Clube Cartoon | 10 animes que valem a pena assistir na Netflix

 

A primeira pergunta que ouvimos quando indicamos algo para alguém assistir é: “tem na Netflix?”. Pensando nisso, a Poltrona Nipônica traz em sua primeira postagem uma lista com 10 animes na Netflix que valem a pena dedicar algumas horas a eles.

 

HIGH SCHOOL OF THE DEAD

Adaptado do mangá homônimo escrito por Satou Daisuke, High School of the Dead traz um tema que estava muito em alta pelo final dos anos 2000: zumbis. A obra conta a história de um grupo de adolescentes do ensino médio tentando sobreviver em um apocalipse zumbi.

Uma das fotografias que rolam no final de todo episódio.

Recheado de ação, personagens carismáticos e sangue, o anime prende sua atenção com cenas bem elaboradas, trama simples, ótima trilha sonora, referências a obras clássicas e um pouco do drama pessoal dos personagens.

Outra coisa que chama atenção é a pegada erótica da obra, rendendo cenas estranhamente engraçadas e outras desnecessárias — peitos balançando no estilo Elvira: A Rainha das Trevas —, mas que não atrapalham e podem ser um atrativo para um público em específico.

Uma foto da minha coleção de mangás de alguém do Clube da Poltrona.

Devido a problemas com novas leis que dificultaram o lançamento de obras do gênero, em 2011 o mangá entrou em hiato; e em 2017 Satou faleceu devido a problemas cardíacos, deixando a história em aberto.

 

VIOLET EVERGARDEN

Baseado em uma light novel escrita por Kana Akatsuki, ganhou uma adaptação pelo estúdio Kyoto Animation e com licença exclusiva para streaming pela Netflix.

A história passa em um mundo fictício num período pós-guerra, onde acompanhamos a jovem Violet, que era usada pelo general Gilbert como uma arma durante a guerra. Mas com o desaparecimento do general e incapaz de compreender emoções, ela tenta adaptar-se ao mundo atual trabalhando como Boneca Autônoma de Automemórias (mulheres que escrevem cartas para pessoas que não sabem como se expressar, ouvindo suas histórias e interpretando seus sentimentos) de uma companhia postal; tudo isso com o objetivo de compreender o que as últimas palavras ditas a ela pelo seu general: eu te amo.

animes

Um dos momentos mais bonitos do anime!

Animação belíssima, com muitos momentos marcantes e que trata de forma sutil seus temas complexos, nos emocionando e fazendo refletir. Vale muito a pena cada episódio!

OBS.: Episódio 10 pode fazer até o mais duro dos corações amolecer e render-se a lágrimas.

 

ONE-PUNCH MAN

Baseado em uma webcomic escrita pelo autor identificado pelo pseudônimo de ONE e adaptada para mangá com ilustrações de Yusuke Murata, One-Punch Man é o melhor anime de ação e comédia de 2015.

A capa do volume um do mangá.

Em um mundo onde ser herói é uma profissão regulamentada, Saitama se torna um apenas para ter emoção em sua vida. Mas aí que começa o problema, pois ele se tornou tão forte que consegue vencer qualquer desafio com apenas um soco; coisa que o deixa muito entediado e sem vontade de prosseguir. Porém o interessante da história vem com isso, já que ela foca na sua relação com os outros heróis e a falta de reconhecimento que ele tem da população.

Cheio de cenas engraçadíssimas de ação exagerada e muitas referências a tudo que existe no mundo de super-heróis conhecidos — sim, possui até referência a Chapolin —, One-Punch Man sem dúvida é um anime que vale a pena ser assistido.

animes

Meu irmão, a montanha foi varrida pelo deslocamento de ar do soco dele!

 

MEGALO BOX

Escrito por Chikara Sakuma, Megalo Box é uma versão futurista feita em homenagem aos 50 anos do clássico pouco conhecido aqui no ocidente, Ashita no Joe de Ikki Kajiwara. Em alguns lugares, a segunda animação da obra clássica chegou com o nome de Rocky Joe, aproveitando o sucesso de Rocky: Um Lutador na década de 70.

Imagem icônica de Ashita no Joe da década de 70.

No futuro de Megalo Box o boxe é praticado com suporte de equipamentos mecânicos para os braços dos lutadores, os chamados gears, que dão mais força e velocidade a eles. Seguimos aí acompanhado a trajetória de um lutador de ringues clandestinos, que adota apenas o nome de Joe, tentando conseguir uma vaga para o maior campeonato mundial do esporte.

Uma das imagens promocionais mais usadas na divulgação de Megalo Box.

História simples e com poucas viradas, mas bem consistente no que se propõe e com uma trilha sonora bem interessante — que fez lembrar a de Cowboy Bebop –, este anime consegue prender sua atenção.

 

OOKAMI KODOMO NO AME TO YUKI (CRIANÇAS LOBO) 

E vamos quebrar essa lista com um filme? Criado e dirigido por Mamoru Hosoda, Crianças Lobo é um filme original que foge de alguns clichês das animações japonesas, mas entra em outros de forma bem executada.

animes

arte mais usada para posters e capa de outras mídias do filme.

A história começa nos apresentando a rotina de Hana, universitária que leva uma vida dura entre a faculdade e o trabalho. Na faculdade ela conhece um enigmático rapaz de sua turma, que depois revela a ela ter uma habilidade de se transformar em lobo; acabam apaixonando-se e tendo dois filhos, Yuki e Ame; mas, logo depois do nascimento da segunda criança, ele morre misteriosamente.

Sozinha e com duas crianças que herdaram a habilidade do pai, Hana passa por muitas dificuldades tentando escondê-las, já que ainda não controlam bem suas habilidades de transformação; se vendo assim obrigada a mudar-se para uma pequena cidade no interior a fim de criar tranquilamente seus filhos.

É, não é fácil criar um cachorro uma criança cachorro… vocês entenderam.

Um filme cativante, que equilibra bem o humor e drama. Vale muito a pena.

 

HIGH SCORE GIRL

Baseado no mangá de Rensuke Oshikiri, High Score Girl foi uma grata surpresa em 2018.

Principal poster da animação.

Aqui acompanhamos a vida de Haruo, um viciado em games que é conhecido nos fliperamas como “Haruo Dedos Selvagens” por conta sua grande habilidade em games de luta. Mas seu reinado é ameaçado com a chegada da calada e enigmática Akira, uma colega de classe que o derrota várias vezes, criando assim uma rivalidade instantânea. E é dessa rivalidade que uma amizade surge e, quem sabe, algo mais.

animes

Não é só nos games que Haruo apanha para Akira!

Outro foco da animação é no relacionamento de Haruo com outra garota, a inteligente Koharu; que tem sentimentos secretos por ele e termina também ficando viciada em games para se aproximar mais do garoto.

Com esse triângulo amoroso o anime segue sem grandes pretensões, mostrando uma história suave e engraçada, com muita informação sobre games e uso exemplar da nostalgia para prender sua atenção. É de sentar e assistir de uma vez só.

 

STREET FIGHTER II: V

Estava evitando animes mais antigos já consagrados nesta lista, trazendo apenas obras deste século. Mas Street Fighter II: V é um dos raros casos que deram certo de games que migraram para animações.

Tudo começa no Japão com Ryu recebendo uma carta de seu amigo de infância e ex-companheiro de karatê, Ken, convidando-o para visitá-lo nos Estados Unidos. Na primeira noite, eles saem a fim de arranjar brigas para passar tempo da forma que gostam: lutando. Nesta noite eles terminam levando uma surra de Guile, sargento da aeronáutica norte-americana, que usa técnicas militares.

Infelizmente Blanka não está neste anime.

Após isso eles percebem que existem muitos caras desconhecidos pelo mundo que devem saber lutar das mais variadas formas; decidindo assim viajar pelo mundo para conhecer mais sobre outras artes marciais.

Uma história até meio boba, mas que se desenvolve para algo além das lutas, com cenas bem coreografadas e trilha sonora empolgante. Pela nostalgia, e dar outra concepção de personagens tão icônicos da franquia, termina valendo muito a pena.

 

DEVILMAN: CRYBABY 

Baseado em um mangá de Go Nagai da década de 70, Devilman: Crybaby é sem dúvida um maravilhoso ponto fora da curva no mercado atual.

Aqui acompanhamos Akira, um garoto comum e sensível. Um dia, Ryo, seu amigo de infância, que acaba de voltar de um longo período realizando pesquisas com um cientista, o procura e revela ter descoberto uma raça ancestral de demônios que precisa possuir uma alma para vagar numa forma física pela terra. No entanto, se a mente do possuído for forte o suficiente, ele pode prevalecer e ficar com os poderes dele para si, tornando-se uma espécie de híbrido entre humano e demônio. Ryo pede sua ajuda para provar a existência deles e Akira aceita; no processo, ele acaba sendo possuído, mas consegue domar o demônio, virando assim um híbrido.

Li em algum lugar que a escolha dessa estética foi para suavizar o peso do anime. Se foi isso, sem dúvida não conseguiram.

Com uma estética diferenciada, violência, temas adultos como sexo, xenofobia, preconceito e corrupção, uma trilha sonora com muita música eletrônica e rap — além de muitas reviravoltas —, esse anime impressiona muito e conquista seu lugar nesta lista.

 

FATE/STAY NIGHT: UNLIMITED BLADE WORKS

Adaptado da visual novel (game) produzida pela Type-Moon, Fate/Stay Night: Unlimited Blades Works é um anime de ação e dark fantasy.

A história gira em torno de Shirou, órfão adotado por um mago aposentado. Após a morte de seu pai adotivo, ele leva uma vida normal, sem muito interesse em magia. Porém, um acidente acaba obrigando-o a participar da guerra pelo Santo Graal, onde magos lutam entre si com o suporte de heróis invocados do passado, os chamados servos, a fim de ficar com o artefato, que pode realizar qualquer desejo. Ao lado de sua serva, a amazona Saber, ele segue nessa guerra.

animes

Shirou, Archer, Rin e Saber.

A história na visual novel possui três rumos diferentes de acordo com as escolhas do jogador, as rotas Fate, Unlimited Blade Works e Heaven’s Feel. Unlimited Blade Words trabalha a ligação entre Shirou e Archer, o servo de Rin, uma maga que divide o protagonismo com Shirou neste anime.

Aqui temos artes belíssimas e uma história que parece boba e cheia de clichês no primeiro momento; mas que termina se mostrando bem complexa, violenta e com muitas viradas.

 

SHIKI ORIORI (SABORES DA JUVENTUDE) 

E, para finalizar, mais um filme. Mas começarei com um pedido de desculpas, pois não tem como escrever menos de 300 palavras sobre este filme. Do mesmo estúdio do aclamado Your Name, Sabores da Juventude traz três histórias diferentes ligadas a algum dos sentidos do corpo que desperta alguma lembrança ou sensação que movimenta trama.

Na primeira acompanhamos o jovem Xiao Ming relembrando de várias coisas simples de sua vida ligadas ao macarrão que ele comia em sua juventude, como momentos com sua avó e uma jovem que ele sempre via passar de bicicleta enquanto comia numa cantina perto da escola.

Ainda fico impressionado com a qualidade da animação

A Segundo mostra o relacionamento entre a modelo Yi lin e sua irmã mais nova que estuda desenho de moda, a esforçada e prestativa Lulu. Tudo vai bem, mas a carreira de modelo tem suas dificuldades e ela sente a pressão disso, que resulta numa série de problemas e em um desentendimento com sua irmã. Superando medos e inseguranças, acompanhamos a reconciliação das irmãs e uma virada na carreira de Yi Lin.

animes

Yi Lin é chata, mas Lulu é só carisma.

Na terceira temos a história de Li Mo e sua grande amiga, e amor, Xiao Yu; que tinham o costume de trocar fitas cassete que gravavam todas as noites. Mas os pais de Xiao Yu querem que a jovem tente entrar para uma das melhores faculdades, já que ela tem excelentes notas, o que significa morar longe. Para não se separar dela, Li Mon começa a estudar arduamente para entrar na mesma faculdade, ficando sem tempo de gravar as fitas e guardando a última que recebeu, mas sem ouvi-la. Ele consegue a vaga, mas por algum motivo, ela não, e eles terminam encontrando-se raramente e perdendo contato com o tempo. Anos depois e já formado, ele encontra a fita e recorda da última conversa que teve com a garota, onde ela pede para ele esquecer sobre o conteúdo da última fita. Assim acompanhamos as lembranças dele enquanto corre para achar uma toca fitas e descobrir o conteúdo dela.

Ai, ai… essa fita!

Três histórias relativamente curtas, mas ricas em detalhes sutis nas ações, expressões e ambientação; que conseguem emocionar por coisas muito simples — principalmente na última —, mas ricas em sentimentos. E fiquem atentos para o pós-credito, ainda tem uma surpresa para todos.

Gostou? Siga e compartilhe!

Marcelo Neves

Marcelo é Publicitário não praticante e concurseiro esforçado, que já trocou todo seu sangue por café. Amante da cultura nipônica em geral, viciado em games, livros, HQs e mangás, mas que também tem sua paixão pelo cinema. Tenta manter o bom humor, mas falha às vezes (sempre); não acredita que existe felicidade no mundo antes das 9h da manhã e fala palavrão pra car@l#o!

marcelo-neves has 4 posts and counting.See all posts by marcelo-neves

One thought on “Clube Cartoon | 10 animes que valem a pena assistir na Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *