Melhores Filmes e Séries Estrelados por Atores de Harry Potter
Harry Potter apresentou diversos jovens atores, muito deles em seu primeiro trabalho no cinema. Da mesma forma, a franquia colocou sob holofotes uma seleta de atores britânicos que não eram tão conhecidos em outros mercados, os tornando estrelas globais.
Ao longo de dez anos, observamos a evolução desses artistas e nos perguntamos em que tipo de projetos eles embarcariam no futuro após o último Harry Potter. A resposta está nesta incrível seleção que os editores do Clube prepararam, resgatando algumas das maiores contribuições dos atores da franquia do bruxinho mais famoso do mundo no cinema e na TV. Confira!
- Por Evandro Lira
Rupert Grint – Servant
Personagem em Harry Potter: Rony Wesley
Pouquíssima gente se deparou com trabalhos de Rupert Grint após Harry Potter. O ruivo intérprete de Rony Weasley apareceu em projetos menores ao longo de sua carreira, mas em 2019 despontou na série original da Apple TV+, Servant.
Produzida por M. Night Syamalan, o drama de terror psicológico segue a história de uma babá que chega na casa de um casal da Filadélfia para cuidar do seu filho pequeno. Mas, tanto a babá, quanto a criança, apresentam circunstâncias decididamente estranhas… Na trama, Grint interpreta o irmão da mãe da criança, que é um dos quatro personagens principais.
Servant é uma série que faz o espectador vagar pelo escuro quase o tempo todo, mas sua atmosfera densa e a curiosidade que instiga fazem qualquer um querer ir até o final na jornada desses personagens.
Daniel Radcliffe – Um Cadáver para Sobreviver
Personagem em Harry Potter: Harry Potter
O protagonista da franquia Harry Potter, Daniel Radcliffe, passou a atuar em projetos bastante diversos após o fim da saga. No entanto, poucos são realmente tão estranhos e igualmente fascinantes quanto Um Cadáver para Sobreviver.
No filme, lançado em 2016, acompanhamos a história de Hank (Paul Dano), um homem que está tentando se suicidar após se perder em uma ilha, que encontra um cadáver vivido por Radcliffe. Rapidamente, ele desenvolve uma relação de amizade com o defunto Manny e descobre que é capaz de manipular o corpo do novo amigo a fim de sobreviver no local. Manny, é claro, não é um cadáver comum, ele possui certas habilidades que o fazem desenvolver a fala e comportamentos sociais, de modo que Hank o ensina diversas coisas básicas da vida, fazendo o próprio rapaz readquirir o interesse por viver.
Diante desta premissa absurda e de todas as outras coisas corajosas que o filme faz o espectador assistir, é impossível não torcer pela dupla e não refletir sobre diversos conceitos da nossa existência. É um projeto que, sem dúvidas, poucos artistas reconhecidos mundialmente topariam fazer, e é incrível observar como Radcliffe está comprometido com o papel. Um Cadáver para Viver merece ser conferido por todos os fãs de Harry Potter.
- Por Jonatas Rueda
Emma Watson – As Vantagens de Ser Invisível
Personagem em Harry Potter: Hermione Granger
Com um sotaque estadunidense perfeito, cabelo curto e uma personalidade cool (algo que vai numa direção completa oposta da personalidade de Hermione Granger), já em seu segundo filme pós franquia, Emma Watson se prova uma atriz talentosa que vai muito além de um rostinho bonito.
As Vantagens de Ser Invisível é uma obra que encapsula bem os anseios da adolescência, mas que também não fica satisfeito em ficar só nesse âmbito e se arrisca em explorar temas mais sérios (depressão e abuso sexual, principalmente) de maneira orgânica e sutil, equilibrando a essência dramática nessa roupagem de coming of age repleta de canções maravilhosas.
E a sutileza do diretor-roteirista é tão grande que o protagonista vivido por Logan Lerman, no lugar de dizer “eu te amo” para a personagem de Watson, simplesmente entrega o EP da lindíssima canção “Something” de George Harrison. Existe coisa mais linda que isso?
- Por Natália Lippo
Alfred Enoch – Como Defender um Assassino (How To Get Away With Murder)
Personagem em Harry Potter: Dino Thomas
Quem viu aquele menino fofinho dividindo a mesa e as aulas com Harry nem imaginava o sucesso que viria pela frente. Alfred Enoch participou de todos os filmes da saga como Dino Thomas, mas foi como Wes Gibbins que seu rosto ficou realmente conhecido. Ele deu vida a um dos escolhidos para estagiário de Annelise Keating (Viola Davis) em How To Get Away With Murder.
Na trama, ele e os amigos aprendem – e praticam – formas de se livrar criminalmente de um assassinato. A série de suspense de Shonda Rhimes teve 6 temporadas e ganhou diversos prêmios, sendo um especialmente de Alfie como melhor ator coadjuvante de série dramática no NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) Image Awards em 2015.
- Por Tiago Araujo
Robert Pattinson – Bom Comportamento
Personagem em Harry Potter: Cedrico Diggory
A carreira de Robert Pattinson após ter interpretado Cedrico Diggory em Harry Potter e o Cálice de Fogo tem sido, no mínimo, curiosa. O ator se tornou ainda mais famoso (e deve ter ganhado muita grana) com seu papel como o vampiro Edward na Saga Crepúsculo, porém, isso o marcou negativamente por conta da qualidade questionável das produções vampirescas e de seu personagem. Determinado a dar um giro de 180º graus em sua carreira, Pattinson se afastou de Hollywood e reuniu-se com diversos grandes cineastas e também com realizadores promissores como Claire Denis (High Life), David Cronenberg (Cosmópolis e Mapa para as Estrelas), James Gray (Z: A Cidade Perdida), Robert Eggers (O Farol), e Benny e Josh Safdie.
Os irmãos Safdie, como são conhecidos, lançaram em 2017 o thriller Bom Comportamento. O filme é absurdamente frenético, com a câmera nervosa sempre indo de encontro às feições dos atores em primeiro plano ou plano médio, se mantendo em seus rostos durante longos períodos para demonstrar suas emoções fortes.
A obra, portanto, exige muito dramaticamente dos atores e Pattinson atinge esse equilíbrio fino entre irresponsabilidade por promover atitudes ilegais e preocupação com seu irmão que o ajuda, e entre o desespero de potencialmente perder o maninho e a maliciosa determinação de fazer tudo para salvá-lo, até as piores ações imagináveis. O ator britânico prova aqui também que tem um dom divino para dissimulação e para o desequilíbrio mental e emocional, o que se mostram características importantes em outros personagens dentro de sua carreira. Se você ainda se questiona se Robert Pattinson é um bom ator, Bom Comportamento é o filme que vai tirar todas as suas dúvidas (inclusive, a loucura do futuro Batman já está presente aqui).
David Thewlis – Anomalisa
Personagem em Harry Potter: Remo Lupin
Pode ser que a primeira vez que você tenha visto David Thewlis tenha sido em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, mas aposto que, depois disso, você já o viu em diversas produções. O ator britânico é um veterano da indústria desde os anos 90 e somente tem aumentado suas participações em obras cinematográficas, seja em filmes menores para o circuito alternativo ou em blockbusters como Mulher-Maravilha.
É com Charlie Kaufmann, porém, que o ator parece mostrar o melhor de si. Kaufmann é um desses diretores e roteiristas que desafiam constantemente seus atores com papéis inventivos, por vezes muito humanos, por vezes muito bizarros (as vezes os dois ao mesmo tempo). Thewlis embarca nessa onda em Anomalisa, uma animação em stop-motion que muito tem a falar sobre o processo de comunicação humano, relações entre as pessoas e, principalmente, identidade.
Thewlis dá voz a Michael Stone, um palestrante que vai perdendo a motivação de viver, até encontrar Lisa, uma mulher que muda sua vida. Apesar de não ser live-action, a dublagem do ator britânico confere uma melancolia perfeita ao personagem, que no decorrer do filme vai se transformando em loucura enquanto o protagonista passa por inúmeras crises existenciais. Já está mais do que na hora do preconceito com a dublagem das animações acabar, pois exige muito trabalho de construção de personagem dos atores. David Thewlis aqui, somente com sua voz, pinta um canvas perfeito de dramaticidade, envolto pelas criações visuais e pelo envolvente existencialismo insano que só a mente de Charlie Kaufmann pode conceber.
- Confira a nossa crítica especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Basta clicar aqui.
- Confira também o nosso Listão do Clube especial com 20 curiosidades de Harry Potter e a Pedra Filosofal em comemoração aos 20 anos de lançamento do filme no Brasil. Basta clicar aqui.
- Confira nossa publicação especial com as principais diferenças entre o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal e a sua adaptação para o cinema. Basta clicar aqui.
Gostou do conteúdo do Clube da Poltrona? Então segue a gente no Instagram @clubedapoltrona e fique por dentro em primeira mão das novidades do site.