no Oscar: Nunca indicada.

2. Olivia Colman (A Filha Perdida)

Em A Filha Perdida, Olivia Colman interpreta Leda, uma mulher de férias que fica obcecada por outra mulher e seu filho, a obrigando a enfrentar questões do próprio passado. O longa é a estreia na direção da atriz Maggie Gyllenhaal e foi bastante elogiado no Festival de Cinema de Veneza.

Razões para acreditar: Se tem uma coisa que aprendemos a não fazer é subestimar Olivia Colman se tratando de premiações. A atriz, que já surpreendeu no Oscar, SAG e Emmy, tem sido amplamente elogiada pela crítica por seu desempenho neste filme. Além disso, A Filha Perdida foi bastante aclamado pela crítica desde sua passagens por festivais até seu lançamento na Netflix, com Colman sendo o destaque.

Pontos contra: Apesar da aclamação crítica, A Filha Perdida não está emplacando em muitas premiações de termômetro do Oscar. Sem o apoio do filme, Colman pode acabar perdendo força e ficando de fora da categoria.

Retrospectiva no Oscar: 2 indicações / 1 vitória. Venceu Melhor Atriz por A Favorita (2019) e indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Meu Pai (2021).

 

 3. Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)

Jessica Chastain está outra pessoa em Os Olhos de Tammy Faye. A atriz passou horas em uma cadeira de maquiagem para se transformar na televangelista, e o esforço valeu a pena, pois sua performance foi amplamente elogiada pela crítica.

Razões para acreditar: Por algum tempo, Jessica Chastain era figurinha carimbada nas premiações, seja por causa de seus filmes aclamados ou por causa de sua presença carismática. Mas isso se tornou cada vez menos recorrente, o que talvez torne esse o retorno triunfal de Chastain às premiações. A grande transformação para o papel também não deve passar despercebidano Oscar. Além disso, Chastain está aparecendo em todas as categorias de atuação que funcionam como termômetro para o prêmio da Academia.

Pontos contra: Chastain pode desagradar àquela parte da Academia que não acha que uma boa performance está atrelada à uma grande mudança na aparência. Além disso, Os Olhos de Tammy Faye recebeu críticas mistas, o que pode atrapalhar a campanha da atriz.

Retrospectiva no Oscar: 2 indicações. Indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Histórias Cruzadas (2012) e Melhor Atriz por A Hora Mais Escura (2013).

 

4. Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos)

Nicole Kidman ascendeu na corrida do Oscar 2022 depois que a imprensa assistiu a sua performance no filme de Aaron Sorkin, Apresentando os Ricardos. A veterana interpreta a icônica Lucille Ball e tem sido muito bem recebida pelos críticos.

Razões para acreditar: Havia certo ceticismo em relação à performance de Kidman como Lucille Ball, mas este foi completamente destruído com as primeiras exibições do filme para a imprensa. Elogiadíssima, Nicole Kidman se vê com chances reais de conseguir seu segundo Oscar, algo que a Academia pode achar que é válido, tamanha a importância da artista para o cenário nas últimas décadas. A presença de Kidman em todas as premiações importantes, bem como do filme Apresentando os Ricardos, exibem certo favoritismo.

Pontos contra: Apesar de seu status de “A-List” em Hollywood, Nicole Kidman não aparece com frequência no Oscar, o que pode sugerir que a Academia pensa duas vezes antes de apostar em uma indicação para a artista. Além disso, Kidman recebeu certas críticas ao ser escalada para o filme por não se parecer fisicamente com Lucille Ball. O fato do filme não ter sido tão amado pela crítica também não ajuda.

Retrospectiva no Oscar: 5 indicações / 1 vitória. Indicada a Melhor Atriz por Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2002) e Reencontrando a Felicidade (2011) e indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Lion: Uma Jornada para Casa (2017). Venceu em Melhor Atriz por As Horas (2003).

 

5. Lady Gaga (Casa Gucci)

Lady Gaga é uma forte candidata a uma indicação ao Oscar devido ao seu papel explosivo em Casa Gucci, novo filme de Ridley Scott. A atriz, que também é uma das maiores estrelas da música pop, interpreta Patrizia Reggiani, a ex-esposa do falecido Maurizio Gucci, acusada de matar o marido.

Razões para acreditar: Casa Gucci pode não ter sido um grande sucesso de crítica, mas Lady Gaga parece uma unanimidade, aparecendo em diversas premiações importantes. A cantora e atriz se tornou uma queridinha da Academia há algum tempo, chegando até a ganhar o Oscar de Melhor Canção Original. Aqui, ela ainda interpreta uma pessoa real em um drama glamouroso, que reconta um crime famoso. A receita perfeita.

Pontos contra: A crítica não recebeu o filme de forma tão empolgada quanto poderia se esperar e isso pode levar a uma esnobada em outras categorias, como a de atriz.

Retrospectiva no Oscar: 3 indicações / 1 vitória. Indicada a Melhor Canção Original por The Hunting Ground (2016) e Melhor Atriz por Nasce uma Estrela (2019). Venceu Melhor Canção Original por Nasce uma Estrela (2019).

 

Brigando por uma vaga:

 

6. Penélope Cruz (Madres Paralelas)

7. Alana Haim (Licorice Pizza)
8. Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor)

9. Emilia Jones (No Ritmo do Coração)

10. Jennifer Hudson (Respect: A História de Aretha Franklin)

 

 

 

Correndo por fora:

Jodie Comer (O Último Duelo), Marion Cotillard (Annette), Halle Berry (Ferida), Frances McDormand (Macbeth)


Veja as previsões para outras categorias aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e acompanhe em primeira mão todas as novidades do site.

Gostou? Siga e compartilhe!

Evandro Lira

Evandro gosta tanto de filmes que escolheu a opção Cinema e Audiovisual no vestibular, e hoje cursa na UFPE. Em constante contato com a cultura pop, se divide entre as salas de cinema, as aulas sobre Eiseinsten, xingar muito no Twitter e a colaborar com o Clube da Poltrona.

evandro-lira has 73 posts and counting.See all posts by evandro-lira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *