Festivais | Veneza 2018 – As expectativas

Finalmente saiu o line-up da 75ª Edição do Festival de Veneza. Entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro de 2018, muitos filmes aguardados serão apresentados, enquanto alguns ficaram de fora— e eram quase certos de estarem na lista, como Boy Erased, de Joel Edgerton; If Beale Street Could Talk, de Barry Jenkins; Beautiful Boy, de Felix Van Groeningen; As Viúvas, de Steve McQueen; Alexandre, de Francois Ozon; The Beach Bum, de Harmony Korine; The Death and Life of John F. Donovan, de Xavier Dolan; High Life, de Claire Denis; Vision, de Naomi Kawase; Domino, de Brian de Palma, dentre outros. Alguns deles aparecerão no Festival de Toronto, que também acontece em setembro.

No entanto, a seleção está riquíssima e aqui você encontrará breves comentários sobre os mais aguardados. A lista completa dessa edição será apresentada logo abaixo. O foco dos comentários será nos filmes em competição.

Filmes em Competição

O Primeiro Homem (First Man) – Dirigido por Damien Chazelle

Damien Chazelle, o jovem diretor que já comandou a surpresa Whiplash: Em Busca da Perfeição e La La Land: Cantando Estações sai da temática musical e trará para Veneza o filme biográfico de Neil Armstrong. Contará detalhes da vida do astronauta, além de detalhes da lendária missão que o fez ser o primeiro homem a caminhar em superfície lunar. Com roteiro do “oscarizado” Josh Singer, roteirista de Spotlight: Segredos Revelados e The Post: A Guerra Secreta, e baseado no livro de James R. Hansen, o filme tem tudo para receber indicações ao Oscar 2019. Ryan Gosling é Armstrong, com um elenco ainda composto por Claire Foy, Christopher Abbott, Jason Clarke, Ciarán Hinds, Kyle Chandler e Pablo Schreiber.  Em time que está ganhando não se mexe, então, Chazelle tem ainda os premiados Linus Sandgren e Justin Hurwitz, diretor de fotografia e compositor, respectivamente. Será o filme de abertura do festival.

The Mountain – Dirigido por Rick Alverson

Alverson ainda não é tão conhecido do grande público, dirigiu Entertainment e The Comedy, entre os destaques da carreira, e foi descoberto em Sundance. O longa contará uma versão ficcionalizada do Dr. Walter Freeman (interpretado por Jeff Goldblum) que ficou conhecido por realizar lobotomias e terapias de choque nos Estados Unidos. O ator vive Dr. Wallace Fiennes, versão fictícia do médico real. Trata-se de um drama de época situado em 1954. Conta no elenco com Tye Sheridan e Udo Kier, como principais destaques. Será que Goldblum nos presenteará com uma performance digna de prêmios? Aguardemos.

Non-Fiction (Double Vies) – Dirigido por Olivier Assayas

O novo filme do veterano Olivier Assayas se passa no mundo da publicidade parisiense e tem como personagens principais um autor e um editor, vividos por Vincent Macaigne e Guillaume Canet, respectivamente. Eles tentam driblar os avanços tecnológicos editoriais, crises de meia idade e seus relacionamentos amorosos. Ainda tem Juliette Binoche no elenco. Após Acima das Nuvens e Personal Shopper, filmes que conquistaram a crítica e tiveram opiniões divididas entre o público, aguardemos mais um trabalho no mínimo ousado.

The Sisters Brothers – Dirigido por Jacques Audiard

Baseado no livro de Patrick Dewitt, The Sisters Brothers promete muito. Jacques Audiard é um diretor versátil e admiro muito seus trabalhos, de realidade crua como De Tanto Bater Meu Coração Parou, O Profeta, Ferrugem e Osso e Dheepan. Seu novo filme é um western e tem um elenco estelar: Joaquin Phoenix, Jake Gyllenhaal, John C. Reilly, Rutger Hauer,  Riz Ahmed e Niels Arestrup. Com fotografia de Benoît Debie, habitual colaborador de Gaspar Noé e trilha de Alexander Desplat, o filme tem tudo para chacoalhar Veneza.

The Ballad of Buster Scruggs – Dirigido por Ethan e Joel Coen

A grande surpresa do festival, o novo trabalho dos irmãos Coen, programado para ser uma minissérie antológica composta por 6 diferentes histórias intercruzadas, estará em competição em Veneza. Com um elenco pouco conhecido, com exceção talvez de James Franco, Tim Blake Nelson e Tom Waits, será curioso conferir essa nova incursão dos queridos irmãos.

Vox Lux – Dirigido por Brady Corbet

Brady Corbet, ator que conquistou festivais com o debut na direção de longa-metragem A Infância de um Líder agora dirige esse drama musical sobre incomuns circunstâncias que trazem inesperado sucesso para uma pop star. Natalie Portman, Jude Law e Jennifer Jason Leigh encabeçam o elenco.

Norway – Dirigido por Paul Greengrass

Dois filmes em 2018 sobre o atentado terrorista que aconteceu em 2011 na Noruega: um dirigido por Erik Poppe (July 22), que estreou em Berlim; e agora, o novo filme de Paul Greengrass, diretor que valoriza muito eventos reais para criar obras tensas ao seu estilo. O evento trágico que resultou na morte de 77 pessoas é retratado pelo diretor e tem um diferencial: um elenco composto em quase a totalidade por atores nórdicos, o que dará uma maior veracidade.

Roma – Dirigido por Alfonso Cuarón

Aguardado filme produzido pela Netflix e que vai contrariar as políticas da empresa, pois ela pretende lançá-lo nos cinemas, o que dá margem à possibilidade de premiações. Apesar do filme se chamar Roma, ele se passa no México nos anos 1970 e retratará a vida de uma família de classe média daquele período. Obra bastante pessoal do diretor e possivelmente autobiográfica em algumas passagens, tem um elenco de atores desconhecidos.

Suspiria – Dirigido por Luca Guadagnino

Após conquistar a todos com Me Chame pelo seu Nome, Guadagnino foi ousado o bastante para comandar o remake do clássico de terror dirigido por Dario Argento. Nessa nova versão, o diretor tomará certas liberdades, além de dar uma duração bem maior que o original. Pelo trailer deu para perceber que vem algo bom por aí. Difícil superar a trilha do Goblin, mas a composição musical ficou por conta de Thom Yorke do Radiohead.  Um dos mais aguardados do ano por esse que vos escreve.

Werk ohne Autor – Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck

O diretor alemão do excelente A Vida dos Outros dirige esse trabalho que se passa numa Alemanha dividida pelo Muro de Berlim durante regime nazista.

The Nightingale – Dirigido por Jennifer Kent

O aguardado segundo longa-metragem da diretora australiana Jennifer Kent, após o fenômeno Babadook, é um drama de época que se passa na Austrália de 1825.

The Favourite – Dirigido por Yorgos Lanthimos

Um dos mais ousados e criativos diretores a surgir nos últimos tempos, Yorgos Lanthimos, o realizador grego de O Lagosta, O Sacrifício do Cervo Sagrado e Dente Canino, abandona suas narrativas bizarras e com um pé fora da realidade para dirigir um filme de época que nos remete a Barry Lyndon do mestre Stanley Kubrick, pelo trailer divulgado. Emma Stone, Olivia Colman, Rachel Weisz e Nicholas Hoult são os principais destaques do elenco.

Peterloo – Dirigido por Mike Leigh

Novo filme do icônico diretor britânico, retrata o Massacre de Peterloo de 1819, em que forças britânicas atacaram participantes de um protesto pacífico pelo direito ao voto.

Sunset – Dirigido por László Nemes

O novo filme do diretor húngaro vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (O Filho de Saul) é um drama que se passa em Budapeste, antes da Primeira Guerra Mundial. Acompanha uma jovem garota, que cresce e torna-se uma forte e destemida mulher durante esse período.

Close Enemies (Frères Ennemis)  – Dirigido por David Oelhoffen

Novo filme do diretor de Longe dos Homens, drama de guerra de 2014 com Viggo Mortensen no elenco. É um thriller policial com Matthias Schoenaerts como um dos protagonistas.

Nuestro Tiempo – Dirigido por Carlos Reygadas

Novo trabalho do experimental diretor mexicano de Luz Silenciosa, Post Tenebras Lux e Batalha no Céu.

At Eternity’s Gate – Dirigido por Julian Schnabel

Mais um trabalho acerca da vida de Vincent Van Gogh interpretado por Willem Dafoe. Oscar Isaac será Paul Gauguin, Rupert Friend interpretará Theo Van Gogh e ainda tem Mads Mikkelsen e Niels Arestrup no elenco. Após O Escafandro e a Borboleta o diretor não entregou mais nenhum trabalho de maior destaque, então esperemos que seja esse, e que também renda premiações para Dafoe em sua atuação.

Acusada – Dirigido por Gonzalo Tobal

Filme argentino com Gael Garcia Bernal, Leonardo Sbaraglia e Lali Espósito.

Killing – Dirigido por Shinya Tsukamoto

Novo filme de samurais do diretor de Tetsuo: O Homem de Ferro.

Menções Honrosas

Fora da competição, filmes muito aguardados como o debut em direção do ator Bradley Cooper, Nasce Uma Estrela (A Star is Born); o novo filme do Pablo Trapero chamado La Quietud; Shadow, de Zhang Yimou; e Dragged Across Concrete, aguardado terceiro filme do excelente diretor S. Craig Zahler, realizador dos pesos-pesados Rastro de Maldade e Confronto no Pavilhão 99. Ainda teremos o filme não lançado de Orson Welles, cujos direitos foram comprados pela Netflix, chamado The Other Side of the Wind; e uma versão estendida de A Árvore da Vida de Terrence Malick (que não teve tempo de incluir seu novo filme, Radegund, no festival). Quanta coisa, hein? Confiram a lista completa abaixo.

 

VENEZIA 75 (COMPETITION)

First Man, dir: Damien Chazelle
The Mountain, dir: Rick Alverson
Doubles Vies, dir: Olivier Assayas
The Sisters Brothers, dir: Jacques Audiard
The Ballad Of Buster Scruggs, dirs: Ethan Coen, Joel Coen
Vox Lux, dir: Brady Corbet
22 July, dir: Paul Greengrass
Roma, dir: Alfonso Cuaron
Suspiria, dir: Luca Guadagnino
Werk Ohne Autor, dir: Florian Henckel Von Donnersmarck
The Nightingale, dir: Jennifer Kent
The Favourite, Yorgos Lanthimos
Peterloo, dir: Mike Leigh
Capri-Revolution, dir: Mario Martone
What You Gonna Do When The World’s On Fire?, dir: Roberto Minervini
Sunset, dir: Laszlo Nemes
Frères Ennemis, dir: David Oelhoffen
Nuestro Tiempo, dir: Carlos Reygadas
At Eternity’s Gate, dir: Julian Schnabel
Acusada, dir: Gonzalo Tobal
Killing, dir: Shinya Tsukamoto

 

OUT OF COMPETITION

A Star Is Born, dir: Bradley Cooper
Mi Obra Maestra, dir: Gaston Duprat
Un Peuple Et Son Roi, dir: Pierre Schoeller
A Tramway In Jerusalem, dir: Amos Gitai
La Quietud, dir: Pablo Trapero
Shadow, dir: Zhang Yimou
Dragged Across Concrete, dir: S Craig Zahler

 

OUT OF COMPETITION – SPECIAL EVENT

The Other Side Of The Wind, dir: Orson Welles
They’ll Love Me When I’m Dead, dir: Morgan Neville

 

OUT OF COMPETITION – SPECIAL SCREENINGS

L’Amica Geniale, dir: Saverio Costanza
Il Diario Di Angela – Noi Due Cineasti, dir: Yervant Gianikian

 

OUT OF COMPETITION – NON-FICTION

A Letter To A Friend In Gaza, dir: Amos Gitai
Aquarela, dir: Victor Kossakovsky
El Pepe, Una Vida Suprema, dir: Emir Kusturica
Process, dir: Sergei Loznitsa
Carmine Street Guitars, dir: Ron Mann
Isis, Tomorrow. The Lost Souls Of Mosul., dirs: Francesca Mannocchi, Alessio Romenzi
American Dharma, dir: Errol Morris
Introduzione All’Oscuro, dir: Gaston Solnicki
Your Face, dir: Tsai Ming-Liang
1938 Diversi, dir: Giorgi Treves
Monrovia, Indiana, dir: Frederick Wiseman
Una Storia Senza Nome, dir: Roberto Ando
Les Estivants, dir: Valeria Bruni Tedeschi

 

HORIZONS

Sulla Mia Pelle, dir: Alessio Cremonini (opening film)
Manta Ray, dir: Phuttiphong Aroonpheng
Soni, dir: Ivan Ayr
The River, dir: Emir Baigazin
La Noche De 12 Anos, dir: Alvaro Brechner
Deslembro, dir: Flavia Castro
The Announcement, dir: Mahmut Fazil Coskun
Un Giorno All’Improvviso, dir: Ciro D’Emilio
Charlie Says, dir: Mary Harron
Amanda, dir: Mikhael Hers
The Day I Lost My Shadow, dir: Soudade Kaadan
L’Enkas, dir: Sarah Marx
The Man Who Surprised Everyone, dirs: Natasha Merkulova, Aleksy Chupov
Memories Of My Body, dir: Garin Nugroho
As I Lay Dying, dir: Mostafa Sayyari
La Profezia Dell’Armadillo, dir: Emanuele Scaringi
Tel Aviv On Fire, dir: Sameh Zoabi
Jinpa, dir: Pema Tseden
Stripped, dir: Yaron Shani

 

SCONFINI (formerly Cinema in the Garden)

The Tree Of Life (Extended Cut), dir: Terrence Malick
Arrivederci Saigon, dir: Wilma Labate
Il Ragazzo Piu Felice Del Mondon, dir: Gipi
Il Banchiere Anarchio, dir: Giulio Base
Blood Kin, dir: Ramin Bahrani
Magic Lantern, dir: Amir Naderi
L’Heure De La Sortie, dir: Sebastien Marnier
Camorra, dir: Francesco Patierno

 

VENICE CLASSICS

They Live, dir: John Carpenter
The Night Porter, dir: Liliana Cavani
The Naked City, dir: Jules Dassin
Brick And Mirror, dir: Ebrahim Golestan
Street Of Shame, dir: Kenji Mizoguchi
Il Posto, dir: Ermanno Olmi
Last Year At Marienbad, dir: Alain Resnais
The Place Without Limits, dir: Arturo Ripstein
Adieu Philippine, dir: Jacques Rozier
The Ascent, dir: Larisa Shepitko
The Killers, dir: Don Siegel
The Killers, dir: Robert Siodmark
The Night Of The Shooting Stars, dirs: Paolo and Vittorio Taviani
Love, Thy Name Be Sorrow AKA The Mad Fox, dir: Toma Uchida
Death In Venice, dir: Luchino Visconti
The Golem – How He Came Into The World, dir: Paul Wegener
Nothing Sacred, dir: William A Wellman
Some Like It Hot, dir: Billy Wilder

 

VENICE CLASSICS – DOCUMENTARIES

The Great Buster, dir: Peter Bogdanovich
Women Making Films: A New Road Movie Through Cinema, dir: Mark Cousins
Humberto Mauro, dir: André Di Mauro
Living The Light – Robby Muller, dir: Claire Pijman
24/25 Il Fotogramma In Piu, dirs: Giancarlo Rolandi, Federico Pontiggia
Nice Girls Don’t Stay For Breakfast, dir: Bruce Weber
Friedkin Uncut, dir: Francesco Zippel

 

VENICE VIRTUAL REALITY (In Competition – Interactive)

Make Noise, dir: May Abdalla
The Unknown Patient, dir: Michael Beets
Buddy VR, dir: Chuck Chae
Umami, dir: Landia Egal
Eclipse, dir: Astruc Jonathan, Favre Aymeric
The Horrifically Virtual Reality, dir: Marie Jourdren
Spheres, dir: Eliza McNitt
A Discovery of Witches – Hiding in Plain Sight, dir: Kim-Leigh Pontin
The Roaming – Wetlands, dir: Mathieu Pradat
Kobold, dirs: Max Sacker, Ioulia Isserlis
Awavena, dir: Lynette Wallworth

 

VENICE VIRTUAL REALITY (In Competition – Linear)

Even In The Rain, dir: Lindsay Branham
Trail Of Angels, dir: Kristina Buozyte
X-Ray Fashion, dir: Francesco Carrozzini
Half Life VR – Short Version, dir: Robert Connor
Crow: The Legend, dir: Eric Darnell
Age Of Sail, dir: John Kahrs
Mindpalace, dirs: Carl Krause, Dominik Stockhausen
Ballavita, dir: Gerda Leopold
Borderline, dir: Assaf Machnes
Shennong: Taste Of Illusion, dirs: Mi Li, Wang Zheng
The Great C, dir: Steve Miller
L’Ile Des Morts, dir: Benjamin Nuel
Home After War, dirs: Gayatri Parameswaran, Felix Gaedtke
Made This Way: Redefining Masculinity, dirs: Elli Raynai, Irem Harnak
Lucid, dir: Pete Short
The Last One Standing VR, dirs: Wang Jiwen, Liu Yang
Fresh Out, dirs: Wey Sam, Tao Fangchao
1943: Berlin Blitz, dir: David Whelan
Rooms, dir: Christian Zipfel

 

OUT OF COMPETITION – BEST OF VR (Interactive)

VR_I, dirs: Gilles Jobin, Caecilia Charbonnier, Sylvain Chagué

 

OUT OF COMPETITION – BEST OF VR (Linear)

Battlescar, dirs: Nico Casavecchia, Martin Allias
Arden’s Wake: Tide’s Fall, dir: Eugene YK Chung
Ghost In The Shell: Virtual Reality Diver, dir: Higashi Hiroaki
Isle Of Dogs: Behind The Scenes (In Virtual Reality), dirs: Paul Raphael, Felix Lajeunesse
Tales Of Wedding Rings VR, dir: Sou Kaei

 

OUT OF COMPETITION – BIENNALE COLLEGE CINEMA – VR (Linear)

In The Cave, dir: Ivan Gergolet
Elegy, dir: Marc Guidoni
Metro Veinte: Cita Ciega, dir: Maria Belen Poncio
Floodplain, dir: Deniz Tortum

 

BIENNALE COLLEGE

Zen Sul Ghiaccio Sottile, dir: Margherita Ferri
Deva, dir: Petra Szöcs
Yuva, dir: Emre Yeksan

Gostou? Siga e compartilhe!

Ibertson Medeiros

Graduado em Direito, sempre quis trabalhar de alguma forma com cinema, pois é uma paixão desde a infância. Cearense, fã dos anos 1970, curte o bom e velho Rock ‘n Roll e um cinema mais alternativo e underground, sem tirar os olhos das novidades cinematográficas.

ibertson has 38 posts and counting.See all posts by ibertson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *