Miss in Scene | Booksmart: Fora de Série

 

Fora de Série é a estreia da atriz Olivia Wilde como diretora, e tem sido muito comparado à Superbad, de Greg Mottola, por bons motivos: a história de duas adolescentes desajustadas, amigas de longa data que, durante uma noite, exploram o mundo desconhecido das festas do ensino médio, levadas pelo ritmo irresistível das primeiras vezes. Uma das protagonistas é interpretada por Beanie Feldstein, a irmã mais nova de Jonah Hill, co-estrela de Superbad; ambos os filmes também compartilham uma diretora de elenco, Allison Jones, que tem um toque de Midas para encontrar artistas promissores, visto que ela lançou a série Freaks and Geeks (1999-2000) uma incubadora que gerou uma geração de talentos cômicos. Mas há um aspecto importante que difere um filme do outro: o segundo foi criado por mulheres, desde a diretora, até o time das quatro roteiristas. Susanna Fogel, Emily Halpern, Sarah Haskins e Katie Silberman.

booksmart_cena
Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever

Essa mudança de gênero dá ao filme uma energia sutilmente diferente da de Superbad; mesmo que Wilde não tenha reinventado a comédia adolescente, seu primeiro filme é uma entrada nova e bem-sucedida no círculo dos coming of ages, sem parecer uma sátira ou subversão do gênero. Ares de Gatinhas e Gatões, de John Hughes; Patricinhas de Beverly Hills, de Amy Heckerling, Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, percorrem o enredo, enquanto a presença de Feldstein evoca lembranças do Lady Bird, de Greta Gerwig, que há apenas dois anos, explorava o mesmo território de amizades femininas através do prisma adolescente.

A conexão entre Molly (Feldstein) e Amy (Kaitlyn Dever) é mais do que um pano de fundo; o relacionamento é intenso e repleto de incentivo no modo como as duas elogiam e encorajam uma a outra diante dos desafios, e com tantas mulheres envolvidas no projeto, é de se notar uma visão empática, não apenas em relação à amizade feminina, mas também sobre o convívio com as outras garotas da escola.

olivia_wilde_and_kaitlyn_dever
A diretora Olivia Wilde e Kaitlyn Dever

Há uma parceria simbiótica entre a fotografia e a trilha sonora que criam a satisfação auditiva e visual, acompanhando o ritmo, as cores e os sons de um universo adolescente que remete aos anos 1980 e 1990, mas não foge da atualidade. Destaque para a bela, e bem filmada, cena do mergulho na piscina, tão sensível e simbólica. O elenco do núcleo adolescente tem tanto carisma quanto a dupla de protagonistas; um exemplo disso é a excêntrica Gigi (Billie Lourd, a filha de Carrie Fisher), representando aquela colega exótica que a maioria de nós já teve (ou foi) no ensino médio.

booksmart_2019

Fora de Série é um divertido coming of age bem adequado à atualidade: feminista, mas não preconceituosa; atrevida, mas não desagradável; emocionalmente inteligente, mas não sentimental. Dessa forma, o longa estrela Wilde como diretora e confirma as jovens Feldstein e Dever como atrizes de comédia em ascensão. Entre tantos filmes centrados nos dilemas do ensino médio, é energizante assistir a duas garotas nerds, mas destemidas, não apenas lutarem, mas, de uma forma autêntica, reivindicarem seu direito de se divertir. Confira o trailer.

Avaliação do Clube: ★★★

 

 

 

Ficha técnica

Booksmart_posterNome Original: Booksmart

Ano: 2019

Direção: Olivia Wilde

Elenco: Beanie Feldstein, Kaitlyn Dever, Billie Lourd, Skyler Gisondo, Jason Sudeikis, Jessica Williams, Will Forte, Lisa Kudrow

Roteiro: Susanna Fogel, Emily Halpern, Sarah Haskins e Katie Silberman

Fotografia: Jason McCormick

Trilha sonora: Dan Nakamura

Gostou? Siga e compartilhe!

Elaine Timm

Elaine é gaúcha, formada em Jornalismo, atua como social media e curte freelas. Blogueira de várzea, arrisca escritas diversas. Cinéfila, amante dos livros, musical e nerd desde criança, quer ser Jedi, mas ainda é Padawan. Save Ferris.

timm-elaine has 52 posts and counting.See all posts by timm-elaine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *