tick, tick… BOOM! | Na Netflix

 

Vida de compositor é assim, meu amor. Você atira o que pode contra a parede. E reza para que algum deles vingue.

 

Em 1996, chegava no circuito Off-Broadway – e depois na Broadway em si – um dos musicais mais revolucionários de todos os tempos: Rent. Vencedor do Prêmio Pulitzer e de quatro Tony Awards, o musical conta a história de um grupo de jovens artistas sem dinheiro que luta para sobreviver e criar uma vida no East Village de Lower Manhattan nos anos 1980, sob a sombra do HIV/AIDS.

Com músicas, letras e livreto criados por Jonathan Larson, seu criador nunca teve a chance de ver sua obra-prima nos palcos Off-Broadway, pois na manhã do dia de pré-estreia de seu espetáculo, ele sofreu um aneurisma da aorta e veio a falecer em sua casa.

tick, tick… Boom! é a adaptação para o cinema do segundo musical criado por Larson. Autobiográfico, por meio de uma performance solo nos palcos feita por seu criador, acompanhamos a história de um aspirante a compositor de musicais chamado Jon, que vive na cidade de Nova York em 1990. Ele está se questionando se fez a escolha errada de carreira, ao mesmo tempo em que precisa lidar com a chegada dos 30 anos.

BOOM!

Estreia de Lin-Manuel Miranda na direção, o filme é uma carta de amor aos artistas que lutam para se afirmar e aos seus processos criativos, mas também uma ode ao legado do próprio Jonathan Larson, interpretado aqui – com muita entrega, energia e personalidade – por Andrew Garfield.

Intercalando momentos da vida de Jon em que tenta finalizar seu primeiro musical, Superbia – que está há oito anos sendo criado –, com a apresentação de tick, tick… BOOM! nos palcos, seguimos sua obsessão por seu projeto e o quanto isso vai afetar todos a sua volta, especialmente sua namorada, Susan (Alexandra Shipp), e seu melhor amigo, Michael (Robin de Jesús).

Somado a isso, o protagonista ainda está sofrendo com o pavor da chegada dos 30 anos, se cobrando por nunca ter sido bem-sucedido ao passo que sua grande inspiração, Stephen Sondheim, já tinha estreado seu primeiro espetáculo com 27 anos.

BOOM!

tick, tick… BOOM! tem amor e momentos genuinamente emocionantes, além da entrega memorável de Garfield ao papel, mas não consegue fugir da cartilha já vista do artista tendo que lidar com seu processo criativo e o preço que sua vida pessoal acaba pagando. O espectador vai ver o protagonista emperrado para terminar seu musical, vai ver sua ansiedade e isolamento corroendo suas relações amorosas e de amizade, e também a percepção do personagem do quão custoso tudo isso está sendo para ele.

Por outro lado, o roteiro de Steven Levenson, ao focar em Larson e principalmente na sua relação com Susan e Michael, não se perde em meio aos seus personagens (diferente de outro musical lançado esse ano, Em um Bairro de Nova York). O texto é econômico na medida certa quando opta por direcionar a atenção a esses três, o que dá espaço para o desenvolvimento dos laços que unem cada um deles e, consequentemente, quando abalado ou rompido, o público sente o impacto emocional.

Contudo, o objetivo de tick, tick… BOOM! não é muito reinventar a roda e sim fazer uma bela homenagem a Jonathan Larson, seu legado e também à arte, defendendo a coragem dos artistas em sempre recomeçar quando algum projeto não dá certo e insistir até que dê. Foi exatamente o que aconteceu com Jon, e isso o levou para a criação de Rent, mesmo que nunca tenha conseguido ver sua obra estrear onde sempre sonhou.

BOOM!

Embalado por ótimas canções como “30/90“, “Why” e “Louder Than Words” e uma atuação totalmente entregue de Andrew Garfield, tick, tick… BOOM! é uma bem sucedida estreia na direção de Lin-Manuel Miranda.

Ainda que siga o passo a passo de filmes que tocam em temas semelhantes, o longa consegue se apresentar como uma competente homenagem a Jonathan Larson, uma carta de amor ao teatro musical e a todos os artistas que estão lutando pelo seu espaço mundo afora.

Para assistir o filme na Netflix, clique aqui.

Nota: ★★★✰✰

 

Ficha Técnica

Título Original: tick, tick… BOOM!

Ano: 2021

Direção: Lin-Manuel Miranda

Roteiro: Steven Levenson

Elenco: Andrew Garfield, Alexandra Shipp, Robin de Jesús, Joshua Henry, Vanessa Hudgens

Fotografia: Alice Brooks

Montagem: Myron Kerstein, Andrew Weisblum

Trilha Sonora: Jonathan Larson

Gostou? Siga e compartilhe!

Vinicius Dias

Carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

vinicius_bmcd has 84 posts and counting.See all posts by vinicius_bmcd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *