Love, Club | 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

 

Poucos filmes de comédia romântica resistem bem ao tempo. De fato, é algo menos comum que em outros gêneros, se compararmos. Basta vermos como metade dos trabalhos de John Hughes, um dos maiores expoentes do gênero, envelheceu mal — Gatinhas e Gatões, alguém? —, ainda que permaneçam com o “selo” de clássicos.

Há diversos outros exemplos de narrativas envelhecidas, de outros realizadores, mas 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você certamente não figura entre elas. O filme fez a cabeça de uma geração e continua, exatos 20 anos mais tarde, colecionando fãs mais jovens. Isso se torna ainda mais impressionante se lembrarmos que seu material base tem quase 400 anos: A Megera Domada, peça de William Shakespeare, foi atualizada no roteiro de Karen McCullah e Kirsten Smith para se passar em um high school americano dos anos 1990.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

Além da história de amor entre a garota do contra e o aluno misterioso, a parte de comédia do filme de Gil Junger também funciona muito bem: a diretora da escola (a ótima Allison Janney) que escreve romances eróticos, a relação à la Tom & Jerry entre o almofadinha caricato e o aluno pateta, o pai superprotetor da protagonista, entre outros núcleos cômicos, dão ao longa um tom irônico e descolado. É um filme que sabe brincar com as caricaturas que cria, com sarcasmo, o que combina com seus protagonistas de linguajar ácido.

Mas, estamos aqui para falar de amor. O primeiro romance a começar a se formar é entre o novato na escola, Cameron James (Joseph Gordon-Levitt) — que aliás é o personagem que mantém mais ares shakespeareanos entre os principais da trama — e a popular Bianca Stratford (Larisa Oleynik). Mas é daí também a fonte de toda a confusão. Bianca não é autorizada pelo pai a sair com nenhum garoto a menos que sua irmã mais velha, Katarina, também namore.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

O problema é que Kat (Julia Stiles) é a tal “megera” a ser domada. Uma garota de personalidade forte, feminista, de pensamento crítico aguçado e que fala o que pensa — ela se destaca entre os demais adolescentes que, como é normal da idade, tentam se encaixar em padrões. Só que esse tipo de destaque não é lá visto com bons olhos nessa faixa etária. Então, quem poderia encarar uma tentativa de sair com Kat? Com um plano que envolve fazer Joey (Andrew Keegan), o garoto mais popular da escola, de otário para que ele financie tudo, o escolhido para a missão é o misterioso Patrick (Heath Ledger, em sua estreia em Hollywood para aquela que seria uma carreira brilhante, porém, curta demais).

Mal sabiam eles, nem mesmo Patrick, que isso só faria com que dois “desajustados” se conhecessem e se identificassem um no outro. E como é bom encontrar alguém que compartilha da sua visão de mundo! Principalmente quando você se sente diferente da maioria das pessoas que te cercam. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você mostra o encontro de dois corações que pareciam fechados, duas peças que não se encaixavam no grande quebra-cabeça daquela escola de ensino médio em Seattle. Em uma cena, Patrick aponta que, por Kat se recusar a viver pela expectativa das pessoas, ela tenta decepcioná-los logo de cara, mas que isso não tinha funcionado com ele. Ela não o decepciona; há uma compreensão, uma cumplicidade natural entre os dois que ultrapassa o explicável, o lógico ou racional. É química.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

O amor dos fãs pelo filme se nutre de momentos icônicos como aquele em que o personagem de Ledger canta “Can’t Take My Eyes Off You” na arquibancada, durante o treino de futebol, para chamar atenção da garota. Ou ainda quando Katarina lê em sala de aula seu poema, claramente inspirado em Patrick — e atire a primeira pedra quem nunca copiou esse poema no diário na adolescência.

No entanto, não dá pra classificar o filme como o clássico “água com açúcar”. A trilha sonora reverbera o punk ska e o pop rock tão em alta no final dos anos 1990, e é cheia de bandas com mulheres no vocal. O girl power continua com uma protagonista feminina forte que deixa sua marca — embora seja justo afirmar que todo o resto do elenco conta com carisma (dos personagens e atores) suficiente para conquistar o público. Em suma, 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é um belo exemplo de comédia romântica adolescente que contém os elementos que precisava para fazer parte da vida de uma geração e, ao mesmo tempo, ser diferente da maioria dos filmes que estavam sendo produzidos para esse público na época. Originalidade é o segredo da longevidade.

 

Nota: ★★★★★

Ficha técnica

 

10 Things I Hate About You

Ano: 1999

Diretor: Gil Junger

Roteiro: Karen McCullah, Kirsten Smith

Elenco: Julia Stiles, Heath Ledger, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik, Andrew Keegan, David Krumholtz, Allison Janney, Larry Miller, Gabrielle Union, Susan May Pratt.

 

Gostou? Siga e compartilhe!

Roseana Marinho

Roseana é publicitária e acha que os dias deveriam ter pelo menos 30h para trabalhar e ainda poder ver todos os filmes e séries que deseja. Não consegue parar de comprar livros ou largar o chocolate. Tem um lado meio nerd e outro meio bailarina.

roseanamh has 130 posts and counting.See all posts by roseanamh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *