Fotogramas | Homem-Aranha (2002)

Uma cena bem comum. A mocinha indefesa em um beco escuro é acuada por um grupo de agressores e o herói chega para salvá-la. O que não estava previsto é que a sequência se tornaria uma das mais emblemáticas da cultura pop.

A cena abre com a câmera aberta, na perspectiva de alguém que está observando do alto de um prédio. Mary Jane (Kirsten Dunst) volta do trabalho pelas ruas perigosas de uma Nova York noturna e chuvosa, quando alguns agressores se aproximam, tentando intimidá-la. O vigilante observador se apressa em trocar os trajes comuns e parte em defesa da moça.

O bom e velho beco sem saída a submete em situação de desespero, enquanto os agressores arrancam seu casaco e a humilham maliciosamente. Ela tenta se defender, mas sozinha não consegue deter os quatro homens que a cercam. Repentinamente, quatro cordas de teia pegajosa agarram os agressores e os arremessam para longe. A partir daí, o que se segue é a cena de luta coreografada, evidenciando a flexibilidade e rapidez do Aranha em deter os marginais, enquanto Mary Jane assiste seu herói salvar o dia, com uma sutil excitação.

Homem-Aranha-beijo-2002

Com a mesma rapidez que chegou, o garoto aracnídeo some por entre os prédios e ressurge pendurado num fio de teia, de cabeça para baixo, surpreendendo sua amada. Aqui, a situação se inverte; agora é o herói que está em situação de vulnerabilidade enquanto a moça o tem todo para si, face a face. “Você tem um jeitinho pra se meter em problemas”, diz o Aranha. “E você tem jeitinho para salvar a minha vida”, ela revida. Flerte detectado.

A chuva não para de cair, mas o clima entre os dois parece esquentar mais a cada segundo. A sensualidade está muito ligada ao mistério que envolve o charmoso herói mascarado. Peter Parker não aguentaria aquele flerte com tanta sagacidade, mas escondido nos trajes de seu alter ego, ele se permite abrir caminhos para que a garota atinja seu objetivo. Mary Jane não falha em seu proposito e sugere algo que desejava ter feito antes. “Você vai me deixar agradecer dessa vez?”. FLERTE!

Homem-Aranha-beijo-2002 Homem-Aranha-beijo-2002

O controle da cena é todo voltado para Mary Jane. Ela tenta retirar a máscara, mas ele recusa por um segundo. O herói com medo da mocinha. Indiferente, ela retira a metade da máscara e para por ali. Aí está uma beleza a ser observada. Embora esteja tão próxima de descobrir a verdadeira identidade do cara que salvou sua vida por duas vezes, ela decide manter o mistério e não retira a máscara por inteiro.

Mary entende que ele não quer ser revelado e prefere que ele não seja revelado, pois sua atração por Peter está baseada em tudo que ela não sabe sobre aquele rapaz. Nesse momento, temos os dois personagens em cena: o garoto comum e seu alter ego — mas Mary Jane beija só um deles.

A cena em questão é repleta de sensualidade, desde a fotografia com cores quentes até a chuva que cai torrencialmente, mantendo os corpos molhados. Quando Mary Jane termina de beijar Peter (ou o Homem-Aranha), um relâmpago dispara ao fundo, evidenciando algum tipo de eletricidade entre os dois. A química é imediata. Lentamente, ela repõe a máscara e o garoto aranha estica sua teia e desaparece na mesma velocidade que apareceu.

Homem-Aranha-beijo-2002

A cena termina com a câmera posicionada no alto, focada numa alegre Mary Jane, com um sorriso de orelha a orelha, tal como uma criança, satisfeita com o presente que queria tanto ter ganho. Convenhamos: a cena é bonita, mas não deve ter sido fácil para Tobey Maguire gravar. De cabeça para baixo, água caindo no nariz, quase um afogamento. Mas, sabemos que todo o esforço do ator valeu a pena, pois o frame está entre os mais lembrados de toda a franquia Homem-Aranha e é umas das cenas de beijo mais marcantes do cinema.

Assista a cena completa:

 

Quer receber curiosidades, notícias e textos sobre cinema e entretenimento? Siga o Clube da Poltrona no Facebook!

Gostou? Siga e compartilhe!

Elaine Timm

Elaine é gaúcha, formada em Jornalismo, atua como social media e curte freelas. Blogueira de várzea, arrisca escritas diversas. Cinéfila, amante dos livros, musical e nerd desde criança, quer ser Jedi, mas ainda é Padawan. Save Ferris.

timm-elaine has 52 posts and counting.See all posts by timm-elaine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *